Ajuda ! Multa no Metro

Uma vez tava no metro (o de Almada [:D]) e vi um tipo que tinha um esquema muito marado. Tinha uma coleção de 20 ou 30 cartões 7 colinas, e quando apareceu o fiscal, começou a dar um por um porque misturou o cartão com os outros [:)]o fiscal ao fim de 10 ou 15 cartões fartou-se e foi embora :sh)[:)]

Há mais "leitores" dentro da composição, basta ir à do lado que provavelmente já dá [;)]

E como para casmurro, casmurro e meio a tua namorada não se identificava, que os fiscais do metro não são autoridade para exigir identificação, vinha-se embora na proxima estação e assunto resolvido.

....sem identificação é ir direito para a esquadra, ou só sair do local com a PSP convocada pelos fiscais...

Não era a primeira vez...
... não seria a última.

... agora o problema é que não tem comprovativo da compra

Nas máquinas de venda não é emitido um recibo em conjunto com o carregamento dos cartões?

Última edição:
"não são autoridade" ah pois não são, fiem-se nisso fiem-se... Os fiscais nem são ajuramentados nem nada...

A questão dos comprovativos de compra é outra. Uma vez em Cacilhas estava a ajudar uma senhora, atrapalhada com uma criança pequena, a usar as máquinas (pois é, eu pratico muito aquela coisa, a cidadania) e disse-lhe que era importante conservar o comprovativo de compra. Resposta "ah, isso não é preciso". Depois lixam-se.

Última edição:
Bem já sei a história toda..

Ia ela e mais 3 amigos no metro, carregaram lá o bilhete ou lá o que é aquilo... e entraram no metro passaram o bilhete pelo leitor mas ao que parece ela não deu conta que aquilo sinalizou como inválido ou seja acendeu a luz vermelha, e sentaram-se mesmo ao pé dos fiscais visto que nunca imaginariam que o título tinha sido dado como inválido, a meio da "viagem" o fiscal pede a eles os títulos, e 2 passam na boa, e outros 2 (o da minha namorada e o de um rapaz) são dados como que não foram validados.. (ao que parece tens x tempo quando compras o bilhete ou carregas, para ir então na viagem e ela pensa que excedeu o tal tempo) os fiscais passaram então a multa e não quiseram saber da explicação deles, e o pior é que não tinham comprovativo... além disso os fiscais confiscaram os bilhetes...

Ela vai pagar amanhã a multa pq senão pode ascender aos 100 e tal €

irra é burra que nem uma porta...

Que faziam vocês nesta situação? Eu acho que não tendo o comprovativo (por acaso guardo sempre até ao final da viagem seja em comboio,metro,bus) não deixava os fiscais ficarem com o bilhete, nem sequer dava a minha identificação, morada,etc chamava a PSP ao local explicava o sucedido (embora estes de certeza que iriam tar-se a cag@r) mas não custava nada tentar..

Última edição:
Bem já sei a história toda..

Ia ela e mais 3 amigos no metro, carregaram lá o bilhete ou lá o que é aquilo... e entraram no metro passaram o bilhete pelo leitor mas ao que parece ela não deu conta que aquilo sinalizou como inválido ou seja acendeu a luz vermelha, e sentaram-se mesmo ao pé dos fiscais visto que nunca imaginariam que o título tinha sido dado como inválido, a meio da "viagem" o fiscal pede a eles os títulos, e 2 passam na boa, e outros 2 (o da minha namorada e o de um rapaz) são dados como que não foram validados.. (ao que parece tens x tempo quando compras o bilhete ou carregas, para ir então na viagem e ela pensa que excedeu o tal tempo) os fiscais passaram então a multa e não quiseram saber da explicação deles, e o pior é que não tinham comprovativo... além disso os fiscais confiscaram os bilhetes...

Ela vai pagar amanhã a multa pq senão pode ascender aos 100 e tal €

irra é burra que nem uma porta...

