"Amor pelo campo" será Hipocrisia?

pensante

Banido
Porque será que muitas pessoas que vão visitar aldeias na serra dizem que ficam fascinadas com aquele ambiente dos pastores, da serra, do ar puro, da vida sossegada... MAS na prática não largam os seus empregos na cidade para levarem uma vida semelhante? Será hipocrisia?

Porque não podem. Porque viver no campo é para os ricos[:D] Viver no campo não está ao alcance de todos. E há a questão de trabalhar numa cidade grande, e a deslocação até ao campo diariamente.[;)]

Por exemplo eu vivo na cidade, e adoro o campo!

Pior são as pessoas que vão viver para o campo e mantém exactamente os mesmos hábitos que tem na cidade nomeadamente utilizarem o carro para ir ao café que fica a 200 metros...

Hoje em dia tenho reparado que é uma espécie de status ter-se uma vivenda nos arredores de Lisboa, mas na zona que se pode já considerar campo (Mafra, Azeitão, Benavente, etc). Esse status foge um pouco à lógica que deveria imperar neste momento, que seria residir ao pé do emprego, minimizando os custos das deslocações. A lógica de morar na periferia, era a logica do século passado em que a energia era barata...

É tudo muito giro até precisarem de ir às urgências e o hospital mais próximo estar a hora e meia de distância. Ou querer um Häagen-Dazs e a única coisa à venda na merceria do Manel ser pão, ou ter que acordar às 4 da manhã para estar no emprego às 9:00 porque as camionetas (quando as há) são 2 por dia e o sr. Audi não se dá bem a altas velocidades nos caminhos de cabras.

Eu por acaso tenho sorte. Moro numa zona semi-rural onde tenho as vantagens do ar-puro e coiso e tal e ao mesmo tempo em menos 10 minutos estou na VCI. A mudar-me... não seria concerteza para mais longe da cidade.

vão viver para o campo e vivem de quÊ?

eu já tive na costa vicentina a fazer um pseudo estudo sobre o pessoal dos paises da europa central que vai para lá viver e aquilo não é lá coisa muito bonita ao contrário do que possas pensar!

é assim , existem 2 tipos de pessoas que abandonam tudo para ir viver para esses sitios!

os que têm muito dinheiro e acordam para a vida (normalmente acima dos 50/60 anos) apercebem-se do ciclo vicioso trabalhar para comprar, comprar e trabalhar, e desistem de tudo, vendem tudo, e passam a fazer vida de classe média/baixa com um orçamento que permite isso, compram uma casinha num monte e uns terrenos e voilá!

outros há que desistem da vida de cidade, mas não possuem o desafogo financeiro, ocupam casas em montes, constroem casas em terrenos que não são seus, e fazem uma vida de trabalhadores pedintes, nunca estão quietos, mas normalmente não são bem aceites pelos aldeões

os tugas em si e por si, nunca trocariam a cidade pelo campo, é uma infima parte que o faz, ainda estamos numa altura muito serranha da nossa mentalidade, para o tuga médio, o viver na cidade ainda é o sonho, o campo é apenas para o fim de semana!

ainda não há preocupação com qualidade de vida, ou educação dos filhos!por agora os bens materiais são mais importantes![;)]

Que comentários tão desfasados da realidade![:)] Vê-se mesmo que não conhecem o campo! Viver no campo não é um atraso de vida. Viver no campo é para alguns apenas.

É tudo muito giro até precisarem de ir às urgências e o hospital mais próximo estar a hora e meia de distância. Ou querer um Häagen-Dazs e a única coisa à venda na merceria do Manel ser pão, ou ter que acordar às 4 da manhã para estar no emprego às 9:00 porque as camionetas (quando as há) são 2 por dia e o sr. Audi não se dá bem a altas velocidades nos caminhos de cabras.

Eu por acaso tenho sorte. Moro numa zona semi-rural onde tenho as vantagens do ar-puro e coiso e tal e ao mesmo tempo em menos 10 minutos estou na VCI. A mudar-me... não seria concerteza para mais longe da cidade.

Não sei qual é a tua definição de campo, ou qual é o que conheces. O que eu conheço, tem optimos acessos,e chega-se muito mais rapido ao hospital, ou ao trabalho, que muitos que moram como tu dizes, nos arredores do Porto.
Há locais e locais. Morar mais longe não quer dizer necessariamente demorar mais tempo a chegar a determinado local.[;)]

Última edição:
vão viver para o campo e vivem de quÊ?

eu já tive na costa vicentina a fazer um pseudo estudo sobre o pessoal dos paises da europa central que vai para lá viver e aquilo não é lá coisa muito bonita ao contrário do que possas pensar!

