Acidente...

Na minha simples opinião a culpa é tua.

Deverias ter passado para a via mais à direita antes da saída que querias tomar.

Agora o que não entendo é porque é que os dois saiem para a via da esquerda?

Confere. Tá tudo dito.

A Lei dá razão à senhora. Ela pode seguir na faixa mais à direita desde que vá sair nas duas próximas saídas da rotunda.

Ela disse que não queria sair nessa, mas podia sair na próxima.... ou então não..... e aí tu terias razão.... e agora, saber??? Acho que tás entalado.

Já passou mais tanto tempo e não se postou mais nada sobre este assunto. Já se sabe mais alguma coisa? Não há novidades? Não acredito que não haja novidades...

Daniel Cruz, estás muito "calado"! Vinde cá dar umas informações ao pessoal! Gostava de saber pormenores...

Penso que deves ter a razão do teu lado.

Muita gente não sabe, mas a regra das rotundas mudou à uns anos atrás. Sempre que se entra na rotunda deve-se circular o mais à esquerda possível e só quando estivermos próximos do nó de saída é que nos começamos a chegar progressivamente para a direita sem esquecer de sinalizar com o pisca.

Ora pela imagem apresentada a senhora entrou e seguiu sempre o mais à direita possível, logo ela deverá ser a culpada do acidente.

Errado.O que a nova regra de circulação das rotundas diz é que quando passarmos a última saída antes da nossa devemos ir imediatamente para a faixa mais à direita,tomando as devidas precauçoes.No desenho não é isso que está representado.
Diz também que devemos escolher a faixa mais apropriada à saida a que nos vamos dirigir.Se a senhora não queria sair na primeira ia na faixa errada.Portanto,para mim,está aí um caso bicudo...Boa sorte

Ops,só dps é que vi que este topico ja tem umas semanas:sh)

Já nem me lembrava deste tópico...
Muito se tem dito por aqui, mas acho que não perceberam bem como na realidade se passou o acidente... O acidente deu-se já fora da rotunda e não dentro da rotunda, ela saiu na via da direita e eu na esquerda, o problema é que ela depois de ter saido passou da via da direita para a esquerda pisando um traço contínuo existente nas saídas das rotundas a separar as 2 vias. Neste momento estou a espera da resposta da outra companhia de seguros dela... entretanto pelo meio a testemunha já foi "ouvida" pelas duas companhias.

Muito se tem dito por aqui, mas acho que não perceberam bem como na realidade se passou o acidente... O acidente deu-se já fora da rotunda e não dentro da rotunda, ela saiu na via da direita e eu na esquerda, o problema é que ela depois de ter saido passou da via da direita para a esquerda pisando um traço contínuo existente nas saídas das rotundas a separar as 2 vias. Neste momento estou a espera da resposta da outra companhia de seguros dela... entretanto pelo meio a testemunha já foi "ouvida" pelas duas companhias.
Ok.

Assim sendo, a rotunda não é para aqui chamada ao "barulho"... colocaste-a no croqui só para baralhar a malta e começar tudo a falar novamente sobre como se deve fazer uma rotunda e quem é que não procedeu bem na rotunda. [:D]

Adiante... se é como dizes, se estavas na faixa da esquerda, ela na direita e que depois se "atirou" para cima de ti (:eek: nada de mal entendidos, hein?! [:D]) e ainda por cima pisando o risco contínuo, então a culpa é dela! [;)]

Já agora, como já se falou aqui, foi mesmo entre a rotunda do Brejo (Cova da Piedade) e o túnel que passa por baixo da rotunda do Centro Sul? Se sim, ias na faixa da esquerda para entrar no tunel, ela na direita e para entrar também no tunel dá-te um "chega para lá"? Esse sítio é lixado...

vou ter que discordar da maioria do pessoal aqui, apesar de nao saber se estou a falar correctamente.

ora o caro daniel queria sair na mesma saida que a senhora e segundo o fluxo de trafego eu teria feito exactamente o mesmo que ele fez, simplesmente pq ela tem outra faixa mais ah direita onde pode tambem sair. Presumindo que ao estar na faixa mais ah direita da rotunda va sair na proxima saida, eu posso tambem sair pq tenho outra faixa para mim (dai o fluxo de trafego como indicado no esquema).

Faço isso SEMPRE que passo na rotunda dos produtos estrela ca no porto e nunca correu mal... talvez quando correr saberei o veredicto [;)]

Ok.

