Boa tarde a todos,
de facto a vossa ajuda tem sido preciosa. As vossas questões são pertinentes e fundamentais para a resolução do meu processo.
Sobre a posição da Prot. Jur., no caso de eu decidir continuar com o processo pra tribunal, vai-me ser dada uma resposta prá semana a confirmar ou não o possível acompanhamento. (Graças a vocês apr

abordei essa questão à P.J. - que, diga-se de passagem, é fundamental!!!!) Além disso, fiquei a saber que a decisão da Alliance foi tomada com base na culpa presumida (embora a jurista da P.J. tivesse assumido que essa posição já não é tão fácil e dada como garantia em tribunal).
Já minha seguradora tinha considerado o outro condutor culpado, não sei se isto tem algum valor em tribunal?
Cuto, o que queres dizer com:
1. "a culpa presumida se não for contestada, afasta a aplicação do nº2 do art.506? Havendo presunção de culpa não se pode aplicar o 506?"
2. "O artigo 506º iria ser aplicado na medida da culpa de ambos os intervenientes, ou, na dúvida sobre esta medida, na proporção do risco de cada veículo interveniente (um pesado comporta mais risco que um ligeiro, p.ex.). Havendo culpa presumida, obviamente não existem dúvidas em qualquer dos sentidos."?
De resto concordo totalmente contigo relativamente às percentagens sobre o valor do conserto; os 50% podem vir a representar o equivalente aos 100%, mas sobre isso tenho uma outra história...
... portanto, logo após o acidente o carro teve que ser guardado num local seguro e abrigado. Ora eu tomei a decisão de o deixar na oficina de um mecânico amigo perto de casa dos meus pais. Acontece que, logo após a minha reclamação perante a Allianz, a mesma destacou um perito para orçamentar o conserto. Foi-me pedido o contacto do mecânico onde se encontava o carro e o perito, juntamente com ele estabeleceu o valor.
No entanto, se eu vier a aceitar a proposta da Allianz dos 50%, vou querer de certeza colocar o carro numa oficina Toyota. Falei com a jurista sobre essa questão ao que ela considerou possível, embora sempre com o conhecimento e consentimento da Allianz. Este é o tal jogo de percentagens que me podem valer os 100%.
Acham que a Allianz poderia vir a retirar a proposta dos 50% caso o orçamento aumentasse significativamente?
É que eu acho o orçamento muito por baixo... o mecânico falou-me em 1700€ e eu que não percebo nada de mecânica, sei que vai de precisar de uma porta nova, vai precisar dos 2 pára-choques novos, 2 vidros laterais e o da frente, retrovisor, luzes de um lado todas novas, chaparia e pintura... e isto é só o que eu sei/consigo perceber (amanhã vou falar com o mecânico e saber o orçamento detalhado). Não acham um orçamento irreal? (Comercial Toyota Corolla SarVan 1996) - tá bem que já tem 12 anos, tão pouco sei se quero recuperá-lo, mas sejamos francos 1700€ já com iva por tudo isto????
[kiss] mais um dos meus posts maciços!!!!! Ups