Que faziam vocês nesta situação? Eu acho que não tendo o comprovativo (por acaso guardo sempre até ao final da viagem seja em comboio,metro,bus) não deixava os fiscais ficarem com o bilhete, nem sequer dava a minha identificação, morada,etc chamava a PSP ao local explicava o sucedido (embora estes de certeza que iriam tar-se a cag@r) mas não custava nada tentar..

Historia estranha... comprou o bilhete e nao tem o recibo, e passou o tempo? entao desde que comprou o bilhete até ser apanhada passou mais de uma hora?[:blush:]

cá para mim essa historia está um pouco mal contada...

como alguem tira o bilhete e nao tem recibo e entra no metro uma hora depois e por "coincidencia" o bilhete nao dá? no minimo estranho:rolleyes:

Passou-se algo parecido com a minha namorada mas noutra companhia... a Fertagus..

Em Fev, tinha ela acabado de sair do trabalho e como sempre tem de ir á corrida para apanhar o comboio, quando acaba de subir as escadas rolantes já não teve tempo para tirar o bilhete da mala e validar então para não o perder (era o ultimo) entrou logo dentro do fertagus sem o validar, ou validava e perdia o comboio, ou não validava e ia .. assim o fez.

O fiscal mais a frente pediu-lhe o bilhete e ela explicou-lhe a situação, deu-lhe o bilhete e ele não quis saber, multou-a á mesma... [8b] O bilhete era recente, daqueles de 10 viagens e ainda tinha duas para usar... o &%#*$ do fiscal para agravar a situação não a avisou para sair logo em almada, tendo saindo só em corroios e pagar ainda mais €€ por isso... Resultado, multa de 195€ !! Por lapso, ela deu o nome da porta mal (casa nova) já enviou carta para eles mas ainda não chegou nada, de qualquer forma vou recorrer da multa, pois não se admite deixarem a miuda ás tantas sózinha em corroios e multarem-na quando tinha viagem, bastava eles validarem! Não falando quando as suas máquinas estão com erros e nem para comprar a m**** do bilhete dá como foi o caso da semana passada q lá tive eu de a ir buscar a LX! Só dá vontade de partir aquela m****!

Cumps e boa sorte para a tua namorada, pois nós aqui tb vamos precisar.
Luciano

....sem identificação é ir direito para a esquadra, ou só sair do local com a PSP convocada pelos fiscais...

Não era a primeira vez...
... não seria a última.

Nas máquinas de venda não é emitido um recibo em conjunto com o carregamento dos cartões?

Só acompanhas os fiscais a esquadra ou esperas no local se quiseres eles não teem autoridade para te deter, no caso dos autocarros o motorista ainda pode alterar a rota e parar só a porta de uma esquadra, agora com o Metro isso é mais dificil o que podem fazer é parar a composição e bloquear as portas até a policia chegar, o que também não lhes interessa muito porque a policia demora sempre muito a chegar, mesmo assim poder lhes por um processo por detenção ilegal.
Se estiveres no cais vais-te embora e tá feito.

"não são autoridade" ah pois não são, fiem-se nisso fiem-se... Os fiscais nem são ajuramentados nem nada...

A questão dos comprovativos de compra é outra. Uma vez em Cacilhas estava a ajudar uma senhora, atrapalhada com uma criança pequena, a usar as máquinas (pois é, eu pratico muito aquela coisa, a cidadania) e disse-lhe que era importante conservar o comprovativo de compra. Resposta "ah, isso não é preciso". Depois lixam-se.

São ajuramentados mas isso da-lhes direitos muito limitados, da-lhes o direito de exigir identificação e passar multas e pouco mais, por isso é que aqui no Metro do Porto por exemplo quando há jogo no Dragão estão sempre lá na estação os fiscais a verificar o bilhetes com a policia ao lado, já os vi na estação do Jardim do Morro em Gaia também lá estava a policia ao lado.

Agora eu ando de comboio e Metro todos os dias, tenho assinatura mensal do Andante, por isso não tenho problemas com bilhetes, mas o que eu noto é a diferença de atitude perante o cliente dos fiscais da CP e do Metro, os CP são sempre bem mais simpaticos e educados os dos Metro teem um bocaco a mania que teem o rei na barriga.

