Acidente em rotunda

Sinistrada

New member
Boa noite,
A situação que vos vou descrever, passou-se em Janeiro passado mas, só esta semana tive a decisão definitiva do Fundo Garantia Automóvel. Pelo que me tenho apercebido, julgo que este fórum me poderá ajudar e aconselhar se devo ou não recorrer ao CIMPAS. Por isso, agradeço, desde já a vossa disponibilidade.
Pois bem, em Janeiro passado, após ter verificado que não circulava nenhum veiculo na rotunda, entrei na mesma e, já dentro dela, levo uma pancada no lado lateral esquerdo da minha viatura. A pancada foi tão forte que o meu carro rodopiou e, por momentos perdi o controlo do mesmo (valor da peritagem 2907.00€). Quando consegui pará-lo, vejo o jipe que me bateu parado na berma da estrada e quando volto a olhar, para meu espanto, vejo o mesmo a arrancar e a seguir viagem. Desesperada, pois era de noite e estava sozinha, não consegui ver a matricula e o meu primeiro instinto foi segui-lo. Assim o fiz. Uns metros à frente, apercebo-me que ele está a estacionar em frente a um edifício e paro atrás dele. Ambos saímos dos carros e noto imediatamente que se encontra embriagado. Quando o questiono sobre a fuga e falo em chamar a policia, a atitude dele foi entrar no carro dele e abalroar o meu até conseguir ter espaço para voltar a fugir (valor da peritagem 1385.00€). Enfim, um filme!
Entretanto, a policia chegou e, sem explicação possível, estava eu a dar os dados do veiculo (agora sim, tinha a matrícula! e o meu carro mais desfeito, é certo!) aparece, a pé, o individuo. Vinha entregar-se segundo as palavras dele. Fez o teste de alcoolemia e apresentava 2.13 (também fiz e zero). Foi detido e, mais tarde, na esquadra, venho a saber que o "senhor" além do álcool, não tinha seguro, nem carta!!! Para cumulo da situação, e apenas por curiosidade, eu fui ao julgamento na segunda-feira seguinte (o acidente foi um sábado), conforme notificada (ausência não justificada seria motivo de multa) para testemunhar. O "senhor" que já tinha alertado a policia, como não tinha meios para se deslocar, depois de lhe terem apreendido a viatura, não apareceu!!
Resumindo, tive de participar ao Fundo Garantia Automóvel que assumiu o segundo acidente mas, o primeiro não. Contrapus a decisão deles e, hierarquicamente, voltaram a decidir que não assumem. Argumentam que não cedi passagem ao veiculo sem seguro.
Para minha defesa: -eu abrandei e verifiquei que não circulava nenhuma viatura; -a viatura sem seguro vem duma estrada com STOP e eu vinha duma via com triângulo de cedência de passagem; - a pancada foi tão forte que conseguiu fazer rodopiar o meu carro e um estrago de 2907€ ( o meu carro é um Fiat Stilo Van) denota-se que não parou no Stop, pois se assim fosse, nunca conseguiria atingir uma velocidade a ponto de causar danos tão elevados; - bate-me já na traseira, por cima da roda esquerda.
A minha dúvida é se acham que tenho hipóteses, recorrendo ao CIMPAS
. Isto porque sei que tenho de despender de 3% do valor reclamado e, para além disso, de tempo.

Obrigada pela vossa atenção e aguardo os vossos comentários/conselhos.
Cumps

Anexo uma imagem do local (eu vinha da via de onde vêm um carro branco e outro preto, lado a lado. O carro sem seguro vinha da estrada que tem o Stop)
Não consigo... infelizmente! :(

Última edição:
Faz upload no imageshack (ou outro site para alocar imagens), copias o url da foto, e depois clicas no botão à direita de um icone de uma carta, irá abrir uma janela, e lá colocas o url da foto

Em suma, do primeiro não há duvidas, és culpada , não interessa se tinha ou não seguro, inspecção , carta ou outras situações .Para levares a pancada do lado esquerdo e rodopiares, não estavas em linha de marcha com o outro carro caso contrário o embate seria mais natural acontecer na traseira do teu carro. Em todo o caso terá sempre que ser a user a provar que a culpa é do outro e não sua.
Da segunda decisão nada a dizer, está correcta .

