Acidente com Fiesta Van Sport

heliacovas

New member
Boa tarde a todos. Na madrugada do dia 10 de março bateram no meu carro (ford fiesta van sport 2010)quando se encontrava estacionado à porta. O indivíduo bateu e fugiu. Na manhã chamei a psp ao local para apresentar queixa contra desconhecidos. O meu carro ficou bastante maltratado como é visível pela foto (foto 1). Entretanto ainda durante essa manhã, o veículo que bateu no meu foi localizado umas ruas mais abaixo (volskwagen golf) porque também não ficou em grandes condições de andar (foto 2). O dono foi identificado e tem apólice de seguro válida. O meu carro foi para a Ford e já foi peritado. O valor comercial que a companhia queria dar era de 6500€ e o valor da reparação ficou em 6225€. Avancei para a reparação porque a Ford garantiu que o carro ficava a 100%. Os danos foram a dianteira (o meu carro foi embater no carro do vizinho que se encontrava estacionado à minha frente) e os danos mais graves foram na traseira (vai levar tudo novo). O que me preocupa é que o charriot/chassis (não sei se é a mesma coisa) entortou devido à ação do eixo que partiu. A reparação levada a cabo pela Ford consiste em cortar esse segmento que dobrou, substituir e colocar um novo. A minha questão é: em termos de segurança é a mesma? alguém conhece a constituição do charriot deste carro e realmente é constituído na traseira por vários segmentos? A ford garante que o carro fica bom, que vai ao banco de ensaio e que me dão 2 anos de garantia da reparação, mas..continuo com algumas dúvidas. Acrescento que apesar do carro ter ficado imobilizado, os documentos não foram apreendidos pela psp, pelo que não poderei requerer uma inspeção de tipo B (informei-me hoje num centro). Agradeço qualquer ajuda e opiniões.fiesta.jpg golf.jpg

Queres um conselho de quem já teve um acidente com um 206 comercial onde o eixo traseiro partiu?
Repara -> Vende -> Compra um novo!

Por mais perfeita que a reparação fique nunca é o mesmo e vai haver sempre folgas e problemas no futuro!

A 100% não acredite que fique, embora possa ficar imperceptível. No entanto, tiveste sorte em ser encontrado o responsável pelo acidente.

Queres um conselho de quem já teve um acidente com um 206 comercial onde o eixo traseiro partiu?
Repara -> Vende -> Compra um novo!

Por mais perfeita que a reparação fique nunca é o mesmo e vai haver sempre folgas e problemas no futuro!

Ou seja passar o problema a terceiros como se nada fosse.

Eu nestas coisas lembro-me sempre de um teste efectuado num qualquer programa. Pegaram em dois carros idênticos, mas um deles tinha sido envolvido num grave acidente e posteriormente reparado.
Os resultados foram estes:

Cada caso é um caso, mas o que não devem faltar são carros usados que já não se encontram em condições e continuam no mercado para alguém ganhar uns trocos.

Há quem faça da venda se carros salvados (batidos) negócio, eu proprio andei a ver se comprava um a bom preço para arranjar e ficar como 2º carro. Bem a questão aqui é que o carro nunca fica tão resistente como quando é novo, isto porque apesar de te meterem uma traseira nova (isto é possivel porque os carros têm vários pontos de soldadura one podes remover uma parte e voltar lá a colocar uma nova) é que a resistência do encaixe entre a parte frontal e a traseira nunca mais vai ser como antes porque essa parte sofreu forças de pressão devido ao embate. No entanto para o andamento normal do carro não deverás de ficar com qualquer problema nem deves de sentir diferenças, só mesmo em caso de novo embate é que o carro se vai mostrar mais frágil. No entanto fiquei admirado da companhia de seguros optar por compôr o carro. Hoje em dia quando o valor da reparação se aproxima do valor comercial do carro costumam logo dá-lo como perda total.

Ou seja passar o problema a terceiros como se nada fosse.

Eu nestas coisas lembro-me sempre de um teste efectuado num qualquer programa. Pegaram em dois carros idênticos, mas um deles tinha sido envolvido num grave acidente e posteriormente reparado.
Os resultados foram estes:

Cada caso é um caso, mas o que não devem faltar são carros usados que já não se encontram em condições e continuam no mercado para alguém ganhar uns trocos.

Só para dizer que vendi ao Stand oficial da Peugeot onde o comprei nunca o venderia a particular, prova disso é ter "perdido" dinheiro com a venda!
O que fizeram com ele? Pois isso é com o stand..

E não me venham dizer que o carro fica igual a novo.. pois não fica e com o tempo os problemas surgem!
Basta perguntarem a qualquer mecânico de confiança ou sério.

Ahh e digo mais.. claro que os mecânicos da Ford dissera-te que o carro ia ficar igual a novo, sabes porquê?!

Porque a oficina têm maior lucro a reparar o carro que a venderem-te um novo!
As percentagem de venda (LUCRO) de um carro novo é pouca comparada com a percentagem sobre as peças e da mão de obra.. ou seja, o grosso do negócio não está na venda do carro em si, mas sim nas reparações/manutenções!

Como o outro diz.. vale a pensa pensar nisto! [;)]

Só para dizer que vendi ao Stand oficial da Peugeot onde o comprei nunca o venderia a particular, prova disso é ter "perdido" dinheiro com a venda!
O que fizeram com ele? Pois isso é com o stand..

Basta o stand descobrir que ocultaste o sucedido e podes ter um processo nada meigo em cima.

