Ajuda Carro parado longo tempo

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_n/a
  • Data de início Data de início
I

imported_n/a

Guest
Ola!
Tenho um Seat Marbella a Gasolina (acho que tem 900cc e prai 50-60cv), carro deve ter entre 10 e 20 anos (ou mais [:0]) mas até ao ano passado tinha um uso minimamente regular, agora desde há 1 anos que está paradissimo e esta semana vou pegar nele para briar um bocadinho num monte. A minha dúvida é, o que devo rever?
Bateria, Travoes/travao de mao, Pneus, Óleo... que mais?
Sobre a gasolina a meter, será melhor inicialmente usar uma gasolina com mais octanas (p.ex 98), ou nao compensará? Será melhor por uns litros ou atestar aquilo?
Abracos

Uma coisa que facilmente deixa de funcionar com paragens longas é a bomba de água. Deixa-o trabalhar uns minutos e vê se o ponteiro da temperatura não passa os 90º.

citação:Originalmente colocada por whereagles

Uma coisa que facilmente deixa de funcionar com paragens longas é a bomba de água. Deixa-o trabalhar uns minutos e vê se o ponteiro da temperatura não passa os 90º.

Ah, ok, obrigado por lembrares ;)

Também vou verificar os manómetros a ver se está tudo bem :)

Cuidado com tudo o que diz respeito a fluídos. Travões, embraiagem (se caso disso), óleo de motor.

Líquido de refrigeração tb.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Cuidado com tudo o que diz respeito a fluídos. Travões, embraiagem (se caso disso), óleo de motor.

Líquido de refrigeração tb.

Mas o melhor para verificar isso é testando cada componente ou há algum local para verficiar como existe com o óleo e água?
Agora lembrei me de outra coisa, a água para o motor, a destilada, devo substituir?

obviamente que por uma serie de razões, o carro vai precisar duma revisão geral.

- bateria

- liquido de refrigeração (se n tiver, penso k pode utilizar agua destilada ;))

- nivel do oleo do motor e qualidade do mxmo (o ideal seria mudar o oleo)

- verificar o estado geral do motor (tubagens de entradas de ar pó motor, radiador, filtro do ar, etc...)

Já com o carro a trabalhar, convém testar os travões (para ver se a bomba do oleo está a funcionar bem, ou seja, não pode custar mt a travar); testar a caixa, a embraiagem (a ver se aptina ou n...); ajustar a pressao dos pneus...

blá blá blá... o habitual ;)

boa sorte e boa voltinha, n puxe mt por ele, facilmente se estragao as caixas mais antigas, as suspensões, entortam-se as direções... por aí.

cumps

ptt

Se é para ir para o monte então basta pôr a bateria a carregar uns dias antes para ver se ela aguenta a carga e depois ala pró monti.

Basta que o carro ande... se berrar berrou, mas andou até ao fim. Ou tarei a ver mal o filme?

substitui o liquido dos travoes, verifica o estado da tubagem dos ditos e do cabo de travao de mao.

ve as borrachas no motor (tubos da refrigeraçao, etc), e tubos de gasolina...facilmente estao ressequidos e abrem fissuras assim que o motor pegar.

atestar os niveis dos liquidos

e ta a andar!

se é so pro monte, nem é preciso ver pneus.

2 dos pneus tao furados, acham melhor comprar uns novos ou por um daqueles tapafuros?
E sobre a 1a gasolina, 95 ou uma melhor inicialmente?

Eu tinha um seat 1ºgeraçao que teve parado mais do que um ano, no dia em que pegamos nele para por-lo a andar, descolamos-lhe as cintas, mete-mos uma bateria e deu-se um bocado a chaves e o mais incrivel foi que pegou em pouco tempo. Passado um mes o carro saiu das nossas maos e ate hoje ainda ai anda e, ao que parece sem ter dado nenhum problema[:0]

citação:Originalmente colocada por Mains

Eu tinha um seat 1ºgeraçao que teve parado mais do que um ano, no dia em que pegamos nele para por-lo a andar, descolamos-lhe as cintas, mete-mos uma bateria e deu-se um bocado a chaves e o mais incrivel foi que pegou em pouco tempo. Passado um mes o carro saiu das nossas maos e ate hoje ainda ai anda e, ao que parece sem ter dado nenhum problema[:0]

Já tivemos cá em casa um peugeot 309 que ficou uns 2/3 anos parado, e um dia foi só por liquido de refrigeração, uma bateria e lá foi o carro a andar feliz e satisfeito...

e a gasolina foi normal? 95? encheram o deposito todo? Sobre a bateria, é melhor uma nova ou tentar recarregar???

Tenta recarregar a bateria, pode ser que ela ainda aceite carga se não se foi muito abaixo, caso contrário serão uns 50€ no hipermercado mais próximo. Mete gasosa de 95 que lhe chega muito bem e compra 2 pneus usados mas com bom aspecto e põe-nos atrás (se rebentar é mais fácil de controlar do que à frente).

Vê o estado do interior da tampa do distribuidor, limpa isso do zebrum, se for necessário, mete-lhe Bala ou WD40 nos contactos eléctricos todos (distribuidor, velas e bobine) e vaselina nos bornes da bateria.

Voltar
Superior