ALinhamento de direcção 3D

Isso do Alinhamento 3D é porque te alinham as rodas directerizes no grau de abertura (Convergência e divergência), o Cáster (ângulo das rodas quando viras) e o Camber (inclinação das rodas tipo: /-\ ou |-|). Agora se o teu carro precisa ou tem sistema para alinhar esses 3 pontos, não sei, mas se indescrição, quando te pedem por um alinhamento? Eu costumo pagar 20€ num casa de pneus, e sei que na Feuvert aqui em Santarém são 25€ (mas não gosto do serviço deles) mas ambos tem essas máquinas (são aquelas que metem tipo um "espelho" em cada roda).

Cumprimentos.

Isso do Alinhamento 3D é porque te alinham as rodas directerizes no grau de abertura (Convergência e divergência), o Cáster (ângulo das rodas quando viras) e o Camber (inclinação das rodas tipo: /-\ ou |-|). Agora se o teu carro precisa ou tem sistema para alinhar esses 3 pontos, não sei, mas se indescrição, quando te pedem por um alinhamento? Eu costumo pagar 20€ num casa de pneus, e sei que na Feuvert aqui em Santarém são 25€ (mas não gosto do serviço deles) mas ambos tem essas máquinas (são aquelas que metem tipo um "espelho" em cada roda).

Cumprimentos.

Ok se alguém tiver uma ideia se um carro de 96 saxo benefecia desse sistema diga sff. Quanto ao alinhamento 3D é 20€, mas no Jumbo sem 3D é 10€.

Sem 3D, é o alinhamento das rodas directerizes no grau de abertura, o normal do carro fugir para um lado (direito ou esquerdo), comer pneus, e de implicaram na inspecção IPO quando passas naquela tábua amovivel, e se ela mexer, quer dizer que está desalinhado, porque tens um angulo de abertura inferior ou superior ao permitido.

Eu no teu caso, fazia sem o 3D, também não sei qual o estado do carro, mas penso que chegava, pois os outros ângulos, costumam ser para carros mais complexos a nivel de mecanica, suspensões e derivados.

Mas aguarda uma resposta de alguém com experiência nessa área ou vai ao jumbo e esclarece as tuas duvidas e ve se é o suficiente.

Cumprimentos.

Eu não sei se um alinhamento 3D é o que foi dito de verificar o camber e divergência, mas mesmo que seja.

A realidade é que nem todos os carros podem ajustar o camber, ficando apenas o alinhamento tradicional da direcção.
Quando assim é, o preço é o mais barato.

No entanto existem carros cujo camber é regulavel e aqui é que o preço sobe.

Se o Saxo tem ou não camebr regulavel, nao sei.
Sei que se não tiver, o preço tem que se alinhar por um alinhamento vulgar que em nada é relacionado com a máquina.

PS - a não ser que exista uma máquina XPTO mais moderna da qual eu não tenha qualquer conhecimento, o que duvido.

Eu não sei se um alinhamento 3D é o que foi dito de verificar o camber e divergência, mas mesmo que seja.

A realidade é que nem todos os carros podem ajustar o camber, ficando apenas o alinhamento tradicional da direcção.
Quando assim é, o preço é o mais barato.

No entanto existem carros cujo camber é regulavel e aqui é que o preço sobe.

Se o Saxo tem ou não camebr regulavel, nao sei.
Sei que se não tiver, o preço tem que se alinhar por um alinhamento vulgar que em nada é relacionado com a máquina.

PS - a não ser que exista uma máquina XPTO mais moderna da qual eu não tenha qualquer conhecimento, o que duvido.

E onde se vê o camber para ver se será ajustável?

Bom pelo que pesquisei na net, tirando as rodas vê-se isso, mas dúvido que os meus cambers sejam ajustáveis num Saxo de 96.

Câmber regulável no eixo dianteiro praticamente todos os carros têm, saxo incluído, atrás é que a coisa já muda de figura.

Alinhamento "3D" corresponde a um alinhamento feito com máquinas mais recentes, é sempre preferível, desde que feito por gente competente.

Na maioria das oficinas infelizmente só alinham a convergência e pouco mais porque é o que é visto na inspecção.

Bom sempre fui para o 3D e olha que mesmo com uma máquina moderna daquelas que funcionam sem fios o gajo andou lá meia hora (o carro tava a dar luta). Sim ele mexeu nos cambers da frente, e pelo que vi a máquina alinhava direcção, cambers e tb a inclinação das rodas.

Realmente o saxo não tem alinhamento de camber, mas sei que há algumas alternativas para corrigir o camber se ele tiver desalinhado mexendo nos cabeçotes (colocação de anilhas ou mudando a posição), colocação de parafusos excêntricos, etc.

Ouvi dizer que há 20 anos eles ainda tinham de usar um fio, medir e fazer contas, lol. Quanto tempo eles demoravam a fazer isso?
Depende do técnico. Alinhei assim o meu antigo Punto depois de lhe trocar uma ponteira de direcção.

O Saxo é uma treta para alinhar porque tem que ser alinhado pela cava da roda. Se tiver rebaixado então, é uma desgraça. Há uma chaves especiais para esses carros, mas também elas são uma porcaria para se usar.

Quanto ao camber existem realmente várias maneira do afinar... A mais simples é a dos parafusos excêntricos. As mais complicadas que vi: Grupo VAG, nalguns casos envolve mexer com o charriot todo; MB, aqueles parafusos nos triângulos para afinar o avanço/camber dão cabo do juízo a um gajo... :sh)

Ouvi dizer que há 20 anos eles ainda tinham de usar um fio, medir e fazer contas, lol. Quanto tempo eles demoravam a fazer isso?

Está agora a fazer 10 anos, fiz uma revisão a uma Kangoo num concessionário oficial da marca, no norte alentejano. A direcção foi alinhada nessa revisão, e foi feita com uma régua agarrada ás jantes da frente. Avançava-se ligeiramente o carro, e a ponta da régua batia num papel que estava à frente do carro, que tinha uma escala.

Antes de haver elevadores hidráulicos, e alinhamentos computorizados, como é que acham que se alinhavam as direcções?

3771_0.jpg

Voltar
Superior