[Acidente] Acidente sem Culpado

Como já foi dito , vais ser inquirido num processo de acidente de viação com danos para terceiros ( sinal) , o qual irá srr pago pela tua companhia de seguros ou à Câmara Municipal ou à Junta de Freguesia , depende de quem lá colocou ou mandou colocar o sinal.
Indo ao registo da conservatória , a PSP/GNR consegue saber em que nome está registado e pode ter acontecido que, ao escrever a notificação , se tenham enganado a escrever parte da matrícula.
Deverá ter havido uma denúncia de alguém que terá sido identificado pela GNR e que, deu motivo ao levantamento da respectiva participação de acidente, onde agora se vai tentar encontrar o respectivo responsável pelo derrube do sinal.
E a GNR ou a PSP não te dão qualquer indicação de quem tenha sido , pelo menos na fase de inquérito.

pois, agora então o que tenho a fazer é ver se o seguro não arranja confusão por eu não ter dito nada na altura...
em relação a quem tenha feito a queixa era so mesmo mais numa de matar a curiosidade e saber que poderia ter sido, mas pode ser que venha a saber no fim de tudo pronto.

enfim... o filme que foi para não magoar um cão !

Há umas semanas atrás tive um acidente por causa de um cão que se atravessou no meio da estrada e para não lhe bater, desviei-me e bati num lancil, subindo-o o mandando um sinal de transito abaixo... simplesmente chamei o reboque, nem para o seguro foi porque o seguro é só contra terceiros, tudo sem problemas...

até que hoje para meu espanto chegou a minha casa uma carta da PSP com um pedido de comparencia, dizendo que "ocorreu um acidente de viação, onde foi interveniente o veiculo da matricula 00-xx-00, queixa registada na GNR, desconhecendo-se a identidade do condutor, pelo que fica v. exª NOTIFICADO para comparecer na divisão de transito...". e alem disso na matricula o 1º numero vinha errado!!!!

a minha pergunta é:

1. o que é que eles me podem querer na PSP para me estarem a pedir a identificação
2. Como é que chegaram ao meu nome estando a matricula errada
3. se na verdade foi alguém que apresentou queixa, há alguma possibilidade de saber quem foi?

Desculpem o texto longo mas gostava se possivel de tirar isto a limpo.

Obrigado

A vermelho:
Havendo danos para equipamento da câmara (sinal de trânsito), os reboques fazem
essa participação (ou recusam-se a levar a viatura sem antes chamar as
autoridades para fazerem o auto).

1. Que pagues (a seguradora) o sinal à câmara
2. Com a matrícula correcta (que o reboque anotou), mas que digitaram mal na
notificação que te enviaram
3. Quase de certeza que foi o reboque, têm a obrigação de o fazer.

pois, realmente estou mesmo a ver que foi isso...não há mais maneira nenhuma de terem chegado a mim...

enfim, agora lá terei eu de ir à esquadra para me identificar...vamos é a ver o valor que vai ficar :S

Obrigado a todos, ja fiquei um bocado mais descansado :)

Vai ficar no seguro.
O seguro é de terceiros... a câmara é um terceiro.
Por isso é a seguradora que vai pagar.

Pergunta: o pdsilva800 não pode ter a opção de fixar ele mesmo o sinal sem recorrer ao (e agravar o prémio do) seguro?

sim, realmente essa era uma boa opção, mas não sei a que valores é q isso pode chegar, porque alem do seguro tambem foi arrancado um bom pedaço do lancil :S

De certeza que irão exigir a reposição do sinal em estado novo e do lancil. Não faço ideia dos preços mas , em todo caso , tenta saber isso na junta ou câmara municipal. Nunca se sabe.

Deve haver uma empresa municipal qq no teu concelho com viva no nome (muitas têm) e normalmente é nesse tipo de "empresas" que essa gestão é feita (manutenção urbana). Tenta descobrir onde é, passa lá, que pode ser que resolvas isso na boa...

epa,eu dava um de tuga e agarrava-me á matricula lol
dizia que sim a tudo e certificava que era tudo tratado sempre com a matricula errada,e quando chegasse a hora de pagar,temos pena.

em relaçao ao cao...epa, nao sei como é que essas ainda acontecem. a quantidade de relatos que ja vi de acidentes,alguns deles fatais por causa do condutor que da em atrasado e se devia do cao.
isso nunca se faz. so mesmo sem ninguem na estrada, ou se der mesmo para desviar...mala que se deixa envolver num acidente por causa de um cao..nao sao so os caes que estao em perigo.
se está na estrada, faz parte dela e eu passo por cima

São riscos "calculados", ou pelo menos devem ser.. Nessas situações temos que pensar em qual a melhor solução em milésimos de segundo e é quando esses cálculos falham que os desastres acontecem.. Mas enfim, foi só um sinal e um bocado de lancil [;)]

A vermelho:
Havendo danos para equipamento da câmara (sinal de trânsito), os reboques fazem
essa participação (ou recusam-se a levar a viatura sem antes chamar as
autoridades para fazerem o auto).

1. Que pagues (a seguradora) o sinal à câmara
2. Com a matrícula correcta (que o reboque anotou), mas que digitaram mal na
notificação que te enviaram
3. Quase de certeza que foi o reboque, têm a obrigação de o fazer.

De terem a obrigação a fazê-lo... vai uma grande distância.

De certeza que irão exigir a reposição do sinal em estado novo e do lancil. Não faço ideia dos preços mas , em todo caso , tenta saber isso na junta ou câmara municipal. Nunca se sabe.

Tipicamente a junta/câmara deve só apresentar a "conta" final. Depois ele só terá de reenviar a conta para a seguradora que tratará do pagamento directamente com a junta/câmara.

Já passei por uma situção semelhante (um carro meu foi roubado e os ladrões tiveram um acidente contra uma árvore) e foi isso que aconteceu. Na altura o que a câmara pediu pela árvore ainda foi bastante. Acho que foi 1000 ou 1500€ + IVA.

De notar que alguns meses depois ainda recebi uma carta da câmara para pagar uma multa respeitante ao acto de derrubar a árvore em si. Ou seja, os danos à árvore já tinham sido pagos pela seguradora mas, aparentemente, derrubar árvores com um carro é também é uma contra-ordenação qq que dá direito a multa, independentemente do dano já ter sido entretanto reparado...:sh)

pdsilva800, atenção que o mesmo poderá passar-se contigo. A seguradora vai pagar os danos, mas poderás vir a ser multado pelo facto de teres derrubado o sinal.

epa,eu dava um de tuga e agarrava-me á matricula lol
dizia que sim a tudo e certificava que era tudo tratado sempre com a matricula errada,e quando chegasse a hora de pagar,temos pena.

em relaçao ao cao...epa, nao sei como é que essas ainda acontecem. a quantidade de relatos que ja vi de acidentes,alguns deles fatais por causa do condutor que da em atrasado e se devia do cao.
isso nunca se faz. so mesmo sem ninguem na estrada, ou se der mesmo para desviar...mala que se deixa envolver num acidente por causa de um cao..nao sao so os caes que estao em perigo.
se está na estrada, faz parte dela e eu passo por cima

que tristeza de pensamentos

Voltar
Superior