Acidente, como proceder

Convidas-me a ler o q? Nao vejo artigo nenhum :) E tb gostava de ler o artigo que diz que 2/3 da Autobahn já nao sao Autobahn. Da ultima vez que li a UE estava a tentar convencer os alemaes a impor limites de velocidade sem sucesso. E podes vir falar do país A e B, pq basta 1 exemplo de uma autoestrada sem limites em que o nº acidentes nao é maior, para todos os outros estarem errados a nao ser que a cena do Shumacher conduzir bem afinal seja coisa genética só existente na Alemanha

Última edição:
Convidas-me a ler o q? Nao vejo artigo nenhum :) E tb gostava de ler o artigo que diz que 2/3 da Autobahn já nao sao Autobahn. Da ultima vez que li a UE estava a tentar convencer os alemaes a impor limites de velocidade sem sucesso. E podes vir falar do país A e B, pq basta 1 exemplo de uma autoestrada sem limites em que o nº acidentes nao é maior, para todos os outros estarem errados a nao ser que a cena do Shumacher conduzir bem afinal seja coisa genética só existente na Alemanha

Actualmente, só um terço das Autobahn não têm limite imposto. E mesmo esse terço, actualmente, costuma estar tão congestionado, que raros são os sítios onde há espaço para "fazer o gosto ao pé". Mas se na Suécia e em Inglaterra há menos acidentes que na Alemanha, talvez seja de suspeitar que são eles que têm razão e não os alemães... Digo eu... :sh) Mas aqui fica o artigo 18º do CE, que tu insistes em dizer que não existe:

Artigo 18.º
Distância entre veículos
1 O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que
o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita
paragem ou diminuição de velocidade deste.

2 O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente
para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma
faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.
3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 60€ a 300€.

Tenho uma duvida...eu felizmente nunca bati, e não sei o que se deve fazer caso o faça...

declaração amigavel é um papel da companhia de seguros mas é obrigatorio andar com isso? é que eu nao ando com nada nem canetas pa escrever , acho que se bater nem tenho maneira de tomar nota de nada[:D] :sh)

já agora o k se deve fazer(mesmo sem bater)?

Tiveste azar zx-9r! :( mas deixa lá, o que importa é que não houve danos físicos, apenas chapa! [;)] ainda há pouco tempo também tive um acidente e sei que a situação é muito chata! :(

Como já te disseram, deves falar com o teu mediador para saber quanto te pode agravar o seguro! Se o que tens de gastar em pagar o arranjo compensa em relação ao agravamento do seguro, mais vale optar por essa opção!

Tudo se irá resolver! [;)]

Luis Miguel e o artigo que define essa distancia de seguranca minima a partir da qual dá multa está onde? :) Ou será que a lei está num portugues tao abstrato que é impossivel multar através dela será? :)

Última edição:
Luis Miguel e o artigo que define essa distancia de seguranca minima a partir da qual dá multa está onde? :) Ou será que a lei está num portugues tao abstrato que é impossivel multar através dela será? :)

Eu sei que o valor pode ser muito variavel, mas alguem me sabe dizer um valor aproximado de quanto poderá ficar a reparação do meu automovel?

o para choques deve precisar de ser substituido, e o capot algum trabalho de bate chapa (ficou apenas ligeiramente amolgado), alem da pintura do mesmo

será trabalho para que valores +-? (substituição para choques + batechapa capot + pintura capot + mão obra)

o carro é um polo 1.0 de 1998

Boa tarde,

Tive àbocado um acidente com a minha viatura, embati na traseira de outra que travou de repente porque a viatura à frente desta, um carro de condução, travou de repente e sem motivo aparente.

resultado, o meu para choque metido para dentro e o capot empanado (o compartimento do motor está intacto felizmente), o carro da frente para choques traseiro partido e mala não abre.

Independentemente disto, sei que obviamente a culpa foi minha e dei-me como culpado na declaração amigavel de acidente.

A questão é, como se processa agora isto? Amanhã vou ligar para a seguradora para esclarecer. Mas pelo que tenho ideia, há possibilidade de pedir à seguradora, ou não, para pagar o arranjo das viaturas (sendo que aumenta substancialmente a franquia), ou posso ser eu a pagar a pronto os arranjos para não me agravar a franquia?

qual a melhor solução neste caso, o que me recomendam?

obrigado
Viva,

Felizmente nunca bati, mas infelizmente já me bateram várias vezes.

Numa situação óbvia fizeste bem em assumir e preencher a declaração amigável. A polícia, ela própria, recomenda que se recorra a esse meio antes dela ser invocada - que implica logo um pagamento por parte de quem a invocou.

A declaração amigável do acidente tem que ser sempre entregue à tua companhia de Seguros, já que, pelo que descreves do acidentes a culpabilidade será a ti atribuída, a tua seguradora vai pagar os dandos do outro condutor.

O caso coloca-se é se tens um seguro de "danos próprios", além do de "terceiros". Aqui depdende da extensão dos danos e da tua franquia. Se a estimativa do arranjava for baixa (200€, por exemplo) mais vale pagares do teu bolso, não ficas com "cadastro" na seguradora e não te afecta o próprio seguro. Se for elevado aí sim, o seguro serve para alguma coisa.

É fácil falar da situação alheia. Qualquer português diz que é bom condutor e a culpa é dos outros. Eu tenho essa mentalidade, e todos nós temos - quer admitam, quer não - embora reconheça que em algumas situações me exceda a mais do que deveria ser o aceitável para ter uma completa segurança. É certo que devemos ser responsáveis por garantir uma segurança mínima de travagem. Nada a dizer. Mas também é certo que não nos podemos dar ao luxo de manter cada um de 100m de distância do veículo que nos precede pois isso embaraça o trânsito (sendo uma contra-ordenação). Especialmente no interior de localidades onde o trânsito é compacto e as travagens repentinas são o prato do dia. Da mesma forma, o veículo da frente não pode travar bruscamente sem razão (outra contra-ordenação). E quando misturamos o stress de necessitarmos de honrar alguns compromisso e apanhamos alguém a empanar a circulação, sem razão aparente, a circular a 40km/h numa zona de 90km/h o nosso irracinal dispara. Não é desculpa, mas por vezes é necessário para compreender certas situações.

Marco

É pá que treta de paleio que aqui andou da distância de segurança. Já me aconteceu uma parecida porque pensei que o carro à minha frente tinha arrancado, e até tinha só que a senhora deixou o carro ir abaixo na subida. Eu avancei e ia a olhar para o lado para ver se vinha alguém e bati-lhe. Foi uma distracção minha e dei-me logo como culpado.

Estar aqui a dar lições de moral/código a um condutor que tem consciência que errou e que não fugiu às reponsabilidades, e ainda por cima vir com exemplos da maravilha que é lá fora, isso sim é mentalidade tuga!

Voltar
Superior