Pelo que percebi, comprou o bilhete, não o validou (deu erro, mau contacto, ou qualquer coisa do género.... não interessa), e não guardou o comprovativo de venda.

Chega o fiscal e o que encontra é um titulo de transporte, que pode até ter viagens para utilizar (ou dinheiro carregado, desconheço o sistema), mas que não tem nenhuma viagem validada para aquela onde seguia... o que equivale a estar sem titulo, portanto.

Obviamente que, explicando e com bons modos, muitas das vezes os fiscais fecham os olhos e apenas pedem para validar/ir comprar o bilhete... mas se resolver multar, está apenas e só a cumprir o seu trabalho.

Mais... não lhe dava o titulo de transporte?

Apreensão dos títulos de transporte
Os Agentes de fiscalização têm legitimidade para apreender os títulos de transporte constantes nas alíneas e) a m) acima referenciadas, conforme previsto no n. 5 do artigo 7 da referida Lei, bem como os cartões Lisboa Viva "cujo registo electrónico e/ou selo de transporte se não encontre em situação regular", nos termos da cláusula 8.1 das Condições Gerais de Utilização do Cartão de Identificação para Transportes.

..a alinea:

m) sem validação registada, sempre que a mesma é exigida.
(cfr. n. 4 do artigo 7 da Lei n. 28/2006 de 04.07)

No site do Metropolitano de Lisboa, o mesmo se deve aplicar ao Metro Sul do Tejo....

.,..se tem consciência que errou, porquê agora fazer trinta por uma linha, e os fiscais não são isto, não têm competências, e processava-os e diabo a sete...?

Acima de tudo é uma questão de respeito, de ambas as partes. Se os fiscais forem incorrectos podem sempre reclamar, mas neste caso.....:confused:

por isso é que aqui no Metro do Porto por exemplo quando há jogo no Dragão estão sempre lá na estação os fiscais a verificar o bilhetes com a policia ao lado

Não, a PSP é requisitada para momentos de maior afluência de passageiros, ou operações especiais, para agilizar a situação...

os CP são sempre bem mais simpaticos e educados os dos Metro teem um bocaco a mania que teem o rei na barriga.

Não conheço o sistema do Metro do Porto, mas não será por os da CP serem da própria empresa...e os do Metro uns meros seguranças com formação de fiscal?

Se estiveres no cais vais-te embora e tá feito.

No Metro Sul do Tejo, por exemplo, não necessitas de bilhete para estar no cais... pelo que dificilmente te vão chatear ai.

Última edição:
São ajuramentados mas isso da-lhes direitos muito limitados, da-lhes o direito de exigir identificação e passar multas e pouco mais, por isso é que aqui no Metro do Porto por exemplo quando há jogo no Dragão estão sempre lá na estação os fiscais a verificar o bilhetes com a policia ao lado, já os vi na estação do Jardim do Morro em Gaia também lá estava a policia ao lado.

.

Os fiscais do metro sul do tejo sao os condutores, ou seja uns dias sao condutores outros fazem de fiscais sempre acompanhados de outros fiscais tambem condutores.

Na margem sul o metro não é de superficie, tipo o electríco em Lx?
.

Sim mas maior, leva mta gente são 4 carruagens ligadas e o carril é de bitola larga indentico aos comboios da CP

99718110.Z5u9glb0.Almada0252.jpg

1560240.jpg

Pelo que percebi, comprou o bilhete, não o validou (deu erro, mau contacto, ou qualquer coisa do género.... não interessa), e não guardou o comprovativo de venda.

Chega o fiscal e o que encontra é um titulo de transporte, que pode até ter viagens para utilizar (ou dinheiro carregado, desconheço o sistema), mas que não tem nenhuma viagem validada para aquela onde seguia... o que equivale a estar sem titulo, portanto.

