Ajuda em química

Vou aproveitar este tópico para vos pedir ajuda :confused:

Estou no 11º e isto deve ser muito básico, mas eu não estou mesmo a chegar lá..

A questão é esta:

Dão-nos a equação:

2O(g) ----> O2(g) + 498 kJ/mol

A pergunta que me está a chatear é esta:

"Qual a quantidade de energia que é preciso fornecer para separar os átomos de uma molécula de oxigénio?"

Se alguem puder dar uma ajudinha, agradecia..:sh)

Vou aproveitar este tópico para vos pedir ajuda :confused:

Estou no 11º e isto deve ser muito básico, mas eu não estou mesmo a chegar lá..

A questão é esta:

Dão-nos a equação:

2O(g) ----> O2(g) + 498 kJ/mol

A pergunta que me está a chatear é esta:

"Qual a quantidade de energia que é preciso fornecer para separar os átomos de uma molécula de oxigénio?"

Se alguem puder dar uma ajudinha, agradecia..:sh)

A resposta está no enunciado[;)]

A conversão de Oxigénio atómico (O) ( instável) para molecular (O2) (estável) liberta 498KJ/mol para o meio.[:cool:]

O que to pretendes é o processo reverso, pelo que precisas de fornecer ao sistema essa mesma quantidade de energia[kiss][:cool:]

atenção que esses valores de energia são para uma MOLE de moléculas. Se quiseres o valor para somente UMA molécula, tens que dividir essa energia pelo numero de avogrado 6,022E23.[:p]

A resposta está no enunciado[;)]

A conversão de Oxigénio atómico (O) ( instável) para molecular (O2) (estável) liberta 498KJ/mol para o meio.[:cool:]

O que to pretendes é o processo reverso, pelo que precisas de fornecer ao sistema essa mesma quantidade de energia[kiss][:cool:]

Isso foi o que eu pensei à partida, mas ao ir ver as soluções, aparece lá:

E=8.3 x 10^(-19) J

Já não sei que faça :(

Aproveito esse tópico para pedir ajuda a quem perceba de espectrofotometria. O exercicio parece ser simples...ando a tentar mas falta-me alguma coisa.

[FONT=Times New Roman, serif]A concentração de cobre em brandy pode ser determinada por espectroscopia de emissão atómica. A uma alíquota de 50,00 mL de brandy adicionou-se 1,00 mL de uma solução padrão de cobre 100,0 mg L[/FONT][FONT=Times New Roman, serif]-1[/FONT][FONT=Times New Roman, serif] e mediram-se então os sinais de emissão do brandy puro e do brandy com adição de padrão, tendo-se obtido os valores 2,11 e 6,37 (em unidades arbitrárias), respectivamente. Calcule a concentração de cobre no brandy. [/FONT]
[FONT=Arial, sans-serif][FONT=Times New Roman, serif][/FONT][/FONT]
[FONT=Arial, sans-serif][FONT=Times New Roman, serif]Resposta: 0,912 mg L[/FONT][FONT=Times New Roman, serif]-1[/FONT][/FONT]

Atenção que espectrofotometria e espectroscopia são métodos diferentes com objectivos de analise distintos, não sendo sinónimos nem parecidos no método, equipamento, e métodos de analise utilizados .

A espectrofotometria baseia-se na lei de Beer-Lambert que relaciona a absorvancia ou transmitancia de uma substancia em resposta a um comprimento de onda, com a sua concentração no meio de teste.

Daqui resulta que é um método relativo e indirecto de quantificação da concertação de uma substancia.

Das várias formulas que podes encontrar sobre o assunto, a que verdadeiramente interessa não é a lei em si mas a da utilização do método e da sua relação com substancias padrão/teste usadas para fazer uma RECTA DE CALIBRAÇÃO.

Pelos dados que colocas não me parece que tenhas informação suficiente para usar o método da espectrofotometria, mas sim para o metodo de espectroescopia.

De qualquer modo há em ambos os métodos uma relação que se pretende linear entre concentração de uma substancia e espectro de emissão ou absorção.

Uma equação da recta do tipo genérico Y=Mx+b relaciona absorvancia com a concentração respectiva de cada amostra e permite que calcules a partir da concentração da amostra ou da abosrvancia do padrão, a absorvancia ou concentração de uma amostra[;)]

Aproveito esse tópico para pedir ajuda a quem perceba de espectrofotometria. O exercicio parece ser simples...ando a tentar mas falta-me alguma coisa.

[FONT=Times New Roman, serif]A concentração de cobre em brandy pode ser determinada por espectroscopia de emissão atómica. A uma alíquota de 50,00 mL de brandy adicionou-se 1,00 mL de uma solução padrão de cobre 100,0 mg L[/FONT][FONT=Times New Roman, serif]-1[/FONT][FONT=Times New Roman, serif] e mediram-se então os sinais de emissão do brandy puro e do brandy com adição de padrão, tendo-se obtido os valores 2,11 e 6,37 (em unidades arbitrárias), respectivamente. Calcule a concentração de cobre no brandy. [/FONT]

[FONT=Arial, sans-serif][FONT=Times New Roman, serif]Resposta: 0,912 mg L[/FONT][FONT=Times New Roman, serif]-1[/FONT][/FONT]

tens a certeza que esse valor da solução do exercicio está correcto?

Se sim, o enunciado que colocaste está completo e sem erros de transcrição?

tens a certeza que esse valor da solução do exercicio está correcto?

Se sim, o enunciado que colocaste está completo e sem erros de transcrição?

O valor da solução esta no enunciado que a professora disponibilizou...eu copiei o enunciado directamente do enunciado, por isso se houver erros é culpa dela[;)]. No entanto pela maneira que ando a tentar fazer, também nao chego ao valor da solução...mas sim a 0,66 mg.

Boas, vou aproveitar este topico pra tirar uma duvida nova

Tenho um problema a qual nao consigo responder com certeza

vou por aqui a pergunta:

Em media, uma casa no Colorado ( USA ), necessita de 20 Gj ( gigas jules) de calor por mÊs. Quantas gramas de gás natural ( metano , CH4) devem ser queimados para fornecer essa energia?

Fui ver ao enunciado e não é dado nenhum dado pra esta pergunta.
Alguem sabe se consigo resolver isto assim? ou preciso do Delta Hº de CH4?

Voltar
Superior