Acidente... Multa?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos SignoreCello
  • Data de início Data de início
S

SignoreCello

Guest
Boas!

Assim rapidamente, tive com o meu anterior carro um acidente, como o carro era antigo teve perda total e coiso e tal. A culpa foi minha, ia distraído, travei tarde de mais, o carro derrapou e só parei em cima do mini da frente.

A parvalhona da mulher, embora eu tivesse saído do carro já com a DAA na mão a declarar-me culpado (logicamente), chamou a polícia. A polícia tratou de tudo, e disse-me que ia reportar o caso, e que provavelmente eu ia ser multado por não manter a distância de segurança.

Alguém sabe se isto é possível? É que se for não faz sentido nenhum...

geralmente, em inquérito do acidente, é depois passada uma coima ao causador do acidente.
para ter havido um acidente, alguém não respeitou as regras do CE e depois vai ser punido por isso

Então mas eu não tenho culpa de o carro ter derrapado. Na verdade o carro nem travou, uma vez que o mecânico detectou uma fuga do líquido dos travões...

És dado como culpado pois entre os intervenientes no acidente, foste tu quem o causou. Se foi devido a uma fuga ou por ires distraído é irrelevante...se vais a conduzir uma viatura sujeitas-te a que aconteçam coisas dessas, é questão de boa manutenção (e sorte).
Quanto ao carro ter derrapado, há quer ter em conta as condições da via (e do carro) e adaptares a tua condução às mesmas...

Dar-me por culpado compreendo, e dei-me desde o início. Agora ser multado é que não entendo...

está previsto no código da estrada (não sei onde) seres multado em caso de acidente, se houver intervenção das autoridades e fôr detectada contra-ordenação. em todos os casos sem excepção, só que as autoridades não ligam muito a isto.

está previsto no código da estrada (não sei onde) seres multado em caso de acidente, se houver intervenção das autoridades e fôr detectada contra-ordenação. em todos os casos sem excepção, só que as autoridades não ligam muito a isto.

boa explicaçao..

empatia é coisa rara actualmente...
nao multam eles quem deviam..

hoje num cruzamento. psp de carro na via contraria a minha...sigo de mota atras de uma fila de carros numa unica faixa pra virar a esquerda..tou a seguilos quando um smart se encosta a mim pela direita..fiquei parvo..quase cai/bati..
psp nada. é assim. so quando se bate ou axcesso velocidade e que se mostram.

Última edição:
Dás cabo do carro e do dia à senhora e ainda a chamas a ela de parvalhona?

ele ta lixado por ter chamado a policia e ter levado multa, quando ele se deu logo por culpado..
a ideia com que fico e que ela teve medo de preencher a declaraçao amigavel sozinha..isso eu compreendo.

Dás cabo do carro e do dia à senhora e ainda a chamas a ela de parvalhona?

Parece-me justo, todos cometemos erros e ela teve o azar de estar envolvida num erro meu. Outros estarão quando (e se) for ela. Fui sincero com ela, pedi desculpa, assumi a culpa, fui simpático... Foi desnecessário.

ele ta lixado por ter chamado a policia e ter levado multa, quando ele se deu logo por culpado..
a ideia com que fico e que ela teve medo de preencher a declaraçao amigavel sozinha..isso eu compreendo.

Certo, mas nesse caso não era preciso chamar a polícia, bastava ir a uma agência (que foi o que fizemos depois da polícia ir embora)...

Boas!

Assim rapidamente, tive com o meu anterior carro um acidente, como o carro era antigo teve perda total e coiso e tal. A culpa foi minha, ia distraído, travei tarde de mais, o carro derrapou e só parei em cima do mini da frente.

A parvalhona da mulher, embora eu tivesse saído do carro já com a DAA na mão a declarar-me culpado (logicamente), chamou a polícia. A polícia tratou de tudo, e disse-me que ia reportar o caso, e que provavelmente eu ia ser multado por não manter a distância de segurança.

