Ajuda com Boot Disk Windows 2000 - Já Está !

hpventura

New member
Caríssimos,

Estou com um problema num pc aqui na empresa.

A fonte de alimentação foi-se aqui há 2 dias atrás. Hoje fui comprar uma e instalei-a. Ok, o Pc ligou, é isso que se quer !

Até aqui tudo bem, mas agora não arranca.

Diz "DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER".

O S.O. é Windows 2000 PRO. Fui à net e saqui um ficheiro "boot disk win2000", gravei para uma diskette e fui colocar no arranque, mas o mesmo erro persiste.

Não tenho aqui o CD do S.O. nem nada q o valha.

No setup da BIOS tinha Boot from Lan (os pc's estão numa lan) enabled e mudei a ordem de boot para C/A/ CR ROM, nao funciona tb.

Aos pro's da informaática: O que posso fazer agora ?

Desde já o meu muito obrigado !

citação:Originalmente colocada por hpventura

Caríssimos,

A fonte de alimentação foi-se aqui há 2 dias atrás. Hoje fui comprar uma e instalei-a. Ok, o Pc ligou, é isso que se quer !

O S.O. é Windows 2000 PRO. Fui à net e saqui um ficheiro "boot disk win2000", gravei para uma diskette e fui colocar no arranque, mas o mesmo erro persiste.

No setup da BIOS tinha Boot from Lan (os pc's estão numa lan) enabled e mudei a ordem de boot para C/A/ CR ROM, nao funciona tb.

Confirmaste se não te esqueceste de ligar o power do disco?;)

citação:Originalmente colocada por hpventura

Caríssimos,

Se queres arrancar da disquete o 1º na ordem de boot tem que ser a disquete, e não o disco.

Em princípio esse erro significa que a BIOS não consegue ler o "boot sector". Se conseguisse mas não tivesse os ficheiros de sistema o erro seria "Boot disk error. Insert system disk and press any key when ready".
Verifica se a BIOS detecta o disco e se ele está a rodar. Se for detectado arranca com o CD, devendo para isso definir na BIOS a ordem CD-ROM;C ou A:;CD-ROM;C.

Entretanto estive a ver melhor e acho q foi mesmo o disco que entregou a alma ao criador:

No quadro inicial em DOS:

"Pri. Master Disk: None
Pri. Slave Disk: None"

Contudo, antoniop, a mensagem q me dá é essa mesmo q referiste !

Já viste que o disco não é detectado no arranque, se garantes que ele está ligado. Então morreu mesmo ou pode ser a controladora que tenha morrido.

Coloca o disco numa outra máquina para despistares o problema.

O que aconteceu para a fonte berrar? deixou de ligar, ou estourou mesmo? Queimou? Pegou fogo?

Então se assim foi, é possível que esteja mais alguma coisa queimada. Se ela pura e simplesmente tivesse morrido silenciosamente em principio o resto do hardware estaria ok. Quando elas estouram podem provocar uma descarga para o resto do hardware.

Antes de mandares o disco pela janela, experimenta ligares a outro PC
como slave (por exemplo) para ver se dá alguma coisa.
Pode até ser que seja o cabo (flat cable) marado (já me aconteceu).

citação:Originalmente colocada por trkicks

Antes de mandares o disco pela janela, experimenta ligares a outro PC
como slave (por exemplo) para ver se dá alguma coisa.
Pode até ser que seja o cabo (flat cable</u>) marado (já me aconteceu).

Após ter lido esta hipotese, pensei "vai ser a ultima tentativa"! Se nao funcionar, 2ª feira lá vou eu à procura de um técnico informático (a empresa q nos presta assistência está em diferendo com a nossa, daí o DIY).

Fui à procura na arrecadação num caixote q temos pra lá com uns cabos e umas tretas velhas e encontrei um flat cable.

Troquei o flat cable.... et voilá !!!!! Já funciona como se nada lhe tivesse acontecido !
[:X][:X]

Obrigado Tricks e aos q responderam pelas sugestões !!! ;)

Voltar
Superior