Acidente sem inspecção

Raui

New member
Boas.Venho por este meio pedir a vossa ajuda numa situação que me aconteceu hoje e desde já agradeço que apenas opinem os que possam ajudar ou dar a sua opinião, os outros estão desde já dispensados.
O meu carro é de 05-03-2000 por isso a inspecção deveria ter sido feita até ontem mas devido a vários factores (familiares no hospital, trabalho por turnos, estado animico, entre outros) não me foi possivel levar o carro há inspecção e como hoje saí ás 7h e entrei de folga aproveitei para ir fazer a inspecção mas azar dos azares ao chegar ao centro de inspecções (500 a 800 metros antes) num entroncamento sem qualquer tipo de sinalização uma viatura que se apresentava pela minha esquerda embate lateralmente na minha viatura. Preenchemos a declaração amigavel sem a presença das autoridades e seguimos as nossas vidas. Quando cheguei há oficina para uma primeira avaliação dos danos o mecanico informou-me que a viatura não podia circular devido ao eixo traseiro estar empenado.:confused:
Agora o que eu gostaria de saber é se a companhia da viatura que me embateu pode colocar alguns problemas na resolução do problema devido há minha viatura não ter inspecção em dia mesmo sabendo de antemão que as companhias não são autoridade para implicarem com a situação.

Boas.Venho por este meio pedir a vossa ajuda numa situação que me aconteceu hoje e desde já agradeço que apenas opinem os que possam ajudar ou dar a sua opinião, os outros estão desde já dispensados.
O meu carro é de 05-03-2000 por isso a inspecção deveria ter sido feita até ontem mas devido a vários factores (familiares no hospital, trabalho por turnos, estado animico, entre outros) não me foi possivel levar o carro há inspecção e como hoje saí ás 7h e entrei de folga aproveitei para ir fazer a inspecção mas azar dos azares ao chegar ao centro de inspecções (500 a 800 metros antes) num entroncamento sem qualquer tipo de sinalização uma viatura que se apresentava pela minha esquerda embate lateralmente na minha viatura. Preenchemos a declaração amigavel sem a presença das autoridades e seguimos as nossas vidas. Quando cheguei há oficina para uma primeira avaliação dos danos o mecanico informou-me que a viatura não podia circular devido ao eixo traseiro estar empenado.:confused:
Agora o que eu gostaria de saber é se a companhia da viatura que me embateu pode colocar alguns problemas na resolução do problema devido há minha viatura não ter inspecção em dia mesmo sabendo de antemão que as companhias não são autoridade para implicarem com a situação.

Penso que por um dia estás safo. O teu carro ainda tinha inspecção. Essa expirava hoje dia 6.
De qualquer das formas o teu carro até podia estar estacionado e tu estares fora do país (e por isso sem inspecção) que a culpa continuava a ser do outro.
Se o teu acidente não deixou margem para dúvidas de quem foi a culpa então não podem pegar por ai.

pelo que disseste na primeira frase eu nem ia comentar, mas pronto.

não quero ser mauzinho, mas sendo 1 dia ou 1 ano a companhia de seguros do outro vai pegar por isso. tu estavas a caminho do centro de inspeçoes, como disseste, mas para eles até podias estar a ir para o supermercado ou a casa dos teus pais. não tinhas a inspeção e acabarás por perder o caso por causa disso. compreendo a situação dos teus familiares e a tua situação pessoal, mas nem que fosses no último dia, como muito boa gente faz, hoje não terias o acidente nem estarias a caminho da inspeção. são alguns ses que poderiam ser evitados, mas o destino quis pregar-te uma partida. para a próxima só tens que ter cuidado.

vá, que tudo se resolva e que na melhor das hipóteses seja apenas o dinheiro que percas. se calhar é melhor resolveres isso amigavelmente, sem seguradoras.

pelo que disseste na primeira frase eu nem ia comentar, mas pronto.

não quero ser mauzinho, mas sendo 1 dia ou 1 ano a companhia de seguros do outro vai pegar por isso. tu estavas a caminho do centro de inspeçoes, como disseste, mas para eles até podias estar a ir para o supermercado ou a casa dos teus pais. não tinhas a inspeção e acabarás por perder o caso por causa disso. compreendo a situação dos teus familiares e a tua situação pessoal, mas nem que fosses no último dia, como muito boa gente faz, hoje não terias o acidente nem estarias a caminho da inspeção. são alguns ses que poderiam ser evitados, mas o destino quis pregar-te uma partida. para a próxima só tens que ter cuidado.

vá, que tudo se resolva e que na melhor das hipóteses seja apenas o dinheiro que percas. se calhar é melhor resolveres isso amigavelmente, sem seguradoras.
Pois mas esses ses que te referes poderiam acontecer a qualquer um e mesmo numa viatura com inspecção em dia no mesmo sitio ou noutro qualquer. O que eu pretendo saber é se a companhia de seguros tem bases legais para se recusar a assumir as custas da reparação por a minha viatura não ter inspecção.
Que eu saiba e tenha conhecimento só as autoridades policiais têm a responsabilidade de verificar essa situação e atuar em conformidade.

Acho que para a falta de inspecção e caso houvesse presença da PSP eras automaticamente autuado. E creio que não interfere com a atribuição de culpas nos acidentes.

Não, não são só as autoridades policiais que fiscalizam assuntos de inspeção de veiculos. As companhias de seguros podem atuar também por aí, por isso têm gabinetes juridicos.

