Afinal qual a diferença entre 32 e 64 bits?

Eu descordo desde que a máquina seja relativamente nova com material relativamente recente.
Como já tenho dito o meu pc é portatil com um vista home basic e é um caso extremo do que tenho apregoado com 400€, e meio ano, com 1gb de ram que uso para o office na web, uma meia duzia de jogos, progamação e para fazer experiencias no qual me atiro para fora de pé muitas vezez e nunca tive chatices, nem um restauro de sistema.
Só detectei as limitações quando mexi com redes e funcionalidades sem fios, e para ter uma velocidade decente desactivei apenas e somente a barra lateral, e no entretanto ele tem conseguido aguentar a funcionar bem e se fizesse aquilo que lhe faço num xp teria de formatar todas as semanas.
Tambem digo afirmo e sublinho o home basic é demasiado basico para o comum dos mortais.

Muitos jogos não suportam 64bits e deixam isso bem explicito nas caixas.

O Vista emula os 32bits automaticamente para aplicações que não suportem 64 bits.

O Vista x64 está muito melhor que o XP x64, muito mais estável e lida melhor com programas 32bit.

Ah e já agora, metam o XP num portátil recente e depois queixem-se que a bateria dura menos tempo... falo por experiência própria, o meu com o Vista dura mais 30-40 min que com o XP.

Boas

Recomendo o Vista x64 no teu caso... O XP x64 infelizmente tem um fraco suporte de drivers, sendo os mesmos muito pouco actualizados, a meu ver um sistema a evitar.

Já no Vista a coisa não está tão má, grande parte dos fabricantes fornecem suporte conjunto para o Vista x86 e x64, o que permite que os drivers da plataforma 64bits sejam tão frequentemente actualizados como os da plataforma 32bits.

Tenho actualmente o Vista x64 no portatil, visto também possuir 4GBs de ram e destes só me serem reconhecidos 3070MB num sistema x86.

Foi das melhores coisas que pude fazer, nota-se que o sistema em si é muito mais fluido tanto a nivel da GUI como a nivel do sistema em si. É sabido que a gestão de memória é mais eficiente, os próprios CPUs dentro da gama Pentium 4 6xx na Intel e Athlon64 na AMD já incluem suporte x64, mas só ultimamente se verificou numa melhor optimização dos cores em instruções de 64bits.

Um aspecto que quero dismistificar, é o da incapacidade/instabilidade em correr aplicações de 32bits nativo.

Tal não é verdade, toda e qualquer aplicação 32bits nativa, corre sem quaisquer problemas num sistema 64bits.

Creio que quem já experimentou o Vista x64 em concreto, deve ter reparado que no gestor de tarefas, existem certos processsos a correr que têm a designação "*32" no final do executável em questão.

Tal deve-se a um sistema implementado pela Microsoft chamado Windows-on-Windows64. Basta uma pequena exploração no registry, que irão encontrar duas secções no local system, software. A primeira irá guardar todas e quaisquer chaves de aplicações de 64bits nativas. Nessa lista irão encontrar uma subchave, chamada de Wow64. Dentro dessa subchave estarão todas as keys de sofware 32bits nativo instalado na máquina.

Esse sistema irá proceder a uma espécie de "emulação", que irá permitir que um software 32bits corra num SO de 64bits. Irão ser usadas várias camadas que irão controlar/fazer a transacção entre o executável e o kernel em si.

Este sistema é muito semelhante ao HAL(Hardware Abstraction Layer). De modo a que um único kernel funcione com várias configurações de hardware do mercado, é necessário que sejam implementadas várias camadas entre a comunicação de baixo nivel feita ao hardware e o kernel em si, onde se localizam os drivers.

Até hoje não tive qualquer problema com software 32bits no Vista x64. Uso diariamente vários programas 32bits nativo, tais como MultiSIM2001, LabViewCVI, MatLab, etc, tudo de versões 32bits algumas desenvolvidas antes do lançamento do XP e sem quaisquer problemas.

Notei até certas melhorias em jogos e todo o tipo de aplicações 3D. No exigente Crysis(usando o executável de 32bits) ganhei perto de 5fps face ao Vista x86.

Dai recomendar o Vista x64, mesmo a quem possui 2GBs de RAM. As vantagens serão menores mas mesmo assim, ao usarem todo o poder dos vossos CPUs irão ganhar mais eficiencia e optimização, que se irá revelar em melhorias de desempenho.