Assim sendo, a rotunda não é para aqui chamada ao "barulho"... colocaste-a no croqui só para baralhar a malta e começar tudo a falar novamente sobre como se deve fazer uma rotunda e quem é que não procedeu bem na rotunda. [:D]

Adiante... se é como dizes, se estavas na faixa da esquerda, ela na direita e que depois se "atirou" para cima de ti (:eek: nada de mal entendidos, hein?! [:D]) e ainda por cima pisando o risco contínuo, então a culpa é dela! [;)]

Já agora, como já se falou aqui, foi mesmo entre a rotunda do Brejo (Cova da Piedade) e o túnel que passa por baixo da rotunda do Centro Sul? Se sim, ias na faixa da esquerda para entrar no tunel, ela na direita e para entrar também no tunel dá-te um "chega para lá"? Esse sítio é lixado...

Sim foi nessa rotunda, inclusive admito que não circulei na rotunda da melhor maneira, o problema é que já desde a saida anterior que tentei mudar para a via da direita só que quem entra na rotunda não respeita isso e enfia-se pra dentro da rotunda à maluca! [:D] e quando não consigo posicionar-me na via mais à direita com a devida antecedência costumo ir dar uma voltinha à rotunda, só que a senhora que ia na via exterior ia com o pisca da direita ligado para sair, como tal se ela ia sair ali aproveitei e saí também mas pela via da esquerda. Para quem conhece essa rotunda tem uma passadeira na saída, os carros depois do acidente foram parar para lá da passadeira... a senhora segundo a versão dela batemos dentro da rotunda e por mais incrível que pareça o lugar do acidente assinalado pela mesma foi no tracejado que separa as vias da rotunda (a 1ª da 2ª via (meio) ). Ora os carros se tivessem batido ali acho que so iriam parar onde na realidade pararam se fossem a voar, caso contrário teria havido mais acidentes certamente... [:D]

E se construissem rotundas como deve ser ?

Talvez assim se circulasse, conforme "recomendação" da DGV :

attachment.php

Anexos

• Rotunda Ideal.JPG
    Rotunda Ideal.JPG
    25,3KB · Visualizações: 0
A senhora é que tem razão, suponhamos que ela queria continuar a fazer a rotunda, teria de parar para ceder passagem?

se ela queria continuar , ia na faixa errada!!!!!
ja me mete nojo as rotundas .
so quando chove e quando nao ha ninguem na estrada é que me faz ter sentido elas existirem ( estou na brinca), senao nem deveriam existir , nao por culpa delas mas por culpa dos utentes , deveria haver um certificado para se poder andar nas rotundas

ainda bem que falam no bom senso. porque isso é coisa que nao existe. a começar pelo pessoal que da a bela da volta a rotunda toda por fora... o caditonuno falou que vai começar a dar o pisca antecipadamente. hum... nao faças isso. eu fazia isso dantes e resulta em 2% das vezes que o fazes. o pessoal quando vê alguem fazer isso ainda acelera mais e se for preciso (sem ainda te teres metido) ja estao a apitar-te e a chamar nomes.

actualmente a melhor maneira de se fazer uma rotunda usando o bom senso é: acelerar bem mais rapido ao entrar na rotunda que o carro que vai à nossa direita, dar pisca e meteres-te antecipadamente. mesmo assim as vezes nao resulta porque se nos vêem a acelerar mais tambem eles aceleram. resultado: venha mais uma voltinha a rotunda[8b]

A senhora é que tem razão, suponhamos que ela queria continuar a fazer a rotunda, teria de parar para ceder passagem?

Foi aí mesmo que ela perdeu a razão, ao confessar que queria continuar a circular na rotunda. Se bem entendi o CE (e alguem me corrija), numa rotunda nao podes circular na faixa mais à direita a nao ser quando vais tomar uma saída.
Por outras palavras, nao podes "falhar" saídas enquanto circulas na faixa mais exterior.
Espero ter ajudado.

Vocês não andam a ler os posts todos...esse é que é o mal de muita gente deste forum... bastava ler os posts desde ontem, principalmente o do Daniel Cruz...

Ainda insistem em discutir a cena das rotundas quando o Daniel Cruz já disse o que faltava dizer, que foi o que se passou na realidade. Vou citar o post dele e vou sublinhar que foi tudo fora da rotunda! Quando bateram já tinham deixado a saída da rotunda para trás, fazendo com que a rotunda seja completamente irrelevante para o caso.

