[ajuda] Construção e Licença de Casa

Varycela

Well-known member
Boa noite,

Gostaria de saber quais são os passos seguintes após ter recebido a licença de habitação de uma casa, que foi construída com recurso a um crédito bancário, com uma escritura com hipoteca da casa ?

É que não faço a minima das ideias onde pesquisar este assunto...

Obrigado pela atenção
Varycela

Já meteste os papeis na camara e aprovaram-te o projecto, certo?

A nivel da camara já está tudo aprovado e licenciado.
A licença de habitação já foi emitida e o banco já tranferiu a totalidade do empréstimo.
Só não sei o que fazer a seguir ? Finanças ? Cartórios ? Etc ...

A nivel da camara já está tudo aprovado e licenciado.
A licença de habitação já foi emitida e o banco já tranferiu a totalidade do empréstimo.
Só não sei o que fazer a seguir ? Finanças ? Cartórios ? Etc ...

Mas a casa ja esta construida? O banco liberta por tranches o dinheiro. Pelo post inicial entendi que nao estava ainda.

Se esta tudo feito, municia-te de projecto assinado, e carimbado pelo tecnico e pela camara, e vai á Conservatoria do Registo Predial.
Vais ter q alterar a descrição, passando a constar a casa!
Depois com o registo feito, vais ás finanças.

Pois é isso. Acho que deves tb pedir uma isenção de qq imposto se a memória não me falha.

Se esta tudo feito, municia-te de projecto assinado, e carimbado pelo tecnico e pela camara, e vai á Conservatoria do Registo Predial.
Vais ter q alterar a descrição, passando a constar a casa!
Depois com o registo feito, vais ás finanças.

Era estes passos que eu precisava de saber! Já é uma excelente ajuda!
Obrigado!

Nas finanças o que vou pagar ? Que imposto ?

Era estes passos que eu precisava de saber! Já é uma excelente ajuda!
Obrigado!

Nas finanças o que vou pagar ? Que imposto ?

Bem, na conservatoria vais ter que atribuir um valor ao imovel. Esse valor não poderá ser inferior á avaliaçao das finanças. Podes fazer uma simulaçao no site das finanças para teres uma ideia. Depois a partir do valor, tens ou não IMT a pagar.Quanto maior o valor declarado, maior será a carga fiscal. No entanto, quando venderes, a mais-valia será menor.
Depois pagas todos os anos IMI, que incide sobre o valor patrimonial do imovel. No entanto, caso caias na possibilidade da isenção, podes te-la durante 8 anos.
Depois de tudo isto, ainda tens que pedir cadernetas nas finanças, de tudo actualizado.
De qq forma estou-te a dizer de cor, e pode haver aqui mais passos pelo meio, dependendo de cada caso "per si".

Bem, na conservatoria vais ter que atribuir um valor ao imovel. Esse valor não poderá ser inferior á avaliaçao das finanças. Podes fazer uma simulaçao no site das finanças para teres uma ideia. Depois a partir do valor, tens ou não IMT a pagar.Quanto maior o valor declarado, maior será a carga fiscal. No entanto, quando venderes, a mais-valia será menor.
Depois pagas todos os anos IMI, que incide sobre o valor patrimonial do imovel. No entanto, caso caias na possibilidade da isenção, podes te-la durante 8 anos.
Depois de tudo isto, ainda tens que pedir cadernetas nas finanças, de tudo actualizado.
De qq forma estou-te a dizer de cor, e pode haver aqui mais passos pelo meio, dependendo de cada caso "per si".

Um bom esclarecimento! Mais uma vez agradeço a ajuda!

Voltar
Superior