ALD

Pois penso que o problema dos ALD é esse mesmo.
Quando se faz um ALD é para comprir até ao fim.
Quando se faz um crédito normal já é menos penalizante amortizar.

Bom Dia. Preciso de ajuda de alguém que entenda mesmo de créditos no ramo automóvel.
A situação é a seguinte: Depois de 3 anos de contrato, vou fazer o pagamento por completo da minha viatura que comprei em ALD. Faltam-me ainda outros 3 anos e pouco para o término do contrato.

O problema é o seguinte: o valor de rescisão do contrato que me deram é de cerca de 20.500 Euros, e eu pus-me a fazer contas, e se pagar as prestações todas que faltam, mês a mês, gasto cerca de 20.800!!!!!!!

Liguei para a Fidis Retail (empresa em causa), onde explicaram-me que era assim mesmo, que havia penalizações, mas quando eu pedi que me fizessem A CONTA, ou seja, que me EXPLICASSEM o valor, só disseram que eram 7.5% ao ano de juros sobre o capital que falta vencer. Disseram-me também que o capital a vencer é de cerca de 15.800 Euros. E quando eu fiquei espantado e disse que 7.5% ao ano sobre 15.800 nunca poderia dar aquele valor, disseram-me que ainda faltava o IVA!!!

Conclusão: não estou a perceber nada, mas não compreendo como é possível eu "ganhar" apenas 300 Euros em 20.000 por antecipar o contrato 3 anos antes!!!!

Isto é normal???
É que se for, eu nunca mais faço um ALD e vou meter o dinheiro no banco a render, que dá muito mais.

Obrigado desde já pela ajuda que possam dar.

Infelizmente esses números são bem capazes de estarem correctos. Aconselho-te a ler o contrato inicial e procurar por cláusulas de amortização/rescisão antecipada.
O que acontece é que no início da operação a locadora faz as contas a quanto vai ganhar de juros para o prazo todo. Se algém lhe propõe pagar a meio, a locadora tem uma "perda" potencial equivalente aos juros vincendos que não vai receber. Para se precaver, coloca aquelas cláusulas nos contratos.

Infelizmente esses números são bem capazes de estarem correctos. Aconselho-te a ler o contrato inicial e procurar por cláusulas de amortização/rescisão antecipada.
O que acontece é que no início da operação a locadora faz as contas a quanto vai ganhar de juros para o prazo todo. Se algém lhe propõe pagar a meio, a locadora tem uma "perda" potencial equivalente aos juros vincendos que não vai receber. Para se precaver, coloca aquelas cláusulas nos contratos.

Exacto... pode haver algumas menos "legais", mas isto terá que ser analisado

Ex. retirado do site de um banco

ModeloPVP Campanha1 C30 1.6 D €28.950
Entrada Inicial €10.545,36
N.º e Valor das Mensalidades2 48 x €125€
Manutenção3 35,50€
Valor residual4 16.502€

Última edição:
Bom Dia. Preciso de ajuda de alguém que entenda mesmo de créditos no ramo automóvel.
A situação é a seguinte: Depois de 3 anos de contrato, vou fazer o pagamento por completo da minha viatura que comprei em ALD. Faltam-me ainda outros 3 anos e pouco para o término do contrato.

O problema é o seguinte: o valor de rescisão do contrato que me deram é de cerca de 20.500 Euros, e eu pus-me a fazer contas, e se pagar as prestações todas que faltam, mês a mês, gasto cerca de 20.800!!!!!!!

Liguei para a Fidis Retail (empresa em causa), onde explicaram-me que era assim mesmo, que havia penalizações, mas quando eu pedi que me fizessem A CONTA, ou seja, que me EXPLICASSEM o valor, só disseram que eram 7.5% ao ano de juros sobre o capital que falta vencer. Disseram-me também que o capital a vencer é de cerca de 15.800 Euros. E quando eu fiquei espantado e disse que 7.5% ao ano sobre 15.800 nunca poderia dar aquele valor, disseram-me que ainda faltava o IVA!!!

Conclusão: não estou a perceber nada, mas não compreendo como é possível eu "ganhar" apenas 300 Euros em 20.000 por antecipar o contrato 3 anos antes!!!!