Esqueçam a rotunda!!! Para falar de rotundas sugiro que vão para outro tópico discutir como se faz as rotundas como deve ser!!! Neste caso a rotunda não teve nada a ver para o acidente!!! A senhora estava numa recta na faixa da direita, o Daniel Cruz na faixa da esquerda e com um risco contínuo entre as duas faixas, a senhora "manda-se" para a esquerda para cima (salvo seja! [:D]) do Daniel Cruz. O que ela alegou da rotunda é só para ver se ela se safa (não sei como!)... ou então ela não bate bem da bola!

Ao falar da rotunda acho que já estão fora de contexto. Vejam se acordam...

Vocês não andam a ler os posts todos...esse é que é o mal de muita gente deste forum... bastava ler os posts desde ontem, principalmente o do Daniel Cruz...

Ainda insistem em discutir a cena das rotundas quando o Daniel Cruz já disse o que faltava dizer, que foi o que se passou na realidade. Vou citar o post dele e vou sublinhar que foi tudo fora da rotunda! Quando bateram já tinham deixado a saída da rotunda para trás, fazendo com que a rotunda seja completamente irrelevante para o caso.

Esqueçam a rotunda!!! Para falar de rotundas sugiro que vão para outro tópico discutir como se faz as rotundas como deve ser!!! Neste caso a rotunda não teve nada a ver para o acidente!!! A senhora estava numa recta na faixa da direita, o Daniel Cruz na faixa da esquerda e com um risco contínuo entre as duas faixas, a senhora "manda-se" para a esquerda para cima (salvo seja! [:D]) do Daniel Cruz. O que ela alegou da rotunda é só para ver se ela se safa (não sei como!)... ou então ela não bate bem da bola!

Ao falar da rotunda acho que já estão fora de contexto. Vejam se acordam...

O que me parece pelo texto que sublinhaste a vermelho é que o seu autor é abilidoso. Quero dizer com isto que ele deve saber muito bem que a senhora está a falar verdade quando diz que ía continuar na rotunda. Ao ver o artista que se atravessa à sua frente desvia para a direita tentando evitar a colisão, não conseguindo, por isso o autor do tópico se defende dizendo que ela em vez de sair na faixa mais à direita atravessou o traço contínuo para ir para a faixa da esquerda, que desculpa mais sem nexo. O facto dela ter entrado na rotunda com o pisca ligado para a direita não está mal, mas ter continuado com ele ligado terá te induzido em erro, azar o teu. E quem disse que ao entrarmos numa rotunda devemos saltar imediatamente para o seu interior? E se essas faixas estão ocupadas e precisamente a da direita é que está livre vamos ficar ali a empatar o trânsito? Boa sorte nisso, vamos ver se "pega" a tua versão.

Um abraço.

pode ser que isto ajude a esclarecer os mais leigos.
A Sra não tem razão, se não pretende sair na primeira saída, deveria circular por dentro.
Ela deve ceder passagem porque é uma ultrapassagem e ela vai na direita-
1159387110fny6.jpg

Mas quando sai essa alteração ao código?

Isso é apenas um artigo de jornal "está a preparar uma nota técnica".

Quando é oficial?

E não confundir com ilegal com culpa num acidente.

Ou seja tenham um incidente (bater por exemplo) num carro mal estacionado e tentem meter a culpa no carro.

Última edição:
O que me parece pelo texto que sublinhaste a vermelho é que o seu autor é abilidoso. Quero dizer com isto que ele deve saber muito bem que a senhora está a falar verdade quando diz que ía continuar na rotunda. Ao ver o artista que se atravessa à sua frente desvia para a direita tentando evitar a colisão, não conseguindo, por isso o autor do tópico se defende dizendo que ela em vez de sair na faixa mais à direita atravessou o traço contínuo para ir para a faixa da esquerda, que desculpa mais sem nexo. O facto dela ter entrado na rotunda com o pisca ligado para a direita não está mal, mas ter continuado com ele ligado terá te induzido em erro, azar o teu. E quem disse que ao entrarmos numa rotunda devemos saltar imediatamente para o seu interior? E se essas faixas estão ocupadas e precisamente a da direita é que está livre vamos ficar ali a empatar o trânsito? Boa sorte nisso, vamos ver se "pega" a tua versão.

Um abraço.

Pelo que eu percebi, depois de saírem da rotunda, ela mudou de via por cima de um contínuo. Nesse caso, a culpa é do outro, que mudou de via sem cuidado.

Voltar
Superior