Ajuda sobre a Suíça :)

andrecosta03

New member
Boas caros companheiros :)
Bém a minha situação é a seguinte, tenho 21 anos.
E neste momento trabalho no AVAC á 1 ano, tenho um emprego relativamente estável, o meu pai é residente na suíça a varios anos.
E surgiu a possibilidade de eu ir morar com ele, então eu gostaria de saber quais as facilidades de tirar "cursos profissionais" na suiça .
Não falo francês , mas aprendo rapido [;)]
Queria ouvir todo tipo de opiniões, e especialmente dos residentes lá :)

Boas caros companheiros :)
Bém a minha situação é a seguinte, tenho 21 anos.
E neste momento trabalho no AVAC á 1 ano, tenho um emprego relativamente estável, o meu pai é residente na suíça a varios anos.
E surgiu a possibilidade de eu ir morar com ele, então eu gostaria de saber quais as facilidades de tirar "cursos profissionais" na suiça .
Não falo francês , mas aprendo rapido [;)]
Queria ouvir todo tipo de opiniões, e especialmente dos residentes lá :)

fica em Portugal lol, tens um emprego estável e queres emigrar!! [8b]:sh) :confused:[8b]
não estas preparado, queres tirar um curso profissional mas ainda não sabes falar francês, faz assim primeiro aprendes a falar francês em Portugal enquanto trabalhas depois emigras e tiras o curso aqui na suíça ou porque não tirar um curso profissional e Portugal mas valido, isto é o mais racional a fazer. contudo tirar um curso em que na suíça seja viável para tua inserção caso contrario podes ter o visto negado por causa das novas leis de emigração. depois vem o mais dificil arrajar trabalho se tiras-te o curso a pouco tempo não tens experiência, vai ser difícil

se estas bem e estável em Portugal; eu como residente aqui a mais de 10 anos digo assim!

Não leves a mal ok e só na brincadeira

quem esta bem e estável em Portugal e emigra para fora é burro :sh)

Última edição:
se tens o teu pai lá a viver á vários anos quem queres emlhor para te dar essas e outras informações???
para quem nao tem lá ninguem compreende-se agora nessa situação....

Tenho um emprego estavel, mas ganho mal [:D]
Queria ir em busca de uma vida melhor, o visto é o menos , o meu pai tem um restaurante em ultimo caso pode fazerme um contrato de trabalho .
mas em relação a facilidade de tirar lá um curso , é simples? essa é a minha grande questao.

Sei que isto serve de pouco mas se consideras que aprendes rápido acho que não tens nada a temer. O francês (na minha opinião) é fácil de falar e compreender a maior dificuldade vem na escrita.
Lembro-me de que quando era mais novo e ia de ferias para Paris com os meus pai (tmb imigrante) aprendei rapidamente a perceber o francês pelos desenhos animados.[:D]
Embora sempre tenha tido facilidade com "as línguas" acho que o francês tem muitas semelhanças com o português e por isso é fácil
Podes sempre fazer um curso intensivo de 1 mês num instituto de línguas. Acredita que aprendes muita coisa e rapidamente. Mas é preciso empenho.

Tenho amigos na suíça que também imigraram receosos e agora vivem bem melhor do que viviam em Portugal.

Sei que isto serve de pouco mas se consideras que aprendes rápido acho que não tens nada a temer. O francês (na minha opinião) é fácil de falar e compreender a maior dificuldade vem na escrita.
Lembro-me de que quando era mais novo e ia de ferias para Paris com os meus pai (tmb imigrante) aprendei rapidamente a perceber o francês pelos desenhos animados.[:D]
Embora sempre tenha tido facilidade com "as línguas" acho que o francês tem muitas semelhanças com o português e por isso é fácil
Podes sempre fazer um curso intensivo de 1 mês num instituto de línguas. Acredita que aprendes muita coisa e rapidamente. Mas é preciso empenho.

Tenho amigos na suíça que também imigraram receosos e agora vivem bem melhor do que viviam em Portugal.

A lingua para mim é o menos, isso aprende-se , e trabalho também não, porque enquanto quizer posso trabalhar no restaurante do meu pai.
A minha unica questão prende-se pelas facilidades de tirar algum curso lá.

Mas o que eu estava mesmo á espera era de alguém que viva ou já tenha vivido na Suiça, e me posso dar informações mais concretas.

Desculpa la, mas o que queres que te digam???? :confused:

Que vais chegar a Suiça e tens a portas abertas para fazeres tudo, teres um grande salario sem te cansares muito? Esquece!!!!! Vais trabalhar muito mais do que pensas e no final vais continuar a ser mal pago para o que fazes.

Estudos? Complicado. Se para aqueles que ainda estao na escolaridade obrigatoria se torna muito dificil o acesso a cursos superiores, para quem nao fez escola nenhuma na Suiça e praticamente impossivel ter seja o que for..... Talvez com um bocado de sorte consigas mas..........

Se tens um emprego estavel, nao tens encargos as costas e o que ganhas chega para o que queres deixa te ficar em Portugal.

Salvo casos excepcionais, emigrar com um bom salario é como achar uma agulha num palheiro. [;)]

o meu objetivo não é ir para a universidade, mas sim saber se é facil lá o acesso a cursos profissionais, sendo eu "estrangeiro".

Posso te responder a esta questão. Na altura da inscricao do curso, sendo tu estrangeiro vao te mandar fazer um exame escrito e oral de frances, se passares optimo podes estudar, se chumbares, nao tens hipoteses.

Posso te responder a esta questão. Na altura da inscricao do curso, sendo tu estrangeiro vao te mandar fazer um exame escrito e oral de frances, se passares optimo podes estudar, se chumbares, nao tens hipoteses.

Alias, a primeira coisa que o mandam ir fazer é tirar um curso de Frances/Alemao. [;)]

ps : a pagar :sh)

E não á restriçoes de idade ou algo do genero, como acontece aqui em portugal em grande parte dos cursos que abrem.

Legalmente nao hà restricoes de idade, mas no momento de preencher as vagas, os mais velhos certamente ficam para o fim, dito por um suico que trabalha na empresa onde estou, nos recursos humanos.

Alias, a primeira coisa que o mandam ir fazer é tirar um curso de Frances/Alemao. [;)]

ps : a pagar :sh)

Sim, a pagar e bem, um curso aqui por mais fraco que seja sao logo 400/500 francos por mes. Isto a falar de cursos fraquinhos.

Voltar
Superior