[Código da Estrada] Acidente ou avaria - sinalizar

LuisMiguel

New member
114217042_c2287aacd2.jpg

Em caso de acidente ou avaria, é muito frequente ver condutores que não sinalizam devidamente os seus veículos. Enquanto o veículo não é removido do local, deve-se:

1) Ligar as luzes de perigo
2) Vestir o colete reflector
3) Colocar o triângulo de perigo a pelo menos 30 metros do veículo e de maneira a ser visível pelo menos a 100 metros

Não esquecer de deslocar o veículo para a berma ou o mais à direita possível. As pessoas que não estejam envolvidas na resolução do acidente ou na remoção do veículo devem sair, em segurança, da faixa de rodagem e colocar-se em segurança.

Outra coisa importante, que tenho notado nos últimos tempos.

Há muito condutor que não sabe sair de uma berma!!!

Um dia destes ia na A1 e há um sujeito que quer entrar na minha via, praticamente parado :sh)

Este fim de semana vi a mesma situação na IC19.

Como sair de uma berma:

Acelerar, na berma, até a nossa velocidade estar de acordo com a via em que pretendemos circular!

Um dia destes ia na A1 e há um sujeito que quer entrar na minha via, praticamente parado :sh)

Como sair de uma berma:

Acelerar, na berma, até a nossa velocidade estar de acordo com a via em que pretendemos circular!

Isso é "munta" complicado!

Como sair de uma berma:

O pessoal nem naquela coisa que se chama, por acaso, "Faixa de Aceleração" faz isso... [8b]

Outra coisa que os condutores não fazem quando vêm um acidente: carregar no botão dos 4 piscas.

O mesmo se aplica quando se verifica trânsito ou um obstáculo na via, que leva à redução súbita de velocidade.

Por vezes ligo os 4 piscas, mas tenho de ser eu a analisar o que se passa à frente, porque a maioria dos condutores simplesmente trava. Isto tem extrema importância em via-rápidas e auto-estradas.

Outra coisa que os condutores não fazem quando vêm um acidente: carregar no botão dos 4 piscas.

O mesmo se aplica quando se verifica trânsito ou um obstáculo na via, que leva à redução súbita de velocidade.

Por vezes ligo os 4 piscas, mas tenho de ser eu a analisar o que se passa à frente, porque a maioria dos condutores simplesmente trava. Isto tem extrema importância em via-rápidas e auto-estradas.

O facto de se carregar no botão dos 4 piscas pode levar á criação de acidentes. [;)]

Como sair de uma berma:

Não é meu costume parar na berma, mas quando tem de ser, não costumo acelerar "demasiado" nela.. Em AE tento ir até aos 60-70 e já acho demais, pois além de haver algumas sem bermas de todo, algumas são desniveladas, outras estreitas, e não sinto grande segurança a acelerar a 120 em piso irregular e próximo de rails.

O facto de se carregar no botão dos 4 piscas pode levar á criação de acidentes. [;)]

É melhor travar apenas quando se vê um carro parado na via da esquerda?

Os 4 piscas servem para alertar os outros condutores que existe algo de anormal na via, e que se vai travar e/ou parar. Se fosse utilizado correctamente, um condutor seria informado muitos metros antes.

É melhor travar apenas quando se vê um carro parado na via da esquerda?

Os 4 piscas servem para alertar os outros condutores que existe algo de anormal na via, e que se vai travar e/ou parar. Se fosse utilizado correctamente, um condutor seria informado muitos metros antes.

Não disse que isso é o melhor.

O problema é quando utilizas os 4 piscas e o de trás trava a fundo. :sh)

Tinha ideia de andar aí um tópico sobre isto, do Torres talvez?

De qualquer maneira não esquecer que para além da questão mais importante que é a segurança (própria e dos outros), se as autoridades forem ao local, a falta de triângulo ou colete dá contra-ordenação. [;)]

Eu não travo. Nem nunca vi ninguém fazê-lo.

Nao travas como?

Se vires um acidente numa das vias de rodagem, simplesmente desviaste mas mantens a velocidade?

Quando ves um acidente e tens que reduzir rapidamente a velocidade o que vai obrigar a travar como é claro, liga-se os 4 piscas a sinalizar perigo para quem vem atras se aperceba e nao tenha que travar a fundo em cima do acontecimento.

Nao travas como?

Se vires um acidente numa das vias de rodagem, simplesmente desviaste mas mantens a velocidade?

Quando ves um acidente e tens que reduzir rapidamente a velocidade o que vai obrigar a travar como é claro, liga-se os 4 piscas a sinalizar perigo para quem vem atras se aperceba e nao tenha que travar a fundo em cima do acontecimento.
Depende da situação. Há situações que não é preciso travar a fundo. Acho que não basta ligar os 4 piscas para o de trás travar a fundo, como o user acima disse.

Voltar
Superior