Bom dia.
Boomer, agradeço a ajuda. Logo, vou tentar seguir as tuas indicações pois, onde estou não tenho hipótese.
BlueJimny, reside nesse ponto o meu problema porquê? não agi correctamente?
Rucsantos, não há duvidas que sou culpada? a viatura sem seguro bateu-me na traseira...lateral traseira. Além disso, ele vinha dum STOP. Desculpem a minha ignorância mas, não há diferença entre um triângulo de cedência de passagem e um STOP? Para não falar na velocidade a que ele vinha que tinha de ser excessiva, já que o valor da reparação é mais alto que o valor do segundo sinistro, onde ele bate propositada e violentamente, sem dó ou piedade. A minha dúvida é mesmo e só em relação ao primeiro sinistro. Antes de partir para outras instâncias, gostava de saber se é assim tão linear, a análise deste tipo de acidentes, do género "chapa cinco".
Percebo que apenas com a minha narração dos factos, seja complicado opinarem. Por isso,logo vou tentar anexar alguma da documentação que tenho, como fotos e participação ao FGA.
Obrigada a todos pela força.

Fotos do veículo ajudam. E descrição detalhada.

Mas pelo que percebi se o primeiro embate foi numa Rotunda, entendo a sua frustração, mas em principio será culpada. A não ser que consiga provar que o jipe vinha de uma rua com Stop, e mesmo a provar isso, é difícil dizer a que velocidade circulava o jipe. A única hipótese de o jipe ser considerado culpado é que tenha batido apenas na traseira do seu veículo.

Se eu mandasse, o condutor teria que pagar todos os estragos, indemnização e ainda ia preso.

Pela descrição a posição do FGA parece a mais natural, o desrepeito pela prioridade de quem circula na rotunda.

Fotografias do local ou um desenho mais esclarecedor.

Bom dia.
Boomer, agradeço a ajuda. Logo, vou tentar seguir as tuas indicações pois, onde estou não tenho hipótese.
BlueJimny, reside nesse ponto o meu problema porquê? não agi correctamente?
Rucsantos, não há duvidas que sou culpada? a viatura sem seguro bateu-me na traseira...lateral traseira. Além disso, ele vinha dum STOP. Desculpem a minha ignorância mas, não há diferença entre um triângulo de cedência de passagem e um STOP? Para não falar na velocidade a que ele vinha que tinha de ser excessiva, já que o valor da reparação é mais alto que o valor do segundo sinistro, onde ele bate propositada e violentamente, sem dó ou piedade. A minha dúvida é mesmo e só em relação ao primeiro sinistro. Antes de partir para outras instâncias, gostava de saber se é assim tão linear, a análise deste tipo de acidentes, do género "chapa cinco".
Percebo que apenas com a minha narração dos factos, seja complicado opinarem. Por isso,logo vou tentar anexar alguma da documentação que tenho, como fotos e participação ao FGA.
Obrigada a todos pela força.

Em relação ao meu comentário, apenas me expressei com base no que escreveu, foi abalrroada na parte lateral esquerda, caso muito comum por exemplo , nas saídas de rotundas por quem vem a cortar de dentro para fora e normalmente em rotundas com duas ou mais vias de trânsito. Depois escreve que é embatida na parte lateral esquerda traseira. Junto à cava da roda ? Nesta última situação a questão , no meu entender já puderá tender para outra decisão , no entanto , terá que a user provar sempre que , o mesmo desobedeceu à obrigação de parar imposta pelo sinal B2, que infringiu o artigo 24 do C.E., que agiu com culpa e dolo na intenção de a abalrroar , etc, etc. . O ónus da prova vai estar sempre do seu lado.
Peça que seja efectuado uma reconstituição de acidente a fim de , poder defender a sua tese.
Boa sorte.

O que FGA assumir fica com direito de regresso sobre o condutor do veículo sem seguro.
A prisão é com o tribunal.