Isto é normal???
É que se for, eu nunca mais faço um ALD e vou meter o dinheiro no banco a render, que dá muito mais.

em relaçao a penalizaçao nao sei ate que ponto é valida tens de ler o contrato em relaçao ao p+agamento eu tenho um tambem e quamdo o fiz quis saber como era se o quise-se liquidar e disseram-me que no meu caso NAO tenho valor residual e´SÓ pagava as pretaçoes restantes mas tinha que ser de UMA vez só nao podia ir abatendo
ou seja se eu tiver 84 meses a 100 euros mes para pagar e se au fim de 40 meses quiser liquidar tenho que pagar todo o restante no valor de 100 euros vezes 44 meses e MAIS NADA

em relaçao a penalizaçao nao sei ate que ponto é valida tens de ler o contrato em relaçao ao p+agamento eu tenho um tambem e quamdo o fiz quis saber como era se o quise-se liquidar e disseram-me que no meu caso NAO tenho valor residual e´SÓ pagava as pretaçoes restantes mas tinha que ser de UMA vez só nao podia ir abatendo
ou seja se eu tiver 84 meses a 100 euros mes para pagar e se au fim de 40 meses quiser liquidar tenho que pagar todo o restante no valor de 100 euros vezes 44 meses e MAIS NADA

Mas isso é o que se passa com o fcp2008, o ALD formalmente não é um crédito é um contrato de aluguer de um bem perecivel, ora quem pretende acabar com o aluguer antecipadamente ao previsto é suposto pagar as rendas todas claro com um pequeno bonus nos valor dos juros por antecipar a entrega do capital todo.
@fcp2008 se fizeres uma simulação verás que se puseres os 20500 € no banco num dp normal ao fim dos 3 anos pouco mais teras ganho em juros que os 300€ :) ou se calhar nem isso ...

Isto é normal???

E é taxa fixa ou variavel?
Porque se fôr variável, os 20.800 não são certos...daqui a uns meses (e tendo em conta o que pagas entretanto) podem continuar a ser 21.000, 21.500 ou mais.

@fcp2008 se fizeres uma simulação verás que se puseres os 20500 € no banco num dp normal ao fim dos 3 anos pouco mais teras ganho em juros que os 300€ :) ou se calhar nem isso ...

O quê, cerca de 0,5% ao ano?! Olha que não, olha que não!
Acualmente conesegue-se com muita facildiade DPs de pelo menos 3% para esses montantes. São 1746€ líquidos de impostos ao fim dos 3 anos, e um pouco mais se os juros forem capitalizados.

E é taxa fixa ou variavel?
Porque se fôr variável, os 20.800 não são certos...daqui a uns meses (e tendo em conta o que pagas entretanto) podem continuar a ser 21.000, 21.500 ou mais.

Muito bem pensado! Imagina que as taxas continuam a subir, o que não é de todo despiciendo, podes perfeitamente estar com uma euribor de 5% ou mais...

O quê, cerca de 0,5% ao ano?! Olha que não, olha que não!
Acualmente conesegue-se com muita facildiade DPs de pelo menos 3% para esses montantes. São 1746€ líquidos de impostos ao fim dos 3 anos, e um pouco mais se os juros forem capitalizados.

os juros dos DP' não são liquidos de impostos pagam 20% de IRS, de qualquer modo fiz mal as contas...

mas o que é certo é que se ele não quiser devolver o carro tem sempre que pagar as rendas, pois o locador comprou o bem para lho alugar, já teve o custo e ele prometeu aluga-lo por um determinado prazo...

O melhor mesmo é pegar no dinheiro e investir num aplicação melhor que os DP's no fim dos 3 anos a renda fica-lhe muito mais barata :), há por ai um tópico sobre isto, a vantagem de comprar bens em ALD e Renting mesmo tendo o dinheiro na mão para pagar a pronto... ne

Última edição:

Isto é normal???

Boas.
Tens penalização porque eles estão a amortizar o teu carro, porque é deles. Deve também estar no imbolizado, ou lá como se chama.
Se quizeres acabar com o contrato antes, tens que pagar mais, porque eles também vão amortizar menos.
É por estes truques financeiros que os ALD são mais baratos.
O que deves fazer, é o que eu também estou a pensar fazer: metes o dinheiro a render, e vais pagando as prestações todos os meses. Se bem aplicado, dá-te para os juros e ainda poupas uns trocos.
Cumps.

os juros dos DP' não são liquidos de impostos pagam 20% de IRS, de qualquer modo fiz mal as contas...

Pois claro! Por isso é que eu mencionei os 1476* = 20.500 x 0,03 x 3 x 0,8 [;)]

*Aliás, mencionei 1746 porque troquei os algarismos sem querer.

Se os juros forem capitalizados (a opção mais lógica) o juro no final dos 3 anos será (20.500(1+0,03)^3 - 20.500) x 0,8 = 1520,72 euros

mas o que é certo é que se ele não quiser devolver o carro tem sempre que pagar as rendas, pois o locador comprou o bem para lho alugar, já teve o custo e ele prometeu aluga-lo por um determinado prazo...

O melhor mesmo é pegar no dinheiro e investir num aplicação melhor que os DP's no fim dos 3 anos a renda fica-lhe muito mais barata :), há por ai um tópico sobre isto, a vantagem de comprar bens em ALD e Renting mesmo tendo o dinheiro na mão para pagar a pronto... ne

Isso é de facto a melhor opção estritamente financeira. A penalização é de tal modo elevada que compensa aplicar o dinheiro em vez de pagar antecipadamente. Mas nisto das escolhas económicas, há factores psicológicos que pesam muito nas decisões de cada um. Ele pode perfeitamente optar por rescindir antecipadamente, aceitando pagar um diferencial superior só para se sentir mais descansado. Cada um sabe de si.

