Acidente... Multa?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos SignoreCello
  • Data de início Data de início
Alguma fixação pela "desgraça alheia"?

É que jã não é a primeira vez, que pedes fotos da viatura, a um user que tenha tido um acidente. [;)]

E vou pedir a todos que tiveram ou vao ter [:p], ja disse que tenho fetiche por carros estoirados.
ALIÁS tou a pensar concorrer para a proxima casa dos segredos [:)]

Então mas eu não tenho culpa de o carro ter derrapado. Na verdade o carro nem travou, uma vez que o mecânico detectou uma fuga do líquido dos travões...

O condutor é responsavel pelo estado de circulaçao do carro, acredito que nem tenhas dado conta do problema ate teres o acidente, mas a responsabilidade da falha tecnica é dada ao condutor do veiculo, ja houve danos infligidos a terceiros sem qualquer culpa.

E nao penses que por ter sido uma falha tecnica que isso ajuda, antes pelo contrario, meio caminho para uma seguradora limpar as maos do caso.

Caríssimo, eu tento ser simpático com toda a gente, excepto quando isso acontece em sentido contrário. Nenhum exemplo melhor do que o próprio exemplo do tópico, no qual fui simpático, prestável e atencioso, até a senhora decidir não agir nestes moldes. Nunca deixei de ser simpático, nem antes nem depois da chamada das autoridades. O próprio sogro da senhora a repreendeu por isso (ele apareceu ainda antes das autoridades), porque fui sempre cordial e respeitoso.

Apenas lhe deixei uma frase mais amarga, no momento em que me despedi, deixando um silêncio na sala, e digo-lhe o mesmo a si: Espero sinceramente que se tiver o azar de ter um acidente por culpa sua, ninguém lhe faça o que me está a fazer (no seu caso, a dizer) a mim.

Quanto ao conteúdo do seu post, claramente está a leste da questão aqui tratada, pelo que não vou sequer responder.

Sou sincero, nao percebo o porque do drama da Policia, tinhas algo a esconder? Nao foste o culpado pelo acidente? Nao ha qualquer problema em chamar a Policia, nao é por seres simpatico que a senhora nao devesse de chamar a Policia, no fundo é um direito que lhe assiste.

Eu a ter um acidente se nao tiver confortavel com alguma coisa (por minima que seja), obviamente que chamo a Policia no momento. Para alem de ter agido bem, é um direito que lhe assiste (e a ti tambem, se tiveres algum acidente e o outro carro for culpado mas nao tiver seguro, o gajo começar a dar-te tanga do ''arranjo-te o carro e tal''... quero ver se chamas tambem a Policia).

Para alem disso, o Auto de Ocorrencia é uma mais valia se o acidente for remetido para Peritagem de Averiguaçao.

No fundo, a senhora quis ter acesso a direito que lhe assiste, para alem de ter feito bem, no teu caso, e desculpa a sinceridade, so tens que aceitar a consequencia de um erro que pode nao ter sido teu na totalidade, mas no fundo foste responsavel por ter causado danos num veiculo terceiro e teres ''quebrado'' uma regra do CE.

Outra coisa, nao es obrigado a concordar com uma multa e paga-la, podes recusar o pagamento da mesma (sao apreendidos os teus documentos e dada uma guia para continuares a conduzir) e tinhas impugnado a multa à ANSR. Se a pagaste, ainda podes impugnar e pode ser que, a ter, sanção acessória, fiques ''livre'' da mesma.

Quanto à ultima frase do post que cito, como es novo por aqui compreendo que nao conheças o user que citas, mas acredita que ele sabe bem o que diz.

Resumindo e baralhando, tiveste um acidente por azar, acontece aos melhores e nao deves ficar com ''azia'' à senhora porque so colocou em pratica um direito que lhe assiste e acredita que foi uma protecçao tambem para ti, a multa foi bem aplicada (como disse, nao a tinhas de pagar se nao concordavas com a mesma), agora é seguir em frente [;)]

Última edição:
Parece-me a mim, que estamos a entrar no dominio da subjectividade. Basta alegar que tiveste um momento de desatenção e não conseguiste reagir a tempo, apesar de ires a uma distância segura e a uma velocidade adequada ao estado da via. Quero ver quem é o policia que pode provar o contrário!

Parece-me a mim, que estamos a entrar no dominio da subjectividade. Basta alegar que tiveste um momento de desatenção e não conseguiste reagir a tempo, apesar de ires a uma distância segura e a uma velocidade adequada ao estado da via. Quero ver quem é o policia que pode provar o contrário!

Alega o artigo 24, um condutor não pode estar desatento (ou não devia).

Ok, tudo na vida tem um contrário.

