Ajuda em 1º carro

ribeiro07

New member
Boas tardes a todos,

Encontro-me perante uma indecisão que espero que me possam ajudar a ultrapassar. Vou adquirir um carro em 2ª mão e, como o dinheiro não cai do céu, a viatura em questão teria de ser o mais acertada possível pois pretendo permanecer ainda com a mesma por uma grande quantidade de anos. Reduzi as hipóteses a dois modelos que são do meu agrado, mas gostava de saber um pouco mais sobre ambas por quem realmente sabe. As viaturas são '04 Honda Civic 1.4 Sport e '02 Alfa Romeo 147 1.6 Sport, como anunciados.

Agora, questões que me saltam à cabeça e que possam contribuir para uma decisão acertada são a fiabilidade dos motores (que, se não me engano, ponto para o Honda), manutenção e custos da mesma, prestação dos motores, consumos, qualidade dos acabamentos, equipamentos, etc... O que posso adiantar é que adoro o aspecto do civic, a sua estética mais agressiva, a idade do mesmo mas gosto do facto do Alfa Romeo ser de 5 portas, o que é uma característica muito apreciada, a sua cilindrada e potência e computador de bordo... Ajudas?
Se tiverem outras sugestões, sintam-se na vontade de sugerir. O orçamento é à volta de 5000€.

Muito obrigado a todos os que possam dar uma mãozinha

agradeço a ajuda. Sim, também já estive a ver a versão de 5 portas do civic, mas não me conseguiu convencer perante o irmão de 3...
Em cidade, já esperava consumos dentro desses valores, tanto para um, mas muito superior para o Alfa Romeo. Mas se se ficar entre os 7 e os 8lts, já não é mau, até porque tem potência e raça para comprovar o que bebe, certo? O motor, responde bem à condução ou vai-se arrastando sob o peso da viatura?

Última edição:
agradeço a ajuda. Sim, também já estive a ver a versão de 5 portas do civic, mas não me conseguiu convencer perante o irmão de 3...
Em cidade, já esperava consumos dentro desses valores, tanto para um, mas muito superior para o Alfa Romeo. Mas se se ficar entre os 7 e os 8lts, já não é mau, até porque tem potência e raça para comprovar o que bebe. O motor, responde bem à condução ou vai-se arrastando sob o peso da viatura?

Só conheço andamento do 1.4 de 83cv do modelo a seguir do Civic (2006-), e são motores diferentes, pelo que a essa pergunta não te sei responder

É sempre tentador comprar um 147...encontram-se a tão baixos preços. O problema é que o 1.6TS não é poupado de todo e requer bastantes cuidados a nível de manutenção.

Se pudesses aumentar um pouco e trazer algo assim:

Alfa Romeo 147 1.9 JTD, € 5.950, Cascais - Standvirtual
Alfa Romeo 156 1.9 JTD, € 4.300, Vila Franca De Xira - Standvirtual
Ou então um 156, que se encontram baratos também com o 1.9JTD...muito fiável.

O 147 que indicaste quase de certeza que vai para os 5250€, e até com alguma sorte 5000€

Ou seja, requer uma manutenção constante e muito dispendiosa, o 147?

Sempre ouvi falar que este 1.6TS é um pouco matreiro no que toca à manutenção. Mas não sou a pessoa mais indicada para falar sobre este motor, os entendidos que se cheguem à frente. Quando ao 1.9 JTD, conheço alguns casos e todos eles só dizem bem. Robusto, com um bom andamento, consumos na média...Já andei numa Fiat Marea com o 1.9JTD 115cv e gostei muito. Tive também para comprar um Stilo Van com ele.

Eles são obrigados a dar garantia ao carro.. nem que seja só motor caixa

Pois mas isso é ignorado muitas vezes. Se o comprador despender da garantia eles fazem um preço mais baixo. Inúmeros carros são vendidos assim.

O alfa vai consumir mais, conta com uns 1-2 l a mais nas mesmas condições... se fizeres alguns km acho que deves ter bastante atenção a isso.. Ainda que esse 1.6 é bom para colocar a gpl..

Pois mas isso é ignorado muitas vezes. Se o comprador despender da garantia eles fazem um preço mais baixo. Inúmeros carros são vendidos assim.

Depende muito da maneira como se negoceia [;)]
Se lá chegares com um cheque de 5000€ e disseres que queres comprar o carro, o vendedor diz que vai falar com o chefe, e passado uma hora liga-te a dizer há acordo.. Depois a garantia pode ser negociada, mas depois de negociar o valor com a garantia [;)]
Nestes carros, pelo que li, a substituição da correia e das velas fica algo caro :confused:

Sempre ouvi falar que este 1.6TS é um pouco matreiro no que toca à manutenção. Mas não sou a pessoa mais indicada para falar sobre este motor, os entendidos que se cheguem à frente. Quando ao 1.9 JTD, conheço alguns casos e todos eles só dizem bem. Robusto, com um bom andamento, consumos na média...Já andei numa Fiat Marea com o 1.9JTD 115cv e gostei muito. Tive também para comprar um Stilo Van com ele.

Pois, espero que se cheguem [:D] Até que não seria mau, não fosse o preço já ficar fora do que posso... :S Vamos a ver se alguém com conhecimentos aprofundados sobre esta versão aparece das sombras e espalha esse conhecimento.

A utilização do carro vai ser um tanto ou quanto escassa. Eu sou militar actualmente colocado longe de casa. O carro nunca viria comigo para o quartel. Seria mais para andar nos fins-de-semana com a namorada e para ela pegar de vez em quando... Talvez faça diferença na decisão.

Última edição:
Pois, espero que se cheguem [:D] Até que não seria mau, não fosse o preço já ficar fora do que posso... :S Vamos a ver se alguém com conhecimentos aprofundados sobre esta versão aparece das sombras e espalha esse conhecimento.

A utilização do carro vai ser um tanto ou quanto escassa. Eu sou militar actualmente colocado longe de casa. O carro nunca viria comigo para o quartel. Seria mais para andar nos fins-de-semana com a namorada e para ela pegar de vez em quando... Talvez faça diferença na decisão.

Depende neste caso de quantos km faças no fim-de-semana...olha que as mulheres fazem-nos andar muito [:D]

[:D] Neste caso não há problema [:D]
Não estou a contar que se façam muitos. Já não os faço com as motas, sei que também não o farei com o carro. À volta de 15/20 kms...

Então força aí numa maquina otto, de preferência com bastantes cv's em cima. Já que andas pouco podes ter esse privilégio.
Alfa Romeo 147 2.0 selespeed, € 4.890, Mem Martins - Standvirtual

[:D] Concordo contigo, cunhao. Até já me tinha babado por este, mas o iuc do bicho é mais do dobro em comparação com o modelo 1.6 [:D]
Mas que seria mesmo muito tentador, isso seria!

Opel Vectra 2.2 GTS, € 3.999, Vila Franca - Standvirtual
Apesar de ter 175.000km tinha em consideração este.
Estética, fiabilidade, perfomances, espaço, qualidade...
Apenas uma alternativa.

Agradeço a colaboração neste meu problema a todos [;)].
Também já tinha visto os vectra, mas encontro-os com tantos quilómetros que fiquei logo de pé atrás...

Já te disseram tudo: economia, tanto no aspecto da manutenção como do consumo, compra o civic. Se não te importares de gastar um pouco mais nestas 2 vertentes, o Alfa é muito mais rápido e divertido de conduzir. Eu, na minha óptica, só te posso aconselhar o civic, acho que tem motor que dura e dura e dura.......

Voltar
Superior