Ajuda escolha do 1° carro

É um carro com bastantes kms e com 15 anos, então haverá sempre alguma coisa a fazer.
Mas queria saber no geral se estes carros são conhecidos por quaisquer problemas, a nível de óleo, motor, se são muitos gastadores, a nível de preço se será um bom negócio...

É que pelo que percebi, o Punto também é motor 1.2

Sim, também são maioritariamente 1.2. Mas o Punto tem 65 CV e o Corsa 80 CV. O que se critica é que para um carro com 80 CV, em si uma potência interessante, o Corsa anda pouco.

Aqui https://www.ultimatespecs.com/pt/car-comparator/776,1126/Fiat-Grande-Punto-vs-Opel-Corsa-D.html vês alguns dados, mas que não revelam grande parte da realidade. Mais importante que as acelerações puras, é a chamada elasticidade, ou seja, a capacidade de o motor "desenvolver", dito de forma simples. E os consumos homologados são uma coisa e os reais outra.

E nesse caso estive a consultar uma revista que aqui tenho, que testou ambos os carros com os seguintes resultados:

- Aceleração dos 0-1000 m idêntica em ambos
- Consumo médio de 7,7 l/100 km no Punto e de 7,9 no Corsa

Agora a elasticidade, com a medição de 80 a 120 km/h em 4.ª/5.ª velocidade:

- Punto: 15,8/23,4 seg.
- Corsa: 20,1/35,2 seg.

Ou seja, mesmo com uma potência inferior em 15 CV, o Punto apresenta recuperações muito melhores que o Corsa. O que demonstra a "má fama" de motor molengão neste carro.

Muito obrigada pela explicação, deu mais ou menos para perceber a diferença entre os dois, entretanto já falei com o vendedor do Punto, haver se finalmente compro um carro.
Fico muito agradecida pela ajuda ☺️

Carrinhas??? :sh):sh):sh):sh):sh)

Ainda hoje vi uma miúda em Lisboa a conduzir uma! Talvez já tenha mais experiência... uns 30 anitos de idade!

Mas se a gente não aprende a conduzir num carro a sério... vai demorar muito mais a desemburrar!

Tirando carrinhas... o "teu" Punto pode ser uma excelente escolha! Qualquer Manel Mecânico da Esquina sabe resolver os problemas, se e quando aparecerem. E é material barato.

Bem, é o seguinte como só combinei de ir ver o Punto na quarta, fui ver outro carro aqui perto.
É mais barato e a diesel, e como ainda pretendo fazer bastantes kms, compensa, a única coisa que eu não gostei foi o barulho do carro parece um "trator" a andar e tem pouca estabilidade? (mas sei que e característico deste carros a diesel), quem foi comigo também gostou do carro, então o negócio tá praticamente fechado, até o vendedor já o tirou do OLX, o carro é um igual a este por 2600€, com 220.000kms

Se acham que é um mau negócio, ou se poderem dar a vossa opinião sobre este carro

https://m.olx.pt/d/anuncio/seat-ibiza-1-4-tdi-IDBVWGL.html

Última edição:
É importante saber quantos kms reais estima fazer por ano?

É que um carro com 220.000kms, pode não compensar, devido às peças que um carro, por norma precisa, com esses kms, injetores, turbo (se tiver), rolamentos, embreagem, etc, etc...

Bem, é o seguinte como só combinei de ir ver o Punto na quarta, fui ver outro carro aqui perto.
É mais barato e a diesel, e como ainda pretendo fazer bastantes kms, compensa, a única coisa que eu não gostei foi o barulho do carro parece um "trator" a andar e tem pouca estabilidade? (mas sei que e característico deste carros a diesel), quem foi comigo também gostou do carro, então o negócio tá praticamente fechado, até o vendedor já o tirou do OLX, o carro é um igual a este por 2600€, com 220.000kms

Se acham que é um mau negócio, ou se poderem dar a vossa opinião sobre este carro

O barulho desagradável e ruidoso nesses motores em específico (1.4 TDI, que também encontramos no Skoda Fabia e no VW Polo) é normal. De resto, são carros que têm um andamento razoável e que são mesmo muito económicos.

Se tiver tido uma utilização normal e a manutenção devida, não vejo grandes problemas em apresentar 220.000 km... Deverá fazer muitos mais.

esse é de 5 portas, mas eu fui ver um comercial há quase 3 anos e pediam 3500€ ou 3750€. já não me recordo, mas penso que era de 2004. tinha sensivelmente os mesmos kms, 225, 235 mil, algo por aí. de qualquer forma e não me lembrando dos pormenores exatos, hoje em dia e com a subida acentuada dos preços dos carros, consegues trazê-lo por 3800€, argumentando com os kms, mesmo o dono garantindo que faz mais 200 mil sem problemas. mas está caro, atenção!

edit: contudo, tens que te lembrar que esse carro estará a fazer 20 anos daqui a cerca de um ano. são tudo argumentos para poderes baixar o preço.

Última edição:
Por 2600€ parece-me que é muito bom preço para o carro que é, mesmo tendo esses kms

eu até fui ver o anúncio mais duas vezes a ver se me tinha enganado no preço! ele anunciou-o por 4200, não 2600€ nem perto disso!

mas realmente na zona dela há poucas mais opções (no custojusto havia baratos, mas longe).
este tem mais cerca de 30 mil, mas é mais recente 3 anos pelo mesmo preço que o outro, que se estiver bom, 3500€ é bem pago! este, num ano normal, valeria 3500 e o do anúncio da beatriz valeria 3000€!

https://www.standvirtual.com/anunci...ium=referral&utm_campaign=search_results_link

eu até fui ver o anúncio mais duas vezes a ver se me tinha enganado no preço! ele anunciou-o por 4200, não 2600€ nem perto disso!

mas realmente na zona dela há poucas mais opções (no custojusto havia baratos, mas longe).
este tem mais cerca de 30 mil, mas é mais recente 3 anos pelo mesmo preço que o outro, que se estiver bom, 3500€ é bem pago! este, num ano normal, valeria 3500 e o do anúncio da beatriz valeria 3000€!

https://www.standvirtual.com/anunci...ium=referral&utm_campaign=search_results_link

É igual ao do anuncio, mas não é o do anuncio

Já agora, acham normal o carro ter tido 9 donos? Sinceramente parecem me muitos, o que pode indicar que quem comprou o carro não gostou muito, e vendeu-o logo
Tendo em conta que o carro e de 2003(18 anos), faz uma média de 2 anos com cada condutor.

Já agora, acham normal o carro ter tido 9 donos? Sinceramente parecem me muitos, o que pode indicar que quem comprou o carro não gostou muito, e vendeu-o logo
Tendo em conta que o carro e de 2003(18 anos), faz uma média de 2 anos com cada condutor.
É preciso saber se esses donos são reais, ou metade deles são empresas de crédito.

Mas à primeira vista parecem muitos, mas até pode não significar nada.

Se o preço refletir isso, não vejo qual o problema.

Sendo que, como já manifestei atrás, não sei se será a melhor compra para ti.

Voltar
Superior