Obviamente que, explicando e com bons modos, muitas das vezes os fiscais fecham os olhos e apenas pedem para validar/ir comprar o bilhete... mas se resolver multar, está apenas e só a cumprir o seu trabalho.

Mais... não lhe dava o titulo de transporte?

..a alinea:

No site do Metropolitano de Lisboa, o mesmo se deve aplicar ao Metro Sul do Tejo....

.,..se tem consciência que errou, porquê agora fazer trinta por uma linha, e os fiscais não são isto, não têm competências, e processava-os e diabo a sete...?

Acima de tudo é uma questão de respeito, de ambas as partes. Se os fiscais forem incorrectos podem sempre reclamar, mas neste caso.....:confused:

Não, a PSP é requisitada para momentos de maior afluência de passageiros, ou operações especiais, para agilizar a situação...

Nem eu disse o contrario, mas como disse já os vi no Jardim do Morro em Gaia num dia normalissimo a fiscalizar os titulos no passeio, pois essa estação é de superficie sai-se do metro directamente para a via publica e lá estavam com a policia ao lado, onde eu queria chegar é que os fiscais não teem tantos poderes assim senão não precisavam da policias.

Não conheço o sistema do Metro do Porto, mas não será por os da CP serem da própria empresa...e os do Metro uns meros seguranças com formação de fiscal?

Eu acho que os do Metro do Porto também pertencem a empresa, mas sendo ou não da empresa não lhe dá o direito de serem arrongantes, como alguns são.

No Metro Sul do Tejo, por exemplo, não necessitas de bilhete para estar no cais... pelo que dificilmente te vão chatear ai.

No Metro do Porto também não há nada que te impeça de chegar ao cais sem bilhete mas eles custumavam fazer fiscalizações em sitios onde nem sequer podem provar que tinhas viagado no Metro, aqui no Metro nas estações subterraneas os validadores estão num piso diferente do cais de embarque e eu já os apanhei varias vezes a fazer fiscalização junto ao validadores a todas as pessoas que subiam eles pediam titulo de viagem, agora imagina que eu tinha ido apenas acompanhar alguem ao Metro, e depois ao subir pediam-me titulo de viagem? Porque aqui o acesso e a saída do cais é feito pelo mesmo sitio.
Se um dia acordar mal disposto e algum dos fiscais for menos correcto na abordagem, não mostro titulo nenhum e tá feito.

Se um dia acordar mal disposto e algum dos fiscais for menos correcto na abordagem, não mostro titulo nenhum e tá feito.

...muito gostam de arranjar problemas desnecessários

1 - A falta de título de transporte válido, a exibição de título de transporte inválido ou a recusa da sua exibição na utilização do sistema de transporte colectivo de passageiros, em comboios, autocarros, troleicarros, carros eléctricos, transportes fluviais, ferroviários, metropolitano e metro ligeiro, é punida com coima de valor mínimo correspondente a 100 vezes o montante em vigor para o bilhete de menor valor e de valor máximo correspondente a 150 vezes o referido montante, com o respeito pelos limites máximos previstos no artigo 17.º do regime geral do ilícito de mera ordenação social e respectivo processo, constante do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro, alterado pelos Decretos-Leis n.º 356/89, de 17 de Outubro, n.º 244/95, de 14 de Setembro, e n.º 323/2001, de 17 de Dezembro, e pela Lei n.º 109/2001, de 24 de Dezembro e sem prejuízo do disposto no n.º 3 do presente artigo.

É só mauzões... os regulamentos existem, as pessoas são pagas para garantir o seu cumprimento, têm poderes para aplicar coimas e outras coisas, se há maquinas que avariam, é só reportar à pessoa mais próxima. Foi isso que sempre fiz e nunca tive problemas. Quase 3 vezes por mês que tenho problemas com máquinas...

Uma vez tive um desaguisado com um fiscal da CP, mas aí joguei com umas omissões e lacunas no regulamento, safei-me [:D]

É só mauzões... os regulamentos existem, as pessoas são pagas para garantir o seu cumprimento, têm poderes para aplicar coimas e outras coisas, se há maquinas que avariam, é só reportar à pessoa mais próxima. Foi isso que sempre fiz e nunca tive problemas. Quase 3 vezes por mês que tenho problemas com máquinas...