Além disso aquela questão relacionada com o risco da euribor subir não é de descartar.

Não percebeste... o valor para antecipar o contrato (se eu quiser pagar já) são 20.500 Euros.

Se eu continuar a pagar até ao fim vou gastar 20.800.....

Ou seja, "GANHO" 300 euros em antecipar o contrato em 3 anos...

Ora, se eu pegar nesses 20.000 Euros e metê-los no banco a render a 3%, ao fim de três anos ganhei cerca de 1.800 Euros.

Mais vale pegar nesse dinheiro, metê-lo numa conta em separado, e autorizar o débito nessa conta. Daqui a três anos tenho a certeza de que vou ter dinheiro a sobrar, e tenho a vantagem de ter o capital do meu lado para qualquer emergência.... Percebeste a lógica?

É mesmo muito estranho....

Na minha opinião mais vale fazer isso

Agradeço a todos as opiniões.

Já sei o que vou fazer, vou investir o dinheiro, consigo taxas de 3 ou 3.2% líquidos, e mesmo que não consgeuisse fazia o mesmo.
Abro uma conta só para isto, e autorizo o débito nessa conta. Eles que busquem lá o dinheiro todos os meses, e eu nem me preocupo mais com nada.

Aliás, ainda que ele não rendesse nada, faria o mesmo, apenas porque acho ridícula esta situação. Se eles me querem cobrar o mesmo agora do que daqui a três anos, então vão ficar sem o dinheiro e só o vão ver nessa altura....

Além de tudo, enviei um email à Fidis para que me explicassem DETALHADAMENTE de onde vinha o valor que me enviaram, nomeadamente qual parte se referia à capital, juros, iva, outras penalizações, etc...

Como era de se esperar, até agora nada....

Cumpirmentos a todos

Em qualquer operação financeira há uma espectactiva de ganho.

Se anteciparmos o pagamento, eles não vão gostar. Não tem nada a ver por ser ALD, empréstimo pra casa ou outra porra qualquer.

Há que ler bem os contratos e depois há que saber negociar.

Boas,
quando comprei o meu carro no final de 2000, optei pelo ALD pois era a modalidade que me permitia ter a prestação mais baixa e constante ao longo dos meses do contrato, em oposição ao Leasing que poderia variar consoante a tx de juro.
No meu caso, em 60 meses, a prestação apenas variou quando o iva passou de 19 para 21%. Não sei como é actualmente, mas se for como naquela altura, o ALD terá prestações constantes, aliás, na papelada do contrato deverá vir o plano de pagamentos mensais - pelo menos no meu caso vinha.

A penalização por antecipação do contrato é um facto e não há como contornar. Afinal de contas, as financeiras vivem do ganho que obtêm com o empréstimo do dinheiro às pessoas, logo não lhes interessa que o contrato cesse antes do seu final. No meu caso, a penalização era cerca de 250€, já não tenho bem em mente os valores.

Mas permite-me perguntar, vês alguma vantagem em pagar já o restante da dívida, gastar mais €€ para passar o carro para teu nome? Se for apenas pelo efeito psicológico do bem passar para teu nome, o meu conselho, pela experiência que tive, é que deixes o empréstimo correr até ao fim, pois o dinheiro que tens do teu lado ao não pagar a dívida, vai de facto gerar um rendimento (juro) ao longo desses anos. Além disso, é a financeira que trata de te enviar o selo do carro, nem tens chatices com isso...
Sinceramente, no meu caso optei pelo ALD e se voltar a precisar, acho que não hesitarei. A não ser que as condições tenham mudado imenso desde 2000.

Cumps

Dúvida em relação à ALD

Dúvida em relação à ALD

A questão é a seguinte: tenho um carro que provavelmente vou vender, mas só o vendo se conseguir um bom negócio.
O carro está em ALD, ainda faltam pagar algumas poucas prestações, e tenho o dinheiro para liquidar o que falta, mas só o queria fazer se realmente vendesse o carro. Caso contrário não me compensa, já que praticamente só estou a pagar capital.

Se colocar o carro a venda, no caso de concretizar o negócio, que passos terei de tomar? A situação é muito complicada de resolver e demora muito tempo? A minha dúvida é: quando disser ao possível comprador que ainda tenho de regularizar o ALD antes de passar o carro para o nome dele, provavelmente ele vai achar que é confusão a mais e pode desistir.

Outra dúvida, há alguma hipótese, no caso do comprador concordar, de passar o ALD para o nome dele?

Há por aí alguém que já tenha tido uma experiência parecida?

Obrigado.

Voltar
Superior