Os actuais problemas do Vista x64 residem no KernelPatchGuard, bem como na limitação de correr drivers externos que não passaram no WHQL, ou que não possuem a sua assinatura digital.

Programas como por exemplo o RivaTuner, RM Clock Utility, etc etc, embora possuam drivers x64 nativos, estes não podem ser carregados para o kernel pois não estão assinados pela Microsoft.

A única solução até então é recorrer ao bootloader do windows. Sempre que o sistema seja inicializado, é necessário premir a tecla F8, e seleccionar a opção disable driver signature enforcement, como presente na figura abaixo:
vista-advanced-boot-options.png

Só apartir dai é que programas que necessitem de lançar drivers externos poderão funcionar correctamente no Vista x64. Tal como certos cracks...

Abraço

:confused:

Se só tem 2 GB a resposta é óbvia! E no entanto só se vêm disparates...

32 bits, sem qualquer dúvida. A única diferença para o de 64 seria o overhead extra deste para correr aplicações 32 bits.

Vêm se tantas opinioes aqui e fora do forum... não sei o que faça, agora ja nem sei se meta o vista ou não. [8b]
Taberneiro, a vantagem de um sistema com 64 bits é poder endereçar acima de 4 GB de memória.

Se só tens 2GB, então isto não traz qualquer mais valia, antes pelo contrário: aplicações para 32 bits são emuladas, logo mais lentas.

Taberneiro, a vantagem de um sistema com 64 bits é poder endereçar acima de 4 GB de memória.

Não é só isso[;)] Algumas operações feitas com registos de 64 bits são bem mais rápidas... mas para isso as aplicações teriam que ser compiladas para 64 bits e essas aplicações ainda são raras...

Por isso na prática, é difícil encontrar razões para instalar um sistema operativo de 64 bits numa máquina com menos de 4GB de RAM...

Se só tens 2GB, então isto não traz qualquer mais valia, antes pelo contrário: aplicações para 32 bits são emuladas, logo mais lentas.

Não estou de acordo... Lê bem o post que escrevi...

Se não tiverem uma aplicação que seja realmente desenhada para a arquitectura x64, ou não precisarem mais do que 3 a 3.5GB de RAM... então instalar o Vista x86 é no mínimo uma perca de tempo!

E mesmo assim o Vista de 64 bits pode não permitir que se usem os 4GB sequer, pois o problema está relacionado com a arquitectura das motherboards, etc... do que com o SO em si, como muita gente gosta de dizer[:p]

É que realmente 32 bits servem para endereçar 4Gb de memória... mas num computador há outras coisas que também têm de ser endereçadas[;)]

Última edição:
A tecnologia de 64 bits não implica um desempenho mais rápido dos computadores. Em termos práticos, tem para já a principal utilidade de permitir mais do que 4 Gb de memória RAM (o limite que um CPU de 32 bits consegue "ver").

Neste momento, para quem não precise de mais memória RAM do que essa, não há NENHUMA vantagem em usar SO's de 64 bits. A maioria das aplicação só existem em versões de 32 bits, sendo incompatíveis com o SO de 64 bits. Correm, é verdade, mas apenas porque o windows 64 bit tem um emulador incorporado (wow - "windows on windows" - muito bom, por sinal). Já os drivers, precisam obrigatoriamente de ser para 64 bits, o que por vezes não é fácil de encontrar.

Apesar de todos os CPU's já suportarem 64 bits, são igualmente bons a correr código de 32 bits. A transição há-de ser feita, mas por enquanto instalar um SO de 64 bits não traz vantagem absolutamente nenhuma.

Já existem aplicações a 64bits

Não sei se já referiram, mas aplicações 32bit em sistemas operativos 64bit ocupam o dobro da memória ram.

:sh) Onde é que viste/leste isso? Desculpa mas não pode ser, está errado...

Digo isto por experiencia própria:

IE7 executável 32bits -> 5.6MB
IE7 executável 64bits -> 6.9MB

64th4.jpg

:confused:

Se só tem 2 GB a resposta é óbvia! E no entanto só se vêm disparates...

32 bits, sem qualquer dúvida. A única diferença para o de 64 seria o overhead extra deste para correr aplicações 32 bits.

Mas qual overhead extra? Tens que vir cá a casa dizer isso ao meu Vista, porque ele não sabe o que isso é. Corre que é uma maravilha

Voltar
Superior