Ajudava muito se , a maioria deles os tivesse negros e os mandassem umas temporadas lá para dentro. Pelo menos uma parte deles era bem capaz de se arrepender e não voltar a cometer crimes rodoviários.

Em relação ao meu comentário, apenas me expressei com base no que escreveu, foi abalrroada na parte lateral esquerda, caso muito comum por exemplo , nas saídas de rotundas por quem vem a cortar de dentro para fora e normalmente em rotundas com duas ou mais vias de trânsito. Depois escreve que é embatida na parte lateral esquerda traseira. Junto à cava da roda ? Nesta última situação a questão , no meu entender já puderá tender para outra decisão , no entanto , terá que a user provar sempre que , o mesmo desobedeceu à obrigação de parar imposta pelo sinal B2, que infringiu o artigo 24 do C.E., que agiu com culpa e dolo na intenção de a abalrroar , etc, etc. . O ónus da prova vai estar sempre do seu lado.
Peça que seja efectuado uma reconstituição de acidente a fim de , poder defender a sua tese.
Boa sorte.

Obrigada, antes demais.
Sim, o primeiro embate e motivo pelo qual aqui estou a pedir a vossa ajuda, foi na parte lateral esquerda traseira, por cima da roda. Amanhã vou tentar colocar aqui as imagens que mostram como o meu carro ficou. Sabe me dizer se, através do CIMPAS, posso pedir essa reconstituição do acidente de que fala?
Pelo que me parece, perante as opiniões que aqui tem deixado, afinal poderá existir outra conclusão diferente daquela que o FGA teve. Na verdade, gostava de entender se existem hipóteses e devo mesmo recorrer ao CIMPAS ou se isso seria apenas perder mais dinheiro e tempo.

Em suma, do primeiro não há duvidas, és culpada , não interessa se tinha ou não seguro, inspecção , carta ou outras situações .Para levares a pancada do lado esquerdo e rodopiares, não estavas em linha de marcha com o outro carro caso contrário o embate seria mais natural acontecer na traseira do teu carro. Em todo o caso terá sempre que ser a user a provar que a culpa é do outro e não sua.
Da segunda decisão nada a dizer, está correcta .

O embate foi na lateral esquerda traseira. Lamento se não o referi logo de início. Ou seja, a pancada foi por cima da roda esquerda traseira.
Provar que assim foi só mesmo as fotos do meu carro porque não tenho testemunhas e a policia só interveio no segundo sinistro, já assumido pela FGA.
Obrigada

Obrigada, antes demais.
Sim, o primeiro embate e motivo pelo qual aqui estou a pedir a vossa ajuda, foi na parte lateral esquerda traseira, por cima da roda. Amanhã vou tentar colocar aqui as imagens que mostram como o meu carro ficou. Sabe me dizer se, através do CIMPAS, posso pedir essa reconstituição do acidente de que fala?
Pelo que me parece, perante as opiniões que aqui tem deixado, afinal poderá existir outra conclusão diferente daquela que o FGA teve. Na verdade, gostava de entender se existem hipóteses e devo mesmo recorrer ao CIMPAS ou se isso seria apenas perder mais dinheiro e tempo.

Para pedir a reconstituição do acidente deve efectuar esse pedido à sua seguradora, onde depois , serão noemados dois peritos, um de cada companhia e um terceiro( árbitro) com o puder de decisão( Sr. Valium corriga-me se estiver enganado ).

O CIMPAS não sere para isso , serve para mediar conflitos entre segurado e segurador.

Para pedir a reconstituição do acidente deve efectuar esse pedido à sua seguradora, onde depois , serão noemados dois peritos, um de cada companhia e um terceiro( árbitro) com o puder de decisão( Sr. Valium corriga-me se estiver enganado ).

O CIMPAS não sere para isso , serve para mediar conflitos entre segurado e segurador.

Pois... mas o FGA já encerrou o processo, por isso é que estou a ponderar recorrer ao CIMPAS, entidade que me resta, tanto quanto o FGA me explicou. Além disso, a minha seguradora não teve qualquer intervenção no processo.
Obrigada

Voltar
Superior