ActivoBank.. Banca 2.0?

mundano

Piloto do carago
stá a ser apresentado à Imprensa e blogs neste momento o Activobank — a aposta do grupo Millennium para colocar um produto bancário inequivocamente junto das gerações 2.0. Diário2 teve acesso ao pré-lançamento e adianta os traços gerais do novo banco ubíquo. O ActivoBank apresenta refrescamentos e novidades a 3 níveis e revoluciona noutro. As novidades estão nas lojas físicas, no site online (activobank.pt estará operacional nas próximas horas) e na angariação de clientes. A revolução… não sei como lhe vão chamar, só me ocorre a expressão “banca ubíqua”: em qualquer lado onde eu esteja, e haja conectividade e um telefone ou aparelho com ligação, tenho acesso não apenas às consultas, mas a todos os serviços associados à minha conta. Transacções em tempo real.
activobank1.jpg

iPhone app

Comecemos pela revolução. O ActivoBank tem já uma iPhone app no iTunes e vão ser lançadas aplicações para a maioria dos hoje chamados smartphones. Vi a iPhone app em acção e… como explicar? Tirando a parte de não saírem notas do telefone, é melhor que o Multibanco.
activobank2.jpg

Quem tenha a aplicação MB Phone vai ficar roído de inveja. Eu tenho, eu fiquei. As limitações desta são pulverizadas pela aplicação do ActivoBank. Usando a frase que Miguel Carvalho, o COO do ActivoBank, empregou para me descrever o potencial da mudança: “passámos da fase dos alertas para a banca em tempo real“. E exemplificou com uma transferência para a conta de solidariedade com a Madeira, feita em menos de 30 segundos.
No MB Phone faço consultas lentas. No ActivoBank poderei fazer transacções rápidas.
Claro que não é só o iPhone. Este é o começo, um apelativo começo. Toda a informática, nas lojas físicas, é Apple e, mercê de um acordo com a Vodafone, na campanha de lançamento do ActivoBank há condições especiais para a aquisição de iPods ou iPhones a partir de 49 euro (contrato de 24 meses e 30 euro mensais, se retive bem a informação somente oral do pré-lançamento). Mas a banca ubíqua estende-se a outros aparelhos telefónicos com acesso à Internet, seja com aplicações próprias, seja via browser ao site, preparado para a segurança que esse tipo de acesso implica, e mantendo o mesmo nível de serviço: total, não apenas de consulta.
Simplificação 2.0

O site é um mimo. Se é cliente do MillenniumBCP ou de outro banco online, compreenderá isto: imagine que lhe fizeram um lifting e modernização à luz do que vulgarmente chamamos de conceitos 2.0, como a simplicidade, limpeza, racionalidade. A “navegação” é reduzida ao mínimo. O uso das janelas de sobreposicionamento resulta muito bem, como já sabemos da prática dos modernos webservices.
O Activobank cortou com a gordura do MillenniumBCP. Não há 42.000 informações de que eu não necessito a ocupar o espaço do ecrã. Tem todas as funcionalidades, algumas delas usando a mesma tecnologia “por detrás” — o front-office é que sofreu as melhorias.
É claro que nem todos os clientes do MillenniumBCP ficarão, como eu, desejosos de mudar. Imagino que muitos gostem do site actual. Mas o site actual não é apelativo para as gerações instantâneas nem se enquadra na web líquida. Este ActivoBank é pensado precisamente para ir ao encontro das pessoas que não estão para perder muito tempo com os serviços bancários, estão habituadas a consumir a informação em pequenas doses e têm prática de serviços web: se precisam consultar o precário, ou as condições, sabem que há um botão discreto algures que os leva lá, dispensam bem os menus de funcionalidade sobrecarregados com tais acessórios.
É bem claro o posicionamento em busca dos clientes habituados aos tempos leves e rápidos, que não têm (não tinham) nenhum banco adaptado à sua cultura: acesso instantâneo, ubíquo, independente de plataformas, high-tech, com contacto humano reduzido ao mínimo indispensável.
activobank3.jpg

