Ajuda, venda de carro.

gm79

Banido
Boas pessoal, tou a vender um carro e ontem recebi um sms de um número estrangeiro dizer q estava interessado no carro.. e tal.. e pra eu responder por e-mail.. troquei mails.. e a ultima resposta foi a pedir-me o meu paypal, mail, telemóvel, preço e morada.. dizendo que concordava com o preço e que depois da transferência. . Ele é q ia pagar. . Ia mandar alguem buscar o carro. Que falcatrua é esta?
Obrigado.

É treta isso. Nunca ouviste falar disso? :sh)[8b]
Está sempre a acontecer e ainda perdeste tempo com isso? Reencaminha isso para a PJ.

É óbvio que é treta.. mas a sério que é assim tão fácil fazer compras em nome de outra pessoa? Com um mail, número de tlm, morada? O PayPal nem sem como funciona..

É óbvio que é treta.. mas a sério que é assim tão fácil fazer compras em nome de outra pessoa? Com um mail, número de tlm, morada? O PayPal nem sem como funciona..

Se for um gajo com tempo, com esses dados todos, em meia dúzia de horas tem uma viagem às Caraíbas marcada [;)].

O que marcou as férias nas Caraíbas...não é ele a pagar, mas sim o gentil cavalheiro que lhe proporcionou uma mão cheia de informação pessoal.

Não, não é assim tão simples. E a burla costuma ser outra:

Fase 1: o burlão contacta o vendedor. Está interessado no carro, não discute preços, e tem urgência... entre outras artimanhas para reter a atenção do "alvo".

Fase 2: perante alguma dúvida do vendedor/alvo o burlão consegue sempre demonstrar e enviar provas (falsas claro) da sua seriedade.

Fase 3: o "alvo", pela ânsia/ambição/avidez de fazer um "negócio da china", acaba por aceitar a transacção.

Fase 4: Começam a surgir "dificuldades". Por algum motivo "alheio" ao burlão, a transação está pendente. Invariavelmente a solução passa pelo "alvo" fazer um pequeno pagamento de uma taxa qualquer.

Fase 5: psicologia básica. A diferença de valor da transação (por exemplo 10.000euros) para o valor para "desbloquear" o problema (por exemplo 100euros) faz com que o alvo acabe por aceitar o risco (que julga baixo/inexistente) e acaba por enviar o tal pequeno valor ao burlão.

Fase 6: O burlão ou desaparece, ou se vir que o "alvo" ainda não se apercebeu, continua o esquema para estorquir mais algum....

E tu tens os dados dele?

Só sou eu que não vejo nada de especial. quero dizer, nada impede ninguém de ir na rua e levar um enxerto de porrada de um desconhecido só porque lhes apeteceu...
Até estar parado na cama é perigoso...

Já ouvi falar de outro esquema de burla nesse contexto.

-O burlão diz que compra e paga por Paypal;
-O vendedor aceita e assina a documentação;
-O comprador-burlão queixa-se ao ebay/Paypal que o artigo não foi entregue, que está avariado, etc...;
-O ebay/Paypal cancela a transacção feita e devolve o dinheiro para a conta do burlão;
-O vendedor fica sem o dinheiro e sem o carro.

Com objectos de valores mais baixo ainda é feita outra. Agora com carros não sei.

- O burlão mete qualquer coisa à venda
- A pessoa A, compra
- O burlão entretanto pesquisa qualquer coisa que lhe interessa por um valor aproximado do que meteu à venda e compra à pessoa B
- O burlão dá as referências de pagamento da pessoa B à pessoa A
- A pessoa A paga à pessoa B e a pessoa B como recebe o pagamento, envia o objecto ao burlão
- Entretanto o burlão dá uma morada falsa de alguém que sabe não estar em casa a determinadas horas, de férias, onde não vive ninguém, etc.
- No dia da entrega, o burlão mete-se de plantão à porta da morada à espera da transportadora

No meio disto tudo, a pessoa A fica a arder

Era pato sim, se nao se tivesse preocupado em pedir ajuda. Deixem-se de armar em sabichões de meia tigela e proporcionem ajuda a quem a precisa.

Pois..
Na realidade eu coloquei o post.. não com dúvidas q seja fraude... mas as minhas duvidas tinham a ver em como eu poderia ser burlado.. apenas com aqueles dados.. dados que se obtêm facilmente com uma data de pessoas... nunca pensei que fosse assim tão fácil.. de qq das formas. . Parece que não é assim tão linear o modus operandi do esquema..

Com objectos de valores mais baixo ainda é feita outra. Agora com carros não sei.

- O burlão mete qualquer coisa à venda
- A pessoa A, compra
- O burlão entretanto pesquisa qualquer coisa que lhe interessa por um valor aproximado do que meteu à venda e compra à pessoa B
- O burlão dá as referências de pagamento da pessoa B à pessoa A
- A pessoa A paga à pessoa B e a pessoa B como recebe o pagamento, envia o objecto ao burlão
- Entretanto o burlão dá uma morada falsa de alguém que sabe não estar em casa a determinadas horas, de férias, onde não vive ninguém, etc.
- No dia da entrega, o burlão mete-se de plantão à porta da morada à espera da transportadora

No meio disto tudo, a pessoa A fica a arder

Este esquema pode funcionar, mas não com paypal.

Algures aí pelo meio terias de convencer o B a enviar para a tal morada falsa, que não corresponde à morada da conta paypal do A.

Ou seja, tens de encontrar um B que seja um grande tanso.

Já ouvi falar de outro esquema de burla nesse contexto.

-O burlão diz que compra e paga por Paypal;
-O vendedor aceita e assina a documentação;
-O comprador-burlão queixa-se ao ebay/Paypal que o artigo não foi entregue, que está avariado, etc...;
-O ebay/Paypal cancela a transacção feita e devolve o dinheiro para a conta do burlão;
-O vendedor fica sem o dinheiro e sem o carro.

Obviamente isto não funcionaria com carros.

Voltar
Superior