é assim , existem 2 tipos de pessoas que abandonam tudo para ir viver para esses sitios!

os que têm muito dinheiro e acordam para a vida (normalmente acima dos 50/60 anos) apercebem-se do ciclo vicioso trabalhar para comprar, comprar e trabalhar, e desistem de tudo, vendem tudo, e passam a fazer vida de classe média/baixa com um orçamento que permite isso, compram uma casinha num monte e uns terrenos e voilá!

outros há que desistem da vida de cidade, mas não possuem o desafogo financeiro, ocupam casas em montes, constroem casas em terrenos que não são seus, e fazem uma vida de trabalhadores pedintes, nunca estão quietos, mas normalmente não são bem aceites pelos aldeões

os tugas em si e por si, nunca trocariam a cidade pelo campo, é uma infima parte que o faz, ainda estamos numa altura muito serranha da nossa mentalidade, para o tuga médio, o viver na cidade ainda é o sonho, o campo é apenas para o fim de semana!

ainda não há preocupação com qualidade de vida, ou educação dos filhos!por agora os bens materiais são mais importantes![;)]

Os portugueses não trocam pois estão cheios de dividas até ao máximo. E viver no campo não está ao alcance de todos.Como tudo encerra alguns sacrificios.
Preferem andar de carro alemão, mas viver em casebres, sem qq qualidade de vida. Pois o carro vê-se, e a casa não[:D]

[:D] [:D] .....vantagens do ar puro?

viver no campo é um estilo de vida, não é ar puro! senão compravamos todos um purificador de ar, e de repente em lisboa já vivia no campo!

és mesmo rapazola de periferia![;)]

o campo não é para ti!

palavras chave

-caminhadas a pé

-descontracção

-paisagens

-no-stress

agora, quem vai viver para o campo tem que ter €€€! porque senão arrisca-se a morrer á fome caso o inverno seja mais rigoroso![:D]

A minha familia tem uma casa isolada na costa vicentina, aquilo é muito bom pois é a 6km de milfontes, ou seja de verão temos o melhor de 2 mundos, agora de inverno e apesar de adorar o campo, mais de uma semana e começo a sentir a falta de movimento

Viver no campo me faria sentir-me muito só.
mad.gif
Necessito um contacto contínuo com a civilização.
qmeparto.gif
Estou melhor nos limites de uma pequena cidade de 20.000 habitantes, como é a minha.

Porque será que muitas pessoas que vão visitar aldeias na serra dizem que ficam fascinadas com aquele ambiente dos pastores, da serra, do ar puro, da vida sossegada... MAS na prática não largam os seus empregos na cidade para levarem uma vida semelhante? Será hipocrisia?
Não, é sentido prático, pois é nos centros urbanos que está, por regra, o ganha pão dessas pessoas. Regressam ao campo, para junto dos seus, por saudades! [;)]

O ideal para mim é viver numa cidade não muito grande mas que não seja uma pasmaceira ( Coimbra nisso está óptima ) e ter uma casa longe, no campo para nas férias ou fins de semana se dar uma escapadinha..

Não conseguiria apenas viver no campo porque não, mas gosto de ir lá passar uns dias para desanuviar.

Da mesma maneira não conseguiria viver em Lisboa, muita confusão para mim.

[:D] [:D] .....vantagens do ar puro?

viver no campo é um estilo de vida, não é ar puro! senão compravamos todos um purificador de ar, e de repente em lisboa já vivia no campo!

és mesmo rapazola de periferia![;)]

o campo não é para ti!

palavras chave

-caminhadas a pé

-descontracção

-paisagens

-no-stress

agora, quem vai viver para o campo tem que ter €€€! porque senão arrisca-se a morrer á fome caso o inverno seja mais rigoroso![:D]
O semi-rural é mais 30-70 do que outra coisa, o que não falta por aqui são tractores agrícolas...

- já plantei e apanhei a minha quota de batatas
- já apanhei e pisei uvas e provei o meu vinho doce
- já fiz btt pelo meio de pinheiros
- já fui mandado ao ar por um cabrito

Isto é o verdadeiro campo e não o moderno pseudo "Campo à lá Cascais" em que em vez de palheiros e cubas existem piscinas e um centro hípico.

E atiro-te isto à cara: és mesmo rapazinho de cidade.

Está tudo a comentar mas afinal o que se entende por viver no "campo"?

o que de define por campo? campo da bola, campo deserto, campo de cultivo? campo de tiro? campo é mto relativo se calhar vivo no campo e nao sei...[:cool:]

O semi-rural é mais 30-70 do que outra coisa, o que não falta por aqui são tractores agrícolas...

- já plantei e apanhei a minha quota de batatas
- já apanhei e pisei uvas e provei o meu vinho doce
- já fiz btt pelo meio de pinheiros
- já fui mandado ao ar por um cabrito

Isto é o verdadeiro campo e não o moderno pseudo "Campo à lá Cascais" em que em vez de palheiros e cubas existem piscinas e um centro hípico.

E atiro-te isto à cara: és mesmo rapazinho de cidade.

eu assumo ser um rapaz da cidade![;)]

Para mim campo é a aldeia, o meio rural.

Aldeia meio rural..pois mas isso é relativo.

Posso estar numa urbanização de pequenas moradias e zonas verdes(fernão ferro ou quinta do conde) a poucos klm de lisboa ou almada e dizer e sentir-me que estou no campo, tb ha galinhas e quem tenha porcos , ovelhas), outra coisa é ir viver para uma serra numa zona isolada em que a aldeia mais proxima seja a 30klm por caminho de cabras.

Viver no campo sim gostava mas na margem sul tipo Palmela ou Azeitão, mas com todas as condições...ia já amanha[:cool:]

segundo se percebe pela comunicação social, campo é tudo o que seja fora de lisboa, acima da margem norte do tejo. na margem sul é deserto, e depois é o allgarve.

Voltar
Superior