Lojas modernas

As lojas que o ActivoBank abre hoje em centros comerciais — Amoreiras, Saldanha e Lagoas, na Grande Lisboa, e Península, no Porto — são modernas na apresentação e nas funcionalidades. Não se parecem lá muito com bancos, é verdade. Parecem mais lojas de roupa. Tem um balcão transacional ao fundo, “gabinetes de prova” laterais e mostruários de novidades/promoções (a campanha iPhone/iPod, de início).
Os computadores e monitores têm a maçã da Apple. Não que haja algum acordo. Apenas para bom marketing
icon_wink.gif
De facto, e isto digo eu, como é que demorou tanto tempo até um banco perceber o óbvio, que a maçã vale mais, comunicacionalmente falando, que qualquer outro logotipo de hardware?
A lição do Facebook

As lojas dispõem ainda de espaços menos expostos destinados à rede de angariadores. Funcionará mais ou menos assim (hoje o banco apresentará mais informação do que a prestada na pré-exibição, naturalmente): qualquer pessoa pode tornar-se parte da rede, e não apenas os agentes tradicionais, e não dispondo de instalações, pode recorrer às lojas para fazer apresentações aos potenciais clientes, ou resolver problemas. Tudo, dizem-me, com grande simplificação de processos — o que inclui, por exemplo, acesso wireless automático dentro das lojas e nas suas proximidades, para os clientes do Activobank.
Esta rede foi mais ou menos inspirada na observação das novas relações sociais, nomeadamente visíveis no Facebook. O endosso de serviços por parte das pessoas em quem confiamos sempre existiu, a diferença é que a rede de pessoas em quem confiamos tem vindo a mudar — e a alargar. Pelo que entendi (dou pouca atenção à banca propriamente dita), o ActivoBank pretende estar mais perto de um determinado público alvo que é mais sensível aos endossos da sua rede do que à publicidade e aos endossos “profissionais”.
Termino dizendo que há outros aspectos do serviço bancário propriamente dito que também foram simplificados e facilitados à medida das gerações 2.0, info-ricas e impacientes. Ao invés de escolher os produtos pré-formatados que o banco apresenta, o cliente tem o poder de definir coisas como o prazo do depósito ou investimento. Mas de tais pormenores saberão informar jornalistas e bloggers mais atentos. Eu fico-me pela apresentação genérica.
Foi apresentado hoje este novo banco inserido no BCP, mas virado para as gerações mais jovens e para um publico menos tradicional.. Que vos parece?

Eu fiquei curioso... Parece-me uma espécie de Yorn da banca... E só me pergunto como é que demorou tanto tempo até um banco nacional se lembrar disto.

LINK: Banco ActivoBank

(o site está com alguns downtimes)

O ActivoBank7 já existe há muitos anos. Sou cliente desde que que o Banco7 deixou de existir.
Curiosamente a imagem de marca do ActivoBank7 sempre foi muito contrária ao que agora parece que vai passar a ser... era um banco de investimento e não um banco "super jovem super cool".

Sinceramente não vejo qualquer tipo de novidade face a um banco com um bom serviço de homebanking e a devida webapp móvel.

Como por exemplo, o BPI.

Mas pronto, carradas de marketing e maçãs, já sabemos qual vai ser o banco dos pseudo-hipsters [:D]

Tem taxas para operações on-line?
Se não tiver vou para esse banco.
BTW há algum banco que não tenha taxas on-line? (sem ser conta ordenado).
Cumps.

Tem taxas para operações on-line?
Se não tiver vou para esse banco.
BTW há algum banco que não tenha taxas on-line? (sem ser conta ordenado).
Cumps.
Qualquer banco que tenha um homebanking abrangente, tem sempre alguma serviço com taxa, nem que seja para transferências internacionais (extra-europeias).

Mas para 95% das operações mais comuns, o BPI não tem taxas. Nem para transferências internas, nem interbancárias, europeias, pagamentos de serviços, consultas, etc...