Uma vez tive um desaguisado com um fiscal da CP, mas aí joguei com umas omissões e lacunas no regulamento, safei-me [:D]

É sempre tudo fácil, mas lá está, por vezes convém ir além do nosso "quintal", e conhecer o mundo, para verificar que nem sempre tudo é como deveria ser.

...muito gostam de arranjar problemas desnecessários

Não é uma questão de arranjar problema desnecessarios, achas bem que te abordem para exigir titulo do transporte, num piso diferente do cais de embarque, num sitio onde nem podem provar que viagaste de metro ou mesmo na via publica no caso das estações de superficie?

Última edição:
Não é uma questão de arranjar problema desnecessarios, achas bem que te abordem para exigir titulo do transporte, num piso diferente do cais de embarque, num sitio onde nem podem provar que viagaste de metro ou mesmo na via publica no caso das estações de superficie?

Não, porque é errado. Se existe uma linha e há um cais de embarque ligado a essa linha, há um DL qualquer que proíbe a entrada e permanência a pessoas sem titulo de transporte. Agora se é via publica, não podem fazer nada. No caso de haver passeios atrás da zona de embarque, é ir por aí. Não ha nada que enganar.

É sempre tudo fácil, mas lá está, por vezes convém ir além do nosso "quintal", e conhecer o mundo, para verificar que nem sempre tudo é como deveria ser.
O meu quintal é muito vasto [;)]

- CP
- Metro Lisboa
- Metro Sul do Tejo
- Fertagus
- Carris
- Lisboa Transportes
- Vimeca
- TST
- Sulfertagus

e é uma lista que nunca mais acaba [:D]
É preciso saber as regras e conviver com elas. Outra coisa é ter humildade e saber comunicar. Já cheguei a ser "detido" pela Guardia Civil espanhola por causa de uma confusão qualquer e de uns desacatos dos quais eu não estive envolvido, e mesmo não sabendo bem a língua deles, não houve crise. Para mim... é fácil [;)]

Passou-se algo parecido com a minha namorada mas noutra companhia... a Fertagus..

Em Fev, tinha ela acabado de sair do trabalho e como sempre tem de ir á corrida para apanhar o comboio, quando acaba de subir as escadas rolantes já não teve tempo para tirar o bilhete da mala e validar então para não o perder (era o ultimo) entrou logo dentro do fertagus sem o validar, ou validava e perdia o comboio, ou não validava e ia .. assim o fez.

O fiscal mais a frente pediu-lhe o bilhete e ela explicou-lhe a situação, deu-lhe o bilhete e ele não quis saber, multou-a á mesma... [8b] O bilhete era recente, daqueles de 10 viagens e ainda tinha duas para usar... o &%#*$ do fiscal para agravar a situação não a avisou para sair logo em almada, tendo saindo só em corroios e pagar ainda mais €€ por isso... Resultado, multa de 195€ !! Por lapso, ela deu o nome da porta mal (casa nova) já enviou carta para eles mas ainda não chegou nada, de qualquer forma vou recorrer da multa, pois não se admite deixarem a miuda ás tantas sózinha em corroios e multarem-na quando tinha viagem, bastava eles validarem! Não falando quando as suas máquinas estão com erros e nem para comprar a m**** do bilhete dá como foi o caso da semana passada q lá tive eu de a ir buscar a LX! Só dá vontade de partir aquela m****!

Cumps e boa sorte para a tua namorada, pois nós aqui tb vamos precisar.
Luciano

Boa Sorte para ti também, eu costumo viajar agora na Fertagus e aqueles identificadores muitas vezes dão erro à 1ª e para quem tem pressa são do piorio, por isso se der-me erro nem tou preocupado levo sempre os recibos comigo.
A minha vai hoje pagar a multa e vou com ela.

Voltar
Superior