Ajuda audi 80 1.6td

jdpcsm

New member
Bom dia,

estou com um problema num Audi 80 1.6td, o motor de arranque trabalha mas o carro não pega? alguem tem ideia do que poderá ser? Já pensei em serem as velas, mas se fossem as velas custava a pegar mas ao fim de um bocado pegava não é?

se me pudessem ajudar agradecia,
um abraço

até pode ser velas e mesmo que não seja, caso já não sejam trocadas à muito tempo, o investimento na troca não deve ser muito...

já agora, quando dás à chave acende a luz da resistência e passado poucos segundos ela apaga? se não apagar, poderá ser o relé 109 (não sei se esses carros já trazem isso)...

notas alguma fuga de gasoleo? poderás ter algum dos tubos dos injectores com fugas.

Sim a luz das velas apaga após uns segundos normalmente. E notei isso notei gasoleo por debaixo da bomba.
O carro foi à oficina para mudar a caixa de direcção e quando veio notei que o carro de vez enquando soluçava e não era sempre a mesma velocidade, dependia. Seo que a caixa não tem nada a ver mas foi desde essa altura que ficou assim.

Pensei, que como mudaram o filtro do gasoleo tlavez tivesse ficado mal sangrado e estivesse ar no circuito de combustivel, nao liguei muito, agora ontem fui a dar a chave nao trabalhava, tem bateria o motor de arranque trabalha mas o carro nao pega, depois comecei a olhar melhor e vi o gasoleo. isso é que me deixou apreensivo.

As velas duas delas mudam-se bem, as outras são mais difíceis pois estão por detras da bomba, estava a pensar mudar duas e se com essas ele pegar, então mudo as outras duas, se não o problema deve ser da bomba :(

se a luz da resistência acende e apaga (funcionamento correcto) não deve ser velas nem do tal relé que falei.
Como tens vestigios de gasoleo, vê donde vem... com isso a bomba poderá desferrar... poderá ser disso...

depende de onde virá a fuga... se vier dos tubos de retorno dos injectores, isso é baratissimo e facilimo de trocar...

Eu já tive uma máquina dessas, uma vez o gajo não pegava e era da resistência.
Mas pelos vistos, o teu problema não deve ser esse.

Já descobri quais são os problemas. O primeiro são as velas, testei ligar e desligar a resistência 4 vezes sem dar à chave só para aquecer as velas e depois dei à chave, resultado pegou logo. A fuga de gasóleo vem de uma junta da bomba, fui a uma casa que só trata de bombas injectoras, disseram-me que têm que tirar a bomba fora e substituir o conjunto de juntas, fica em 150 EUR. O que acham do preço?

Em relação às velas substituí duas, as outras duas estão por tras da bomba num sitio que dá mesmo muito mau jeito, mas já que vão tirar a bomba, vou pedir para as substituierem, é que com a bomba é capaz de levar uma tarde, sem a bomba leva 5 minutos. Se fizerem má cara, faço eu.

Em relação ao soluçar o chefe da oficina disse que possivelmente é do amortecedor da bomba injectora, ele por acaso está um bocado danificado mas não sei se será por isso, mas como não sei tenho que confiar.

um abraço

Já descobri quais são os problemas. O primeiro são as velas, testei ligar e desligar a resistência 4 vezes sem dar à chave só para aquecer as velas e depois dei à chave, resultado pegou logo. A fuga de gasóleo vem de uma junta da bomba, fui a uma casa que só trata de bombas injectoras, disseram-me que têm que tirar a bomba fora e substituir o conjunto de juntas, fica em 150 EUR. O que acham do preço?

Em relação às velas substituí duas, as outras duas estão por tras da bomba num sitio que dá mesmo muito mau jeito, mas já que vão tirar a bomba, vou pedir para as substituierem, é que com a bomba é capaz de levar uma tarde, sem a bomba leva 5 minutos. Se fizerem má cara, faço eu.

Em relação ao soluçar o chefe da oficina disse que possivelmente é do amortecedor da bomba injectora, ele por acaso está um bocado danificado mas não sei se será por isso, mas como não sei tenho que confiar.

um abraço

Tenho um motor igual no meu Passat. Vê se a fuga de gasóleo vem deste local que assinalei na foto:

74064d1269894483-pinga-gasoleo-da-bomba-injectora-69319642_2-volkswagen-16-td-quinta-do-conde.jpg

Quanto às velas é bem complicado de substituir. Eu tirei os tubos que ligam aos injectores e aí já foi mais fácil.

Obrigado tenho que ver se vem dai. Se for desse sitio é fácil reparar?
Em relação ás velas, consegui meter as duas primeiras sem desmanchar nada mas deu um grande trabalho, as outras ficam por tras da bomba e sem tirar a bomba penso que sejam muito mais difíceis de trocar.
Já agora o teu carro nunca soluçou? Neste já aconteceu a varias velocidades, estou sem saber de onde pode ser esse problema.

Se for daquele parafuso que pinga o gasóleo é só substituir o o-ring. No mecânico a que costumo ir nem me levou nada.

Com as velas tens de ter realmente paciência se quiseres trocar as duas do meio. Eu passei por isso aos 230 mil e espero que façam outros tantos agora.

As únicas vezes que o meu carro soluçou foi depois de lhe substituir o filtro do gasóleo. Mas passado um pouco ficou bom. Analisa bem todos os tubos do gasóleo pois pode estar algum roto e daí o carro soluçar. Aposto mais num tubo roto que algum problema na bomba injectora :)

Realmente o carro começou a soluçar depois de vir da oficina e lá substituíram-lhe o filtro do gasóleo, mas acho que já tinha tempo de ficar bom.

Em relação ás velas o que é complica aquilo é que uma pessoa nao tem espaço para por as mãos nem chaves, depois volta e meia caiem as porcas pequenas...

Em relação ao O-ring, agora fiquei a pensar se ele por causa de um o-ring não me quer mudar as juntas todas só para ganhar dinheiro...
Quando estiver ao pé do carro tenho que ver isso agora que já sei o local para onde olhar.
obrigado

Boas,

O meu apresenta um problema em comum,,,lol

Em vez enquanto, verte um pouco (as vezes muito) de diesel na bomba injectora, mas é muito inconstante. Mas noto que verte apenas quando esta parado e a trabalhar. Faço sempre a media dos consumos e anda sempre pelos 5.7l-5.8l/100km por isso não pode verter muito,,lol

Outro problema que também tenho já uns tempos que ainda não consegui resolver, e a luz da resistência. Quando dou a chave a luz da resistência em vez de ficar constantemente ligada e depois desligar quando as velas estão quentes, no meu caso a luz começa a piscar varias e depois desligam quando as velas quentes, mas quando ponho o carro a trabalhar passado uns 10 segundo a luz volta a piscar 3 ou 4 vezes e depois apaga. O carro pega bem, as velas foram substituídas.

Última edição:
Voltar
Superior