Sinceramente não vejo qualquer tipo de novidade face a um banco com um bom serviço de homebanking e a devida webapp móvel.

Como por exemplo, o BPI.

Mas pronto, carradas de marketing e maçãs, já sabemos qual vai ser o banco dos pseudo-hipsters [:D]

Para mim é novidade um banco que diz que um cliente, desde que munido da documentação obrigatória, pode ir a um balcão, abrir uma conta e sair de lá com ela funcional, cartão de credito e de debito na mão e acesso ao home banking em menos de 20 minutos..

Como por exemplo, o BPI.

A novidade é que este foi o primeiro e os outros foram atrás. Foi o primeiro banco em Portugal totalmente virado para operações on-line. Só depois vieram os outros.

Sou cliente desde início.

Com esta alteração, não sei bem o que pensar. Por um lado, o reforço da componente tecnológica é excelente, com a banca no telemóvel desenvolvida como nunca antes esteve.
Mas, estranhamente, dá-se uma total alteração do público-alvo do banco: era um banco de investimento e agora passa a banco jovem "pá frentex". Não sei...

Para mim é novidade um banco que diz que um cliente, desde que munido da documentação obrigatória, pode ir a um balcão, abrir uma conta e sair de lá com ela funcional, cartão de credito e de debito na mão e acesso ao home banking em menos de 20 minutos..

Eu fiz isso tudo e nunca fui a um balcão. 100% online ou telefone.

O ActivoBank7 já existe há muitos anos. Sou cliente desde que que o Banco7 deixou de existir.
Curiosamente a imagem de marca do ActivoBank7 sempre foi muito contrária ao que agora parece que vai passar a ser... era um banco de investimento e não um banco "super jovem super cool".

Sou já cliente há alguns anos (bem antes de se chamar ActivoBank7) e também tinha essa ideia, pode dizer-se que foi uma volta completa que deram à imagem do banco.

A novidade é que este foi o primeiro e os outros foram atrás. Foi o primeiro banco em Portugal totalmente virado para operações on-line. Só depois vieram os outros.

Sou cliente desde início.

Com esta alteração, não sei bem o que pensar. Por um lado, o reforço da componente tecnológica é excelente, com a banca no telemóvel desenvolvida como nunca antes esteve.
Mas, estranhamente, dá-se uma total alteração do público-alvo do banco: era um banco de investimento e agora passa a banco jovem "pá frentex". Não sei...
Isso já não sei dizer pois não sou cliente deles, mas falava especificamente em relação às novidades que dizem trazer agora no âmbito de ubiquidade e o diabo a 7 (mundano, li isso e é interessante de facto), que quando se vai a ver não são grandes novidades de todo.

Isso já não sei dizer pois não sou cliente deles, mas falava especificamente em relação às novidades que dizem trazer agora no âmbito de ubiquidade e o diabo a 7 (mundano, li isso e é interessante de facto), que quando se vai a ver não são grandes novidades de todo.

Sim, quanto a isso tens razão. Aliás, eu próprio disse que não sabia muito bem o que pensar desta alteração de imagem. Ainda vou ver como interiorizo isto.

Mas as aplicações banca móvel para smartphone podem vir a mostrar-se interessantes. Espero que lancem para o Samsung Omnia II.

E tb não cobra comissões para contas com valores baixos? Tenho uma conta no Millennium para despesas e eles cobram uma estupidez mensal para comissão de conta...

Uma vergonha...

e ao fim de 20 minutos tinhas a conta aberta e os cartoes na mao?

A abertura de conta foi on-line. Instantânea. Cartões foram pedidos e posteriormente enviados por correio.
Depois para ter cheques bastou tirar cópias do BI e cartão de contribuinte e deixar em qualquer balcão Millenium BCP (a documentação toda chega ao Activobank7 via correio interno).

"Blá Blá whiskas saquetas..."

No meu ver é apenas fogo de vista, para algo que todos já têm[;)]

Nada que me faça mudar de banco, por agora[:)]

Voltar
Superior