Capacidade de resposta, o veiculo travou que situava à frente, travou num momento inesperado, pelo que apesar de cumprir as normas vigentes, o tempo de reacção do condutor não é suficiente para impedir o sinistro.

Vejamos...se as coisas fossem assim tão lineares, em cada acidente alguém tinha infringido uma regra (pelo menos), logo haveria sempre uma contra-ordenação, quando na realidade sabemos que não é bem assim!

O condutor é responsavel pelo estado de circulaçao do carro, acredito que nem tenhas dado conta do problema ate teres o acidente, mas a responsabilidade da falha tecnica é dada ao condutor do veiculo, ja houve danos infligidos a terceiros sem qualquer culpa.

E nao penses que por ter sido uma falha tecnica que isso ajuda, antes pelo contrario, meio caminho para uma seguradora limpar as maos do caso.

Sou sincero, nao percebo o porque do drama da Policia, tinhas algo a esconder? Nao foste o culpado pelo acidente? Nao ha qualquer problema em chamar a Policia, nao é por seres simpatico que a senhora nao devesse de chamar a Policia, no fundo é um direito que lhe assiste.

Eu a ter um acidente se nao tiver confortavel com alguma coisa (por minima que seja), obviamente que chamo a Policia no momento. Para alem de ter agido bem, é um direito que lhe assiste (e a ti tambem, se tiveres algum acidente e o outro carro for culpado mas nao tiver seguro, o gajo começar a dar-te tanga do ''arranjo-te o carro e tal''... quero ver se chamas tambem a Policia).

Para alem disso, o Auto de Ocorrencia é uma mais valia se o acidente for remetido para Peritagem de Averiguaçao.

No fundo, a senhora quis ter acesso a direito que lhe assiste, para alem de ter feito bem, no teu caso, e desculpa a sinceridade, so tens que aceitar a consequencia de um erro que pode nao ter sido teu na totalidade, mas no fundo foste responsavel por ter causado danos num veiculo terceiro e teres ''quebrado'' uma regra do CE.

Outra coisa, nao es obrigado a concordar com uma multa e paga-la, podes recusar o pagamento da mesma (sao apreendidos os teus documentos e dada uma guia para continuares a conduzir) e tinhas impugnado a multa à ANSR. Se a pagaste, ainda podes impugnar e pode ser que, a ter, sanção acessória, fiques ''livre'' da mesma.

Quanto à ultima frase do post que cito, como es novo por aqui compreendo que nao conheças o user que citas, mas acredita que ele sabe bem o que diz.

Resumindo e baralhando, tiveste um acidente por azar, acontece aos melhores e nao deves ficar com ''azia'' à senhora porque so colocou em pratica um direito que lhe assiste e acredita que foi uma protecçao tambem para ti, a multa foi bem aplicada (como disse, nao a tinhas de pagar se nao concordavas com a mesma), agora é seguir em frente [;)]

Entendo, efectivamente não dei conta do problema, creio que essa fuga do líquido dos travões foi uma grande fuga dada alguns metros atrás.

Quanto ao drama da polícia é simplesmente porque se podia ter evitado esta chatice toda para o meu lado, que fiquei sem carro, que me declarei culpado logo desde o início, e ainda por cima levo uma multa. É um direito que lhe assiste pois claro, mas mesmo a polícia chegou lá e disse "não sei qual é o problema, podiam ter assinado a DAA", e eu a pensar para mim que é isso que as pessoas civilizadas fazem. Aliás, ela acabou por se descoser que chamou a polícia ainda antes de sair do carro. Não deu sequer a mínima hipótese de diálogo. Isto é uma atitude de pessoas que vivam em sociedade?

Eu chamarei a polícia num momento em que me veja ameaçado, desconfie da outra pessoa, ou noutra situação. Mas se for tão simples como assinar uma DAA junto de um mediador de seguros (que foi o que fizemos), tendo testemunhas (havia um restaurante ali perto, e acreditem que as pessoas que viram foram unânimes que a chamada das autoridades foi totalmente desnecessária)... Sei ver o outro lado e sei ajudar também. Para mim, isto é ser civilizado. Mas não sei.

Capacidade de resposta, o veiculo travou que situava à frente, travou num momento inesperado, pelo que apesar de cumprir as normas vigentes, o tempo de reacção do condutor não é suficiente para impedir o sinistro.

Vejamos...se as coisas fossem assim tão lineares, em cada acidente alguém tinha infringido uma regra (pelo menos), logo haveria sempre uma contra-ordenação, quando na realidade sabemos que não é bem assim!

Creio que esse é o problema. Há sempre uma regra infringida, agora depende se as pessoas sabem agir civilizadamente, ou se chamam logo as autoridades para multar e "tratar de tudo".

