Alfa 147 "motor quente"

bn_4x4

Banido
Boas,
tenho um Alfa Romeo 147 2.0 Twin Spark, modelo de 2001 com 100.000 kms. A temperatura aquece até ao máximo em poucos minutos, sem motivo aparente, óleo tem, liquido refrigerente ao nível, alguém terá alguma dica para este problema ???

Poderá ser o sensor da temperatura que não esteja bom??? Poderá ser da bomba de água???

Não perde água, e a ventoinha dispara correctamente.

Abraço a todos,

BN

Boas, de momento não me recordo qual o valor que tem a temperatura, no entanto o mostrador da temperatura tem forma de meia lua, em condições normais sobe até a meio do mostrador, assim que passa do meio a ventoinha dispara (funcionamento correcto), apartir daí a temperatura sobe até ao máximo do mostrador. Sempre com a ventoinha a funcionar a temperatura vai oscilando (subindo e descendo) mas sempre em valores muito altos, nunca retorna ao seu valor normal.

Noto também um barulho estranho no reservatório da água (anticongelante) e tubagens, parece que a água está a "chocalhar", mas creio que deverá ser porque esteja mais quente que o normal.

Última edição:
Pode ser o termostato que nao accione a ventoinha o que faz com que esta não dispare quando o motor aquece. Também pode ser que o radiador tenha ar, o que imede a água de circular no circuito de refrigeração . O meu cnselho é a ir ao mecânico omais rápido possível.

cumps

Mecânico o mais rápido possivel. Se sentes chocalhar nas tubagens , é capaz de estar passando pressão do motor para o circuito de água. Provavelmente, junta da cabeça

Pode ser a bomba de água. Não abusar da sorte e deves é meter o carro imediatamente na oficina antes que a temperatura rebente com o motor. Levá-lo num reboque não seria pior...:(

Não sou nenhum expert em mecânica, mas de experiência própria que tenho de junta da cabeça queimada, costuma sair fumo do capot. A junta da cabeça não veda por completo, e a água que circula pelo compartimento do motor ao sair pela fissura em contacto com o motor quente faz o fumo, certo???

O "chocalhar" nas tubagens e reservatório de água é de facto estranho, parece que a água está a circular aos soluços!!!

Quando acelero a temperatura sobe, em ponto morto desce...e o mais engraçado é que sobe e desce tão rápido como acelero ou coloco o motor em ponto morto... ou seja, a temperatura está alta, assim que coloco em ponto morto, passado um segundo começa logo a descer, o inverso também acontece, acelero, passado um segundo tenho a temperatura a subir.

A questão do circuito de refrigeração entupido ou bomba de água parece-me viável, porque a ventoinha funciona correctamente, assim que a temperatura sobe mais que o normal a ventoinha dispara automaticamente.

Bom, seja o que for é ir ao mecânico ver o que se passa. Assim que tiver o problema resolvido logo coloco aqui a solução para futuroa casos.

Abraço a todos e obrigado pelas vossas opiniões.

BN

Última edição:
O "chocalhar" nas tubagens e reservatório de água é de facto estranho, parece que a água está a circular aos soluços!!!

Não vale a pena andar a "inventar" muito porque a situação pode ser "grave" e é melhor actuar já antes que se estrague mais, mas se o tubo de borracha superior do radiador (o que sai do motor e entra no radiador) estiver muito duro (com o motor em funcionamento e quando ouves esse chocalhar) então isso é indício que há pressão dos cilindros a passar para o circuito de arrefecimento. Atenção porque esse tubo estará muito quente!

Depois de detectado o problema (a consequência), não se esqueçam de ver a sua causa porque algo de anormal aconteceu para causar isso, seja o termostato pouco aberto, seja entupimento do radiador, seja a bomba de água (?), ou até a tampa do vaso de expansão que não permita reter a pressão estipulada (já nem falo na água da torneira porque suponho que um carro com 100 mil km ainda ande com o devido anticongelante), alguma coisa falhou porque a junta é apenas uma "válvula de segurança" ou fusível e apenas muito raramente é ela a origem do problema.

Boas,
parece que o problema está resolvido, falei à pouco com o mecânico e o termostato "berrou".

Falta chegar a peça e montar para ter a confirmação. Ainda não estou muito convencido que o problema esteja resolvido, o termostato apenas mede a temperatura da água certo, fazendo disparar a ventoinha quando necessário, nada mais, será isso??? Ao levar o carro ao mecânico constatámos que apenas um dos tubos do radiador estava quente, o outro encontrava-se frio, ...ou seja, não existia circulação da água.

Aguardar para ver ...

Última edição:
Normalmente o termostato berra em posição aberta (o motor tem dificuldade em aquecer). Esse parece que berrou fechado, ou seja, não circula água para arrefecer o motor.

Espero que não tenha danificado a junta...

Não me parece que seja do termoestato!

em posição fechado, o carro está sempre quente..............

em posição aberto, o que costuma acontecer é que parado a temperatura sobe até 3/4 e depois a ventoinha entra em funcionamento e a temp desce até meio

e em andamento a temperatura acaba por descer até ao minimo!

mas se tu dizes que acelerando a temperatura sobe, e em ponto morto desde.......e que a temperatura chega ao maximo! entao nao me parece ser do termoestato.........

Repito, se fosse deste, acho que a temperatura só subia até a ventoinha entrar em funcionamento (normalmente a 3/4) ..............e em andamento, mesmo sem ser em ponto morto, a temperatura costuma descer!

se eventualmente for, penso que então explicaste o problema mal.......

e como perguntou o Taveirada
"Maximo
O que é o maximo?"

Última edição:
Qual a função exacta do termostato??? Apenas mede a temperatura ou tem mais alguma função ???

O termostato não mede nada, propriamente dito. Trata-se de uma válvula de abertura variável em função da temperatura e é um mecanismo totalmente mecânico e regra geral muito fiável, mas há excepções e também não é vitalício.

É este zingarelho redondo:

termostatofuros9yk.jpg

Existe depois um sensor de temperatura que actualmente está ligado às centralinas e essas é que decidem quando accionar a ventoínha e em que velocidade. Nos sistemas mais antigos (que não deve ser o teu caso), esse sensor liga directamente a ventoínha e, tal como o anterior, também é passível de falhas.

Boa sorte com isso, se for só o termostato devem ser uns 20€ mais o trabalho e o anticongelante. [;)]

Última edição:
Voltar
Superior