Ajuda. Temperatura instavel Clio 2002

brunoalex

New member
Boas,

Tenho andado por Lisboa com o meu Clio velhinho de 2002 sem nenhum problema, trânsito, pára-arranca em pleno verão, nada de problemas de temperatura.
Agora numas férias vim ao norte do país e assustei-me ao ver o ponteiro da temperatura a subir. Não muito, subiu um pouquinho (são 10 traços ao todo, o ponteiro subiu até ao 6/7 traço) e logo a seguir desceu para o meio outravez.

Ao longo da viagem deu para perceber que isto acontecia consoante aquilo que puxava pelo motor. Ou seja, pelas 2500/3000 rotações o ponteiro vai certinho no meio. Ao acelerar um pouco mais, basta 3200/3400... O ponteiro da temperatura começa logo a subir e a descer.
Quanto mais acelerar, mais o ponteiro sobe até descer outravez para o 5 traço (seja acelerar ou apanhar uma serra a subir). O ponteiro nunca se matém em excesso de temperatura, vai subindo até que cai para o meio repentinamente. Fica no meio uns 30 segundos, volta a subir e a cair para o meio, sempre assim enquanto mantiver a rotação um pouco mais alta.

Já levei o carro aqui a um mecanico, garantiu me que sensor de temperatura está bom, o carro parado a trabalhar mantém sempre a temperatura certa. O termoestato está bom, foi trocado recentemente numa revisão.
Que mais poderá ser?
Mecânico disse que talvez possa ser bomba de água... Será?
A distribuição foi mudada à uns 5 anos, não acredito que seja disso.

O que me faz confusão é este problema acontecer unicamente em estrada, pela cidade como dificilmente passo das 3mil rotações o problema nunca se tinha mostrado....
Não sei... Entretanto vou passar noutro mecânico.

Obrigado pela ajuda!

Última edição:
Bomba de àgua? Será?
Realmente o mecânico disse que a bomba de água tinha uma pequena fuga... Perdia um pouquinho de água por ali, mas muito muito pouco, nada de grave mas que realmente é sinal de desgaste...
Obrigado, vou ver isso e o radiador. O termostato vou trocar também, desconfio que o que está lá não seja o correcto.

Sempre mudei a cada 5 anos e/ou 120.000 Km. Problemas, zero.

O comportamento demonstrado revela um termostato nas lonas ou incorrecto.

Um kit completo de distribuição, termostato e uma limpeza do circuito com anti congelante.... Isto é que vai ser uma bombada...

É bom que o problema esteja ai... Se não ao voltar para Lisboa atiro o carro pelo Tejo abaixo

O meu Civic 1.6 a gasolina de 2004 está com os mesmos sintomas, para além de não fazer calor no habitáculo. O termostato e o sensor de temperatura já foram substituídos. A bomba de água é ainda a original.

O carro tem apenas cerca de 102k km e é usado como segunda viatura, por isso, não estou muito preocupado.

Há pouco tempo tive um problema parecido. Quanto mais aumentava a velocidade, mais o ponteiro se aproximava do vermelho. Pata baixar para a temperatura normal tinha de reduzir velocidade para os 90 km/hora. Constatou-se que era o radiador que tinha tanta porcaria dentro (400 mil quilómetros), que só permitia a passagem de pouco caudal. O calor para o habitáculo também já era diminuto.
Por setenta euros optou-se por radiador novo. Agora parece um relógio.

Já fui deixar o carro no mecânico. Pelo que ele diz... Uma vez que a temperatura quando aumenta não se mantém alta e o ponteiro desce para o meio e volta a subir... De certeza que é o termostato. Também pode ser bomba de água, radiador, etc.... Mas pelos sintomas é quase certo ser termostato.
Obrigado pela ajuda!
Vou contanto novidades

Edit: realmente o meu também não faz calor no habitaculo, fazer até faz, mas é muito pouco....

Como escreveu o Vizza logo no 2º post... Não há mais suspeitos!

Ou será preciso chamar o Poirot?

Ele só aquece quando se aperta com ele a pedir potência... e depois esse calor não é dissipado!

Acho que o Poirot se sentiria ofendido ao ser chamado para um caso tão simples...

Ainda sobra a baixa compressão mas como nunca te referiste ao andamento do carro ou consumos excessivos de óleo... é voltar ao que disse o Vizza.

Oh Bruno! Alto e pára o baile!

Isso não aquece no interior???

Tens notado o nível de anticongelante a descer? Tens alguma mistela tipo maionese no vaso de expansão?

O nível de óleo tem subido ou tens umas bolhas de água na vareta?

A tampa de enchimento do óleo está limpa ou tem alguma maionese?

Pode não ser isso! Pode ser "só" o radiador do aquecimento "também" entupido ou com a válvula de abertura meia calcinada e pouco aberta...

Ou pode ser a "outra coisa".

Os fumos brancos, que são cinzentos claros, a gente nunca vê! Quem os vê são os outros que vêm atrás mas que nunca dizem nada.

Última edição:
Só para actualizar aqui o tópico

Mecânico ligou me hoje, circuito de água completamente sujo de ferrugem... Quase papa.
Radiador entupido, só passa um pequeno fio de "água"

Termostato parece que está bom, mas troca-se na mesma e em principio troco também a bomba de água (troquei à 5 anos, de qualquer forma já é altura de mudar), só estou à espera que me faça as contas todas para avançar com a reparação.

Edit:
Reparação a decorrer
420paus de despesa
Kit completo de distribuição, radiador novo, termoestato, limpeza a fundo do circuito de refrigeração e anti congelante... Acho que também vai trocar 1 ou 2 tubos...
Para o trabalho acho que a despesa não está cara

2 ou 3feira, depois de testar o carro na autoestrada volto a dizer algo.

CL
Não notei nenhuma falta de potência no carro
Mas pelo que o mecanico esteve a ver o motor não tem falta de compressão, parece que está tudo bem.
A falta de calor a desembaciar os vidros é o radiador da sofagem completamente cagado.... A ver se dá para desentupir, mas se não der, fica mesmo assim.

Obrigado a todos pela ajuda!

Última edição:
Mais uma actualização, fui buscar o carro hoje... O mecanico avisou para daqui a 1 ano ir lá trocar o anticongelante

Lá fui para espanha testar ao máximo, colar o ponteiro da rotação a ver se a temperuta ainda subia...
E não é que sobe mesmo? [s)]
Ainda não está reparado.... A verdade é que faz menos, mas ainda faz...
Pedi ao meu irmão para fazer um video, ele gravou o sintoma do carro, acelerei até às 4/5mil em 5ª e lá o ponteiro da temperatura subiu.

Voltei ao mecânico, mostrei lhe o video e dito por ele, é impossivel a temperatura subir tão depressa, passa dos 90 para 120 em 5 seguntos! E logo de seguida cai para os 90graus em 2 ou 3 seguntos.
Problema de temperatura nunca pode ser!
Só é, ou painel de intrumentos, a indicar mal a temperatura... Ou centralina!

Fiquei de lá voltar 2 ou 3 feira.
Mas agora que estou em casa, e pensei melhor no assunto... Lembrei me daqueles leitores ODBII que se arranjam por 5€
Será que podia ligar isso ao carro e através dessa leitura controlar a temperatura? Isso é de confiança?
Porque o carro não está a aquecer! Isso é certo, fez-se teste de compressão, está tudo bem. A dúvida é só... Que leitura estranha de temperatura é essa que o carro está a fazer...

Voltar
Superior