Acidente com pessoa sem carta

Charger144

Well-known member
A minha irmã deu um toque por trás em uma moto, conduzida por uma pessoa sem carta.

Ela foi bastante simpática (na minha opinião em exagero) e resolveu não chamar a polícia e ainda aceitou pagar metade do prejuízo, que não foi nada por aí além..

Só por curiosidade, se ela tivesse chamado a polícia, o gajo lixava-se e ela pagava o prejuízo na mesma, ou nesse caso, para além de se lixar, ele também ficava a arder?

A minha irmã deu um toque por trás em uma moto, conduzida por uma pessoa sem carta.

Ela foi bastante simpática (na minha opinião em exagero) e resolveu não chamar a polícia e ainda aceitou pagar metade do prejuízo, que não foi nada por aí além..

Só por curiosidade, se ela tivesse chamado a polícia, o gajo lixava-se e ela pagava o prejuízo na mesma, ou nesse caso, para além de se lixar, ele também ficava a arder?

O que é que os seguros dizem disso tudo?

Resposta a bold.

Condução sem carta é crime, portanto... Safou-se de uma ida a tribunal e penso que de uma pena de prisão, pelo menos. Fora a multa (coima é só para contra-ordenações).

basicamente isto:

o gajo lixava-se e ela pagava o prejuízo TODO

basicamente isto:

o gajo lixava-se e ela pagava o prejuízo TODO

Se ela tem seguro de terceiros, só ia pagar a reparação do próprio carro, os danos na mota como o condutor não tinha carta, o seguro do carro, paga o arranjo da mota e pede o que reembolso ao condutor, porque o condutor da mota pode não ser o proprietário da mota.

Se fosse lá a policia o gajo era detido por condução sem habilitação legal. O seguro iria-se descartar e a tua irmã teria que colocar uma acção em tribunal a solicitar a indeminização/pagamento das custas

Se fosse lá a policia o gajo era detido por condução sem habilitação legal. O seguro iria-se descartar e a tua irmã teria que colocar uma acção em tribunal a solicitar a indeminização/pagamento das custas

Não percebi.

Qual dos seguros iria descartar-se?

É que o carro dela não teve nada, foi só mesmo a mota que precisou de uma pequena reparação.

Não percebi.

Qual dos seguros iria descartar-se?

É que o carro dela não teve nada, foi só mesmo a mota que precisou de uma pequena reparação.
O seguro da tua irmã ia descasrtar-se do pagamento do arranjo da mota.

Resumindo: a tua irmã vai pagar metade do arranjo e o artista vai continuar a andar por aí sem carta.
Eu aí não facilitava, chamava logo a polícia. O máximo que podia pagar era o agravamento do seguro e sendo um arranjo pequeno se calhar o agravamento nem existia ou era mínimo, mas o gajo antes de pegar outra vez numa mota pensava duas vezes.

Última edição:

Resumindo: a tua irmã vai pagar metade do arranjo e o artista vai continuar a andar por aí sem carta.
Eu aí não facilitava, chamava logo a polícia. O máximo que podia pagar era o agravamento do seguro e sendo um arranjo pequeno se calhar o agravamento nem existia ou era mínimo, mas o gajo antes de pegar outra vez numa mota pensava duas vezes.

Pois, também foi isso que eu disse a ela. O "artista" vai ficar com a sensação de que pode continuar a fazer o mesmo, e ainda lhe pagam a reparação em caso de acidente

Enfim, como ela estava com pressa e o gajo lá fez um choradinho para não ser apanhado, ela acabou por ceder.

Se fosse eu, pelo menos dizia que não pagava nada, e cada um ia à sua vida. Acho que era "justo".

Não.

Estás a confundir.

- A senhora como deu causa ao acidente é "culpada", e a sua seguradora vai pagar.
- Não existe nenhuma relação com o condutor da mota (e sua seguradora);

Se fosse ao contrário:

- O seguro do condutor da mota pagava e pedia o valor em direito de regresso (27º regime seguro obrigatório) [basta não ter carta para a seguradora ter esse direito, não se exige mais que isto];

- A mota também não tinha seguro: fundo garantia automóvel.

O que acontecia: detenção por condução sem habilitação.

Nota que o facto do senhor não ter carta não faz que seja automaticamente culpado do acidente, tem que se fazer a prova na mesma, se não for culpado não é por não ter carta que vai ser.

Se for culpado e não tem carta depois como vai ser o seu seguro a pagar vai ter que responder perante a seguradora ( direito de regresso).

Se não é culpado nem é a sua seguradora que vai pagar por isso... é irrelevante.

Não é mais preocupante o gajo não ter carta e continuar aí na boa? Culpado ou não... Até porque não é nenhum condutor que determina quem é culpado ou não.

A resposta já foi dada...

Quanto à situação em si, se não tem carta era chamar autoridades...

Concordo, mas também percebo o lado da minha irmã.

Da última vez que chamei a polícia por causa de uma ocorrência de trânsito, demoraram 50 minutos para chegar.

O mais certo é que entretanto o gajo punha-se em cima da moto e desaparecia. (pelo menos nesse caso ela não teria de pagar nada)

Concordo, mas também percebo o lado da minha irmã.

Da última vez que chamei a polícia por causa de uma ocorrência de trânsito, demoraram 50 minutos para chegar.

O mais certo é que entretanto o gajo punha-se em cima da moto e desaparecia. (pelo menos nesse caso ela não teria de pagar nada)

Pois... mas saiu impune, por não estar habilitado ou na eventualidade, a estar mas ter a carta apreendida...

Voltar
Superior