Alfa 147 + javali =

pato

New member
Olá a todos.

Há 3 dias, o 147 dos mais recentes de um familiar próximo encontrou na sua rota um javali pelas estradas transmontanas. O resultado foi uma óptica partida, para-choques também partido e capô bastante amolegado e guarda-lamas direito com uma ligeira amolegadela.
Depois de pedidos dois orçamentos, um foi de 2500eur e outro de 2000euros por estas 3 peças e endireitar o guarda-lamas.
Isto não está um pouco caro? Alguém sabe de preços de referencia para estas peças, ou da maneira mais económica de reparar, ficando com qualidade, caro está.

Cumprimentos a todos e obrigado

Olá a todos.

Há 3 dias, o 147 dos mais recentes de um familiar próximo encontrou na sua rota um javali pelas estradas transmontanas. O resultado foi uma óptica partida, para-choques também partido e capô bastante amolegado e guarda-lamas direito com uma ligeira amolegadela.
Depois de pedidos dois orçamentos, um foi de 2500eur e outro de 2000euros por estas 3 peças e endireitar o guarda-lamas.
Isto não está um pouco caro? Alguém sabe de preços de referencia para estas peças, ou da maneira mais económica de reparar, ficando com qualidade, caro está.

Pelos menos levaram o javali para casa!!!??[;)] [:)]

Quanto a preços não sei, mas um carro novo e não tem seguro contra todos?

Já agora... o javali, pirou-se ou pelo menos deu para umas jantaradas com a familia??? [:D]

Olá a todos.

:eek: :eek: :eek: :eek:

Eu também nunca faço seguro contra todos. Se a culpa for minha, serve de castigo.

Não compreendo o custo da reparação. Pára-lamas, óptica e capot não devem custar isso. Deve ter sido mais qq coisa. ...a menos que as peças venham sempre por pintar e ainda precisem de estufa. Se calhar é esse o problema.

Michael

Eu também nunca faço seguro contra todos. Se a culpa for minha, serve de castigo.

Não compreendo o custo da reparação. Pára-lamas, óptica e capot não devem custar isso. Deve ter sido mais qq coisa. ...a menos que as peças venham sempre por pintar e ainda precisem de estufa. Se calhar é esse o problema.

Michael
em relação a preços devo dizer que no meu ford troquei os DOIS para-choques de uam vez, e somando o preço de ambos+pintura+mão de obra= menos de 1000€...

Um para-choques na Alfa Romeo para o 147 da 1º série custa "300 e tal euros".

Se esse 147 for da 2º série não sei o preço, mas suponho que seja idêntico.

Quanto as restantes peças não tenho conhecimento.

Já agora... o javali, pirou-se ou pelo menos deu para umas jantaradas com a familia??? [:D]

O carro não tem seguro contra todos. A pessoa em causa costuma ser extremamente cuidadosa a conduzir e nesses casos não costuma compensar. Em 20 anos de carta foi a primeira vez k teve alguma despesa que o seguro poderia comparticipar. Com o que já poupou em seguros contra todos estes anos todos já comprava um carro novo. E activando um seguro contra todos assim para despesas relativamente pequenas, o que se paga de franquia, mais o que vai agravar depois nos anos seguintes será que compensa alguma coisa?! A ideia que eu tenho (embora possa estar errada), é que as seguradoras o vão buscar todo de volta, elas existem para ter lucro!

O javali foi levado por uma carrinha da gnr que tem a ver com floresta. Cá se foi "jantado", deve ter sido por eles!

Última edição:
Não afectou radiador?

Ficou com pequenas mossas daquelas barras cromadas horizontais na grelha a meio do parachoques que foram todas para trás. O Bicho pesava mais de 30kgs, iamos a cerca de 70km/h. Eu ia no meu carro atrás e só dei conta de uma coisa a saltar à frente do carro deles e uns plásticos também a saltar.

Michael

Mas é evidente que sim, as peças novas nunca vêm pintadas á cor da carroçaria. Trazem apenas um primário por causa da oxidação e têm que levar todo o tratamento, por vezes retirar uma ou outra mossa/irregularidade mínima e depois ser afinada a cor do carro e serem pintadas em estufa.

A isto acresce o trabalho de montagem, desmontagem e de endireitar peças interiores, ou até colocar novas. Esta coisa do "é só o farol, o pára-choques e o capot, tem muito que se lhe diga. E por dentro, o que afectou? Pois...

Supondo que o carro precisa de óptica, pára-choques, guarda-lamas e capot novos, falamos em mais de 1000€ de material, talvez mesmo mais para os 1200/1300. Acresce todo o trabalho, a preparação para pintura e a pintura e facilmente chega aos 2000€ no mini mo.

Ficou com pequenas mossas daquelas barras cromadas horizontais na grelha a meio do parachoques que foram todas para trás. O Bicho pesava mais de 30kgs, iamos a cerca de 70km/h. Eu ia no meu carro atrás e só dei conta de uma coisa a saltar à frente do carro deles e uns plásticos também a saltar.

só??? tiveram sorte que era pequeno então.

Desculpem lá a ironia, mas provavelmente se em vez de um 147 tivesse sido um SUV dava para seguir de viagem e levar o Javali no porta-bagagens ou no tejadilho.

É que na enumeração dos argumentos a favor dos SUVs nunca me lembrei deste [:cool:]

Agora mais a sério, que grande chatisse e grande injustiça os GNRs abarbatarem-se ao bicho :(

Desculpem lá a ironia, mas provavelmente se em vez de um 147 tivesse sido um SUV dava para seguir de viagem e levar o Javali no porta-bagagens ou no tejadilho.

É que na enumeração dos argumentos a favor dos SUVs nunca me lembrei deste [:cool:]

Agora mais a sério, que grande chatisse e grande injustiça os GNRs abarbatarem-se ao bicho :(
quanto ao primeiro ponto irónico discordo... pois o arranjo da pintura arranhada ficava mais caro do que este do alfa[:D]

ao segundo ponto: achavas mesmo que iriam fazer um "funeral" decente ao bicho?

digamos que ao menos é comida[;)]

Carro é dar uma PORRADA com um jaguar XF, empenar duas jantes, ficar um pouco raspado e amolgado, e pedirem um orçamento de 10.000 euros dos quais quase 5.000 são de mão de obra!

Quanto ao se é caro ou não, depende se é só mesmo que dizes se tem mais alguma coisa por baixo... mas já disseram que não deve andar muito longe disso.

O seguro contra todos a franquia pode ser "escolhida", claro que quanto menor, maior é o prémio.
Mesmo com uma franquia de 1000 euros, ainda pagavam metade e o agravamento não deve, ser assim elevado.
Os seguros ganham com dinheiro é com quem paga e não tem sinistros.

Voltar
Superior