Alinhar direcção

À cerca de dois anos mandei alinhar a direcção em Moscavide, na Rua João Pinto Ribeiro. Foi mais por um descargo de consciencia porque o carro estava bom mas a direcção não era alinhada à cerca de 20000Km. Vou à inspecção e é averbado ripagem (desvio de 8KM). Vou lá explico o que se tinha passado, dizem-me que está tudo bem e que o carro está alinhado por valores da marca. No ano a seguir antes de ir há inspecção fui À auto Pneus de Santa Marta (na rua de Santa Marta) levaram-me o carro à máquina e mudaram.me os valores. Fui à inspecção (com o coração nas mãos) e o carro passou. Alinhar a direcção é uma coisa simples mas pelo que tenho lido há uma grande incompatibilidade entre as máquinas das oficinas e dos centros de inspecção

Essa casa na Rua Dom João Pinto Ribeiro, é uma que faz esquina e Está decorada como "Europneus". Fui lá e não conseguiram alinhar o carro a nivel da inclinação das roda da frente (sopé/camber), do lado esquerdo. Disseram que devia ser dos amortecedores, que os teria de trocar. O relatório do alinhamento vinha com os valores aceitáveis e dentro das tolerâncias tidas como referência, excepto o tal valor da roda da frente direita.
Levei o carro `oficina onde fazem as revisões e mandaram o carro à oficina de "pneus habitual" (Eduardo e Pedro) e o carro veio com os 2 principais parâmetros certos. Mas o relatório do alinhamento ainda mostrou outra coisa, é que a direcção já "estava toda aberta", que os valores de convergência já estavam todos desregulados..., ao fim de uma semana...!!!, posto isto, a tal casa de pneus em Moscavide, nunca mais me apanham lá.

boas o relatorio está bom nesse carro só consegues afinar a convergencia.
quanto aos alinhamentos mal feitos,influencia o desgaste dos pneus,e a pressão dos mesmos,para não falar em folgas que raramente são verificadas querem é faturar :-)
quanto ao volante torto vão voces lá e centrem-no a ver se acertam.
só com o veiculo em andamento é que se consegue perceber onde é o centro do volante parado não é facil...

Já mandei alinhar a direcção do meu carro numa casa de pneus com algum nome até, paguei 15€, e ficou praticamente igual. E é um simples Clio.

Por outro lado, quando troquei os pneus noutra casa foi feito também o alinhamento e saiu perfeito. Volante praticamente certo, direcção sempre direita, e sem vibrações a altas velocidades.

Resumindo: o equipamento da oficina até pode ser topo de gama, mas é sempre necessário saber como utilizá-lo e como o aplicar a afinação no veículo.

pois um alinhamento com pneus novos é outra coisa,agora experimenta trocar os pneus de trás para a frente provavelmente vai alterar a direção se já estiverem gastos...

pois um alinhamento com pneus novos é outra coisa,agora experimenta trocar os pneus de trás para a frente provavelmente vai alterar a direção se já estiverem gastos...

Estás errado. Já os troquei de local, mudei os triangulos (o que obriga a desmontar o veio de direcçao), e voltei a montar uns novos. E a direcção continua alinhada.

desde que não rodes as ponteiras da direcção não tem problema, quanto aos pneus tambem sempre ouvi dizer que desalinha mas se calhar não é muito perceptível. É que uma coisa é o que a máquina detecta, que pode ser uma variação minima, outra coisa é o que acabamos por sentir na estrada.

Voltar
Superior