O que não faz sentido é tu andares a velocidade excessiva (não confundir com excesso de velocidade), com um carro com problemas de travões, a causar acidentes e danos a terceiros e ainda pensares que não deves ser punido.
[;)]

Mais um que precisa de um desenho. Vou explicar novamente: não estava em velocidade excessiva, porque o carro não tinha problemas de travões aparentes até ao momento do acidente. Got it?

Quem bate por tras... mesmo que o carro da frente pare inesperadamente (devido ao transito que lhe procede), a ter uma distancia de segurança boa, pode-se evitar o acidente.

Se um carro numa nacional fizer uma travagem do nada e causar um acidente... ai a coisa pode ser diferente, mesmo assim dificil de provar que quem bateu por tras nao é culpado.

Entendo, efectivamente não dei conta do problema, creio que essa fuga do líquido dos travões foi uma grande fuga dada alguns metros atrás.

Quanto ao drama da polícia é simplesmente porque se podia ter evitado esta chatice toda para o meu lado, que fiquei sem carro, que me declarei culpado logo desde o início, e ainda por cima levo uma multa. É um direito que lhe assiste pois claro, mas mesmo a polícia chegou lá e disse "não sei qual é o problema, podiam ter assinado a DAA", e eu a pensar para mim que é isso que as pessoas civilizadas fazem. Aliás, ela acabou por se descoser que chamou a polícia ainda antes de sair do carro. Não deu sequer a mínima hipótese de diálogo. Isto é uma atitude de pessoas que vivam em sociedade?

Eu chamarei a polícia num momento em que me veja ameaçado, desconfie da outra pessoa, ou noutra situação. Mas se for tão simples como assinar uma DAA junto de um mediador de seguros (que foi o que fizemos), tendo testemunhas (havia um restaurante ali perto, e acreditem que as pessoas que viram foram unânimes que a chamada das autoridades foi totalmente desnecessária)... Sei ver o outro lado e sei ajudar também. Para mim, isto é ser civilizado. Mas não sei.

Compreendo o que dizes, mas nunca sabemos o passado das pessoas, ela ja pode ter ficado queimada num acidente por nao ter chamado a Policia, agora ja nem da hipotese.

E já pensaste que, sendo o teu carro assim tão velho como tu dizes, com a crise que está instalada em que cada vez mais as pessoas andam a circular por aí sem seguro (aconteceu-me a mim há bem pouco tempo um acidente e que a outra condutora não tinha seguro), a outra condutora não teve receio de ser o caso? Sim, pode ser preconceito, mas da maneira que isto anda, com mais de meio mundo a enganar outro, com os assaltos que há usando a técnica do toque no carro da frente e quando sais do carro, ficas sem ele... se calhar a condutora do outro carro teve receio de alguma dessas coisas acima descritas, e chamou as autoridades para se precaver de qualquer situação.
Mas isto sou eu a pensar! E na situação dela, porventura iria fazer o mesmo.

O dar-se como culpado no local do acidente não tem valor nenhum, as companhias é que têm a decisão.

Quando não há acordo no local chama-se a polícia, mas também pode haver todos os acordos e boas vontades no local e mais tarde, a pretexto de um erro no preenchimento da declaração amigável um dos condutores virar o bico ao prego.

Muito gente já foi escaldada, pela "honestidade" de intervenientes nos acidentes e não se pode levar a mal, que as pessoas queiram garantir os seus direitos.

Mais um que precisa de um desenho. Vou explicar novamente: não estava em velocidade excessiva, porque o carro não tinha problemas de travões aparentes até ao momento do acidente. Got it?

Tu é que precisas de um desenho.
Se não conseguiste parar no espaço livre à tua frente ias em velocidade excessiva.
Com isso provocaste o acidente e danos a outra pessoa.
Só tens é que ser punido. [:p]apr:)

Alguma fixação pela "desgraça alheia"?

É que jã não é a primeira vez, que pedes fotos da viatura, a um user que tenha tido um acidente. [;)]

Acho que não é fixação pela desgraça alheia.

Eu também gosto de analisar fotografias de viaturas acidentadas, perceber como se portou a célula de segurança, etc., porque os casos reais são muito diferentes daquilo que se vê na euroncap [;)]

Eu não percebo qual é a dúvida. Se ele bateu no carro da frente por ir distraído, qual é o "problema" em ser multado?:confused: Para a próxima, abra os olhos.

Não quero parecer moralista, porque distrações todos temos (aliás, por alguma razão o seguro é obrigatório), mas temos que ser realistas e assumir as responsabilidades, não?

Voltar
Superior