AJUDA - estágios IEFP

FacFack

New member
Boas.
Precisa de um esclarecimento.

O meu irmão vai em principio começar um estágio profissional do IEFP (nivl 6) em Setembro. A empresa tem lá um refeitório. Vai receber ou não o subsidio de alimentação? É opcional?

É que se não receber vai receber à volta de 550/570€, o que ainda é uma diferença para os ~650€ que receberia se recebesse o subsidio...

Também estou neste momento num estágio do IEFP, e pela minha experiência, claro que irá receber o subsidio. Contudo, na assinatura do contrato convém sempre esclarecer todos os detalhes com os RH.

Também tenho aqui bar/refeitório na empresa, mas opto sempre por trazer comida de casa, sempre são uns trocos que se poupa [;)]

Também estou neste momento num estágio do IEFP, e pela minha experiência, claro que irá receber o subsidio. Contudo, na assinatura do contrato convém sempre esclarecer todos os detalhes com os RH.

Também tenho aqui bar/refeitório na empresa, mas opto sempre por trazer comida de casa, sempre são uns trocos que se poupa [;)]

Obrigado pela resposta.
A questão é que ele vai para uma instituição, que faz comer para os seus utentes, e os funcionários podem comer lá sem pagar nada. É igual?

Acho que existe a possibilidade de ele não receber o subsídio de alimentação porque a empresa fornece almoço.

O ideal é ligares para a linha de apoio do IEFP - 808 200 670.

Obrigado pela resposta.
A questão é que ele vai para uma instituição, que faz comer para os seus utentes, e os funcionários podem comer lá sem pagar nada. É igual?

Nesse caso já não te posso dar uma resposta definitiva... Na minha empresa as refeições são sempre pagas, incluindo os almoços. Talvez algum outro utilizador tenha mais certezas em relação a esse aspeto....

Se a empresa fornece almoço gratuito, não será obrigada a pagar mais nada. Mas se for um refeitório onde as refeições sejam pagas, já dependerá das regalias que os outros trabalhadores têm.

Desculpa o off, mas é um estágio para licenciado?

Pelo que o user disse, o estágio será de nivel 6. Logo, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações será para licenciados.

Pelo menos a nivel de remuneração, do nivel 6 ao nivel 8 não existem diferenças entre eles.

Se a empresa fornece almoço gratuito, não será obrigada a pagar mais nada. Mas se for um refeitório onde as refeições sejam pagas, já dependerá das regalias que os outros trabalhadores têm.

Acho que é isto mesmo... se pagar almoço, se os outros receberem subsidio, sim. Caso o almoço seja grátis, não.

Mas agora constato que desceu muito... o meu em 2009 era mais. E fiquei logo efectiva, com a benesse da SS...

E o meu... Eram os 900 e tal euros. Por isso é que estranhei. Ainda conseguem ser piores que os da FCT (745euros) para licenciados. Mas estes estágios contam para subsidios de desemprego e afins, certo?

contavam pq tinham a duração de 12 meses

agora só 9, nao chega para cobrir o prazo de garantia para se obter o SD.

E o meu... Eram os 900 e tal euros. Por isso é que estranhei. Ainda conseguem ser piores que os da FCT (745euros) para licenciados. Mas estes estágios contam para subsidios de desemprego e afins, certo?

O do meu irmão(inicio em Setembro) já não vai dar direito a S.Desempregoe é só de 9meses. O meu (comecei em Maio) é de 12meses e dá direito.
A lei mudou recentemente.

Eu penso que é como ja disseram aqui. Se o almoço for gratis na empresa não recebe, se for a pagar recebe...

Agora esse ordenado para um estagio de licenciado é realmente baixo... Mas temos de começar por algum lado. Força nisso ! [;)]

Acho que é isto mesmo... se pagar almoço, se os outros receberem subsidio, sim. Caso o almoço seja grátis, não.

Exato... Eu estou com um estágio de 12 meses, e estou agora no meu 9º mês. Para além de não se ganhar grande coisa, também já me deram quase a certeza que não irei ficar por cá. É algo desmotivador, mas vale pela experiência e para um bocadinho de mais currículo.

Voltar
Superior