Artigo 24.º
Princípios gerais
1 - O condutor deve regular a velocidade de
modo que, atendendo às características e
estado da via e do veículo, à carga
transportada, às condições meteorológicas ou
ambientais, à intensidade do trânsito e a
quaisquer outras circunstâncias relevantes,
possa, em condições de segurança, executar as
manobras cuja necessidade seja de prever e,
especialmente, fazer parar o veículo no espaço
livre e visível à sua frente.
2 - Salvo em caso de perigo iminente, o
condutor não deve diminuir subitamente a
velocidade do veículo sem previamente se
certificar de que daí não resulta perigo para os
outros utentes da via, nomeadamente para os
condutores dos veículos que o sigam.
3 - Quem infringir o disposto nos números
anteriores é sancionado com coima de € 120 a
€ 600.

Esta é a 1ª a ser aplicada após conclusão do inquérito.

Depois havia de ser aplicada esta :

Artigo 11.º
Condução de veículos e animais
1 - Todo o veículo ou animal que circule na via
pública deve ter um condutor, salvo as exceções
previstas neste Código.
2 - Os condutores devem, durante a condução,
abster-se da prática de quaisquer atos que
sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da
condução com segurança.
anteriores é sancionado com coima de € 60 a €
300 .

Infelizmente , esta não pode ser aplicada .
Por último, a parvalhona fez bem a chamar as autoridades.

Boas!

quando em maio mandei o meu civic para cima de uma mercedes vinha a policia atrás da mercedes... perguntaram se queriamos que eles tomassem conta da ocorrencia, eu disse que não pois era culpado a outra condutora tambem disse que não havia necessidade.

tiram medidas e fotografias assinei um documento com estes dados e eles foram a vida deles...

a perita da seguradora, (NSeguros) perguntou-me se havia policia envolvida, ao que disse que sim, ela falou com eles e aparentemente apenas tomaram nota dos dados dos condutores, das medidas e causas do acidente, mas o que eu e a condutora da mercedes assinamos foi um documento em que recusamos a intervenção da PSP!!!

multa nenhuma até hoje.

Artigo 24.º
Princípios gerais
1 - O condutor deve regular a velocidade de
modo que, atendendo às características e
estado da via e do veículo, à carga
transportada, às condições meteorológicas ou
ambientais, à intensidade do trânsito e a
quaisquer outras circunstâncias relevantes,
possa, em condições de segurança, executar as
manobras cuja necessidade seja de prever e,
especialmente, fazer parar o veículo no espaço
livre e visível à sua frente.
2 - Salvo em caso de perigo iminente, o
condutor não deve diminuir subitamente a
velocidade do veículo sem previamente se
certificar de que daí não resulta perigo para os
outros utentes da via, nomeadamente para os
condutores dos veículos que o sigam.
anteriores é sancionado com coima de € 120 a
€ 600.

Esta é a 1ª a ser aplicada após conclusão do inquérito.

Depois havia de ser aplicada esta :

Artigo 11.º
Condução de veículos e animais
1 - Todo o veículo ou animal que circule na via
pública deve ter um condutor, salvo as exceções
previstas neste Código.
2 - Os condutores devem, durante a condução,
abster-se da prática de quaisquer atos que
sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da
condução com segurança.
anteriores é sancionado com coima de € 60 a €
300 .

Infelizmente , esta não pode ser aplicada .
Por último, a parvalhona fez bem a chamar as autoridades.

Caríssimo, eu tento ser simpático com toda a gente, excepto quando isso acontece em sentido contrário. Nenhum exemplo melhor do que o próprio exemplo do tópico, no qual fui simpático, prestável e atencioso, até a senhora decidir não agir nestes moldes. Nunca deixei de ser simpático, nem antes nem depois da chamada das autoridades. O próprio sogro da senhora a repreendeu por isso (ele apareceu ainda antes das autoridades), porque fui sempre cordial e respeitoso.

Apenas lhe deixei uma frase mais amarga, no momento em que me despedi, deixando um silêncio na sala, e digo-lhe o mesmo a si: Espero sinceramente que se tiver o azar de ter um acidente por culpa sua, ninguém lhe faça o que me está a fazer (no seu caso, a dizer) a mim.

