Ajuda precisa-se...despedimento

sonas

New member
Boas a todos. Preciso da vossa ajuda. A minha mulher trabalha numa empresa á sensivelmente 1 ano. Acontece que agora não lhe vão renovar o contrato. Alguém me sabe dizer se ela tem direito a alguma indemnização? Que direitos e deveres tem ela?

Obrigado desde já.

citação:Originalmente colocada por sonas

Boas a todos. Preciso da vossa ajuda. A minha mulher trabalha numa empresa á sensivelmente 1 ano. Acontece que agora não lhe vão renovar o contrato. Alguém me sabe dizer se ela tem direito a alguma indemnização? Que direitos e deveres tem ela?

Obrigado desde já.
Antes de mais, que tipo de contrato tem ela?

Essa informação é fulcral para saber o que quer que seja. ;)

Que tipo de contrato ela tinha?

Se for a termo certo e se foi avisada em tempo útil, só têm direito aos correspondentes Sub. de Férias, Sub. de Natal e férias não gozadas.

Se é a Termo incerto terá direito, além do acima descrito, a uma indeminização correspondente a 2 dias de trabalho por mês completo de trabalho.

Nos dois casos a entidade patronal deverá passar o respectivo papel para ser apresentado no Centro de Emprego para solicitar o Fundo de Desemprego.

Espero que tudo corra bem, visto que hoje em dia os despedimentos estão cada vez mais na "moda". :(

;)

Era contrato a termo certo (penso eu pois o contrato era só de um ano) e terminava no dia 26 deste mês. Acontece que ela foi avisada ontem, e com as férias que ainda tem direito do ano passado (8 dias) e mais as deste ano (que lhas vão pagar) o último dia de trabalho será amanhã...

Era contrato a termo certo (penso eu pois o contrato era só de um ano) e terminava no dia 26 deste mês. Acontece que ela foi avisada ontem, e com as férias que ainda tem direito do ano passado (8 dias) e mais as deste ano (que lhas vão pagar) o último dia de trabalho será amanhã...

Então é a primaeira situação que te disse.

;)

citação:Originalmente colocada por PSerra

Então é a primaeira situação que te disse.

;)

Desculpa discordar, mas tanto recebe 2 dias de indemnização por cada mês de trabalho nos contratos a termo certo como incerto.
Portanto a tua mulher terá de receber indemnização devida a 2 dias por cada mês que trabalhou, e ao subsídio de férias.
E no caso de ter férias não gozadas terão de ser pagas também, em concordância com a legislação do CT, no caso de ela não ter gozado as férias porque o patrão não deixou então ela terá direito a receber o triplo das diuturnidades(Retribuição) das férias que não gozou...mas nesse caso o mais certo seria ir para tribunal!!

Ok
Obrigado a todos desde já. Mais uma pergunta: Alguém sabe quanto tempo demoram a começar a pagar o subsidio de férias?

Como já foi dito, tem direito a aprox. 1 mês de salário pelo ano que trabalhou + o proprocional de subs. de Natal + proporcional do subs. de Férias + a remuneração correspondente às férias não gozadas. Mesmo sendo a termo certo há lugar ao pagamento destas importâncias.

Já agora aproveito para deixar aqui uma questão que está mais ou menos relacionada.. Não é nada comigo, mas é com uma vizinha minha e gostava de saber como é.

Ela foi contratada, e fizeram-lhe um contrato de um ano, com um mes à experiencia. Só que, o patrão dela é um valente FDP e fez aquilo apenas para substituir uma empregada que estava de ferias durante aquele mes.

Na hora de sair no ultimo dia desse mes.. Ele chamou-a, e perguntou-lhe se ela gostava de estar a trabalhar lá, ela disse que sim, e ele disse algo do genero: "Pois.. Mas segunda feira já não precisas de vir.. Sabes como é, tenho tido muitas despesas, e.. bla.. bla.. bla..."

E mandou-a assim simplesmente embora..

Ele podia fazer isto? Relembro que foi sem qualquer aviso previo, nem nada.. Simplesmente lhe pagou um mes de salario e mandou-a embora.

citação:Originalmente colocada por mundano

Já agora aproveito para deixar aqui uma questão que está mais ou menos relacionada.. Não é nada comigo, mas é com uma vizinha minha e gostava de saber como é.

Ela foi contratada, e fizeram-lhe um contrato de um ano, com um mes à experiencia. Só que, o patrão dela é um valente FDP e fez aquilo apenas para substituir uma empregada que estava de ferias durante aquele mes.

Na hora de sair no ultimo dia desse mes.. Ele chamou-a, e perguntou-lhe se ela gostava de estar a trabalhar lá, ela disse que sim, e ele disse algo do genero: "Pois.. Mas segunda feira já não precisas de vir.. Sabes como é, tenho tido muitas despesas, e.. bla.. bla.. bla..."

E mandou-a assim simplesmente embora..

Ele podia fazer isto? Relembro que foi sem qualquer aviso previo, nem nada.. Simplesmente lhe pagou um mes de salario e mandou-a embora.

Curto e grosso: é f.odido mas é possivel [:o)]

Possivel é.. Tanto é, que foi assim mesmo...

Mas eu acho que ela tinha pelo menos direito as ferias e aos subsidios correspondentes ao mes que trabalhou.. Ele não lhe deu absolutamente nada...

citação:Originalmente colocada por mundano

Possivel é.. Tanto é, que foi assim mesmo...

Mas eu acho que ela tinha pelo menos direito as ferias e aos subsidios correspondentes ao mes que trabalhou.. Ele não lhe deu absolutamente nada...

Não mundano, o periodo experimental é, como o nome indica um periodo de experiência em que, tanto entidade patronal, como funcionário pode desistir a qq altura e receber somente o correspondente ao tempo de trabalho.

Nesse caso nao se contabilizam proporcionais

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

Ok
Obrigado a todos desde já. Mais uma pergunta: Alguém sabe quanto tempo demoram a começar a pagar o subsidio de férias?
De desemprego?!
Deve demorar uns 2 a 3 meses!! Não mais!!

Conta mais com quatro ou cinco, dependendo da zona do país pode variar devido ao congestionamento de serviços.

Voltar
Superior