Se culpa do acidente fosse tua aí estavas feito ao bife com a tua seguradora ... iria sair-te tudo do teu bolso ...

mas se neste caso a culpa não foi tua talvez te safes.

mas se o carro era de 5 de março e o acidente foi ontem, então ele tinha inspecção

afinal o acidente foi hoje

ja agora a seguradora supostamente não sabe que não tens inspecção

Se bateste e não tinhas IPO = Invalida o seguro.

Agora se ele bateu e tu tinhas seguro, pões na oficina e mandas arranjar o eixo e tudo mais para levares depois à inspecção.

Não vai ser preciso apresentar papeis da inspecção, pelo que não há problema.

Contudo, não há desculpa para não ter a inspecção em dia. Podes fazê-la até 3 meses antes![;)]

Boa sorte.

Cump.

Pois mas esses ses que te referes poderiam acontecer a qualquer um e mesmo numa viatura com inspecção em dia no mesmo sitio ou noutro qualquer. O que eu pretendo saber é se a companhia de seguros tem bases legais para se recusar a assumir as custas da reparação por a minha viatura não ter inspecção.
Que eu saiba e tenha conhecimento só as autoridades policiais têm a responsabilidade de verificar essa situação e atuar em conformidade.

eu não disse que aconteciam só a ti. compreendo e penso que alguém na seguradora também, mas eles ao reportarem o caso têm que cumprir o que lhes mandam. agora se o culpado foi o outro e ele deu-se como culpado, a seguradora não precisa saber nada da inspeção, mas que te sirva de lição, sem querer julgar nem nada. se fosse a mim acho que também aprendia. já fiz uma inspeção 2 dias depois do dia final da minha e ia a circular na estrada (eram praí 3kms) com olhos bem abertos a ver se não acontecia nada. facilitamos e por vezes temos surpresas.

A lei de Murphy é tramada.

[MODO ARTISTA ON]
arranja já com o teu mecânico a nova inspeção, ele provávelmente até sem o carro lá ir o consegue fazer
[MODO ARTISTA OFF]

Assim quando o perito vier vê apenas inspeção válida.

Trek

Na minha opiniao, se ele nao teve culpa no acidente, nao tera problemas. Provavelmente tera de pagar a multa de falta de inspecçao.

Ja tive um caso em que um carro estava mal estacionado, eu ao desviar-me dele embati noutro e eu é que tive a culpa. O carro mal estacionado pagou a multa de estacionamento.
Eu é que sai da minha faixa de rodagem e fui culpado.

Conheço quem tenha deixado a IPO caducar um ano e meio. Por isso, esquecida por um dia, ainda estás a jogar no nível 1. :)

Quanto ao teu acidente, como o outro é culpado, não vais ter problemas com isso. Dew qualquer modo, mesmo que fosses, creio que ainda caberia à seguradora provar que o acidente se tinha devido à falta de IPO para teres problemas. E se o outro condutor tivesse chamado a Polícia, terias levado uma multa de 250€! Cuidado com os esquecimentos e boa sorte com a resolução do sinistro.

Não vai ser preciso apresentar papeis da inspecção, pelo que não há problema.

Contudo, não há desculpa para não ter a inspecção em dia. Podes fazê-la até 3 meses antes![;)]

Boa sorte.

Cump.

Essa é uma das coisas que se faz cá por casa, atendendo à possibilidade de levar 3 meses antes o carro ao IPO.

Por regra, são levados com 1 a 2 meses, antes de terminar a IPO.

A falta de IPO só terá relevância caso o teu seguro pague alguma coisa e, vviesse a verificar que o sinistro ocorreu por a viatura não se encontrar em condições de circulação.

Poderia ter outra relevância para coberturas facultativas do seguro e esse fosse um motivo de exclusão.

Acresce que pelo que alegas, o veículo tinha IPO válida, já que o sinistro ocorreu no dia anterior ao fim do prazo.

O meu carro é de 05-03-2000 por isso a inspecção deveria ter sido feita até ontem mas devido a vários factores (familiares no hospital, trabalho por turnos, estado animico, entre outros) não me foi possivel levar o carro há inspecção e como hoje saí ás 7h e entrei de folga aproveitei para ir fazer a inspecção mas azar dos azares ao chegar ao centro de inspecções (500 a 800 metros antes) num entroncamento sem qualquer tipo de sinalização uma viatura que se apresentava pela minha esquerda embate lateralmente na minha viatura.

A falta de IPO só terá relevância caso o teu seguro pague alguma coisa e, vviesse a verificar que o sinistro ocorreu por a viatura não se encontrar em condições de circulação.

Poderia ter outra relevância para coberturas facultativas do seguro e esse fosse um motivo de exclusão.

Acresce que pelo que alegas, o veículo tinha IPO válida, já que o sinistro ocorreu no dia anterior ao fim do prazo.

Valium, é antes o contrário.

O sinistro ocorreu um dia depois de findar o prazo, visto que prazo era dia 5 de março. [;)]

Valium, é antes o contrário.

O sinistro ocorreu um dia depois de findar o prazo, visto que prazo era dia 5 de março. [;)]

Como diz o Valium isso só tem relevância se a companhia conseguir provar que o carro teve o acidente por falta de condições de circulação ( IPO).
Em relação à sua falta no que concerne a autuações ,só poderia ser autuado em plena circulação na via pública desde que não fosse em cima de um reboque e apenas pela PSP/GNR.

Última edição:
Voltar
Superior