Quanto ao conteúdo do seu post, claramente está a leste da questão aqui tratada, pelo que não vou sequer responder.

quando em maio mandei o meu civic para cima de uma mercedes vinha a policia atrás da mercedes... perguntaram se queriamos que eles tomassem conta da ocorrencia, eu disse que não pois era culpado a outra condutora tambem disse que não havia necessidade.

tiram medidas e fotografias assinei um documento com estes dados e eles foram a vida deles...

a perita da seguradora, (NSeguros) perguntou-me se havia policia envolvida, ao que disse que sim, ela falou com eles e aparentemente apenas tomaram nota dos dados dos condutores, das medidas e causas do acidente, mas o que eu e a condutora da mercedes assinamos foi um documento em que recusamos a intervenção da PSP!!!

multa nenhuma até hoje.

Eu por acaso perguntei ao guarda se a coisa podia passar. Ele foi sincero e simpático (aliás todo o processo foi levado com calma e serenidade, como convém), mas disse que tinham mesmo de tomar conta da ocorrência. No entanto, disse que casos destes entram às centenas, e alguns são postos de lado. E que quando há feridos, álcool ou assim, é certo que o processo vai para a frente, mas neste caso como foi relativamente simples... Talvez passe.

Assim esperemos :)

Fotos do carro tens?

Tenho sim, mas preferia não partilhar :) Foi o meu primeiro carro, fiz muitos quilómetros com ele e custou-me imenso todo este problema. E agora só quero esquecer-me do azar que tive, e ver/partilhar fotos não ia ajudar em nada o processo...[;)]

Pensei em repará-lo mesmo assim, mas temos às vezes de deixar o coração de lado e ser racionais... O carro já era velho, e dava problemas mês sim mês sim. Tive mesmo de o descartar (incrível o valor emocional que damos a um simples objecto).

Há quase 4 anos estive envolvido num acidente nos mesmo moldes que tu, mas os danos foram minimos. A PSP tomou conta da ocorrência e disse que me ía autuar porque não tinha colocado o colete (não falou na hipótese de ser por ter batido por trás). Ora, aqui é que me chatearam...Então deixam-me estar 45 minutos fora do carro na via pública, enquanto fazia o seu trabalho e no fim de tudo, quando se iam embora, é que me dizem que me iam autuar por não ter colete? Porque que é que não me disseram para o colocar, assim que chegaram? A multa podiam ter passado na mesma, errei e como tal, nem vale a pena estar a desculpar-me. Mas a atitude é que me lixou. Valeu que a multa nunca chegou, até hoje.

Há quase 4 anos estive envolvido num acidente nos mesmo moldes que tu, mas os danos foram minimos. A PSP tomou conta da ocorrência e disse que me ía autuar porque não tinha colocado o colete (não falou na hipótese de ser por ter batido por trás). Ora, aqui é que me chatearam...Então deixam-me estar 45 minutos fora do carro na via pública, enquanto fazia o seu trabalho e no fim de tudo, quando se iam embora, é que me dizem que me iam autuar por não ter colete? Porque que é que não me disseram para o colocar, assim que chegaram? A multa podiam ter passado na mesma, errei e como tal, nem vale a pena estar a desculpar-me. Mas a atitude é que me lixou. Valeu que a multa nunca chegou, até hoje.

Isso de facto foi muito má vontade por parte das autoridades. Toda a gente comete erros, e aí é que entra a verdadeira civilização: Saber ver o ponto de vista do próximo, saber comunicar, saber ajudar e compreender, e pôr isso acima da lei. Quem apenas se limita a citar a lei (que é cega, como sabem), só demonstra desenvolvimento moral ao nível 2 (segundo Kohlberg), que é o nível convencional, infelizmente presente na maioria das pessoas (adivinhem quem é que neste tópico demonstrou estar nesse nível convencional, limitando-se a citar parte da lei, que ainda por cima nem se aplica neste caso...).

Lembro-me uma vez de ter ficado sem combustível a meio da noite perto de Portalegre, e sendo que nenhuma bomba estava aberta deixei-me ficar na estrada, até que passou a polícia e perguntou o que se passava. Foram simpáticos e quiseram ajudar, mas eles próprios saíram do carro sem colete, tive de ser eu a avisá-los do colete... [:D] Embora não fossem primeiros-ministros, nem doutores nem mestres em nada, demonstraram ter um desenvolvimento moral de nível pós-convencional (cujo expoente máximo está em casos como Ghandi, ou aqui entre nós, Aristides de Sousa Mendes, por exemplo).

Última edição:
Voltar
Superior