Se o carro não vai ficar em condições depois de reparado nunca se deverá proceder à reparação. É demasiado estúpido e uma despesa enorme.

Vocês andam a ver muitos filmes.

O vídeo do Fifth Gear então...Aquilo só serve para demonstrar o porquê da necessidade de vasculhar o historial de um carro aquando da sua compra para prevenir casos de burla, roubo, acidentes, etc, e não que comprar carros acidentados é mau.

A reparação do carro que eles compraram foi feita às três pancadas daí a deficiência durante o choque. Se a reparação for feita como deve ser, no local apropriado o carro fica como novo a não ser que, os danos sejam em pontos onde não é possível efectuar uma reparação e normalmente nestes casos, as seguradoras costumam dar perda total.

Vocês andam a ver muitos filmes.

O vídeo do Fifth Gear então...Aquilo só serve para demonstrar o porquê da necessidade de vasculhar o historial de um carro aquando da sua compra para prevenir casos de burla, roubo, acidentes, etc, e não que comprar carros acidentados é mau.

A reparação do carro que eles compraram foi feita às três pancadas daí a deficiência durante o choque. Se a reparação for feita como deve ser, no local apropriado o carro fica como novo a não ser que, os danos sejam em pontos onde não é possível efectuar uma reparação e normalmente nestes casos, as seguradoras costumam dar perda total.

O problema é que nestas situações, o que normalmente acontece, é fazer a reparação o mais barato possível. Afinal de contas é para vender, e o que interessa é ganhar dinheiro.
Depois quem compra o carro se calha ter um azar, em vez de um valente susto pode sair com problemas mais graves.
E atenção que estou a falar de acidentes graves, e não de pequenos toques. Por mais competente que seja a reparação, o carro nunca vai ficar como novo.

Não estou a dizer que comprar carros usados é mau, nem pouco mais ou menos. Mas que existem muitos carros nas nossas estradas que deviam estar na sucata, não tenho qualquer dúvida.

Boa tarde. Penso que a leitura do pdf, cujo link abaixo coloco poderá dissipar algumas dúvidas que tem em relação, à resistência de um carro em caso de acidente após ter sido CORRECTAMENTE reparado.

http://thatcham.org/research/pdfs/research_news_2011_3.pdf

http://thatcham.org/research/pdfs/research_news_vol4_issue9.pdf
Vejam estes links.

Dei uma olhadela rápida pelo primeiro e a não ser que devido à minha leitura na diagonal esteja a tirar as conclusões erradas, as conclusões que tiraram entre o teste de colisão entre um insignia novo (acho que usaram como referência os resultados dos testes EuroNCAP) e o reparado foi que os resultados foram muito semelhantes. Apesar de os carros serem produzidos em série, ñão são iguais iguais, pelo que é aceitável existirem pequenas variações.

Se utilizares peças originais e o método de reparação for o recomendado, penso que não tens que ter muitas preocupações. Agora reparações às 3 pancadas e com peças chinocas, mais vale despachares isso. Basta olhar para o video do Fifth Gear.

Passando eu muito do meu tempo numa oficina de reparação automóvel,bate-chapas e pintura, e conhecendo bem como funciona todo esse universo, posso te dizer que esse Fiesta não tem nada que não seja perfeitamente reparável, com peças todas de origem e um bom trabalho pela parte da oficina fica como se nunca tivesse sofrido o acidente ;) eu reparava e ficava com ele, inclusive o meu carro já teve um acidente e não estou minimamente preocupado com isso ;)...podes estar descansado, se tens duvidas acerca da reparação levas contigo alguém que perceba bem disso aquando o levantamento do carro após reparado ;)

Basta o stand descobrir que ocultaste o sucedido e podes ter um processo nada meigo em cima.

Se o carro não vai ficar em condições depois de reparado nunca se deverá proceder à reparação. É demasiado estúpido e uma despesa enorme.

Vamos lá ver se nos entendemos.. É que é fácil acusar e mandar postas de pescada para o ar sem se saber do que se está a falar!
O carro foi arranjado pelo seguro no mesmo stand onde o comprei.. para alem do mais o dono é amigo da família e conheço bem os mecânicos!
Como o carro só tinha 6 meses a seguradora optou por o reparar.. e tive-o por mais 6 anos, no entanto como disse em cima é sempre um risco pois o carro nunca fica igual e fui logo avisado por eles no stand!

Como vez não há casos secretos nem processos e historias.. e já agora o que não deve faltar é pessoal que vende carros todos desgraçados a stands e nunca ouvi falar em processos do stand contra o antigo proprietário.. já o contrário.....

Vamos lá ver se nos entendemos.. É que é fácil acusar e mandar postas de pescada para o ar sem se saber do que se está a falar!
O carro foi arranjado pelo seguro no mesmo stand onde o comprei.. para alem do mais o dono é amigo da família e conheço bem os mecânicos!
Como o carro só tinha 6 meses a seguradora optou por o reparar.. e tive-o por mais 6 anos, no entanto como disse em cima é sempre um risco pois o carro nunca fica igual e fui logo avisado por eles no stand!

Como vez não há casos secretos nem processos e historias.. e já agora o que não deve faltar é pessoal que vende carros todos desgraçados a stands e nunca ouvi falar em processos do stand contra o antigo proprietário.. já o contrário.....

Mas afinal dizes que no futuro vão haver folgas e problemas e andaste com o carro durante mais 6 anos?
Decide-te.

Se a reparação e cortes, seja realizado pelo que a marca recomenda, ficará como igual

Agora se fôr como em muitos casos, que o que é feito é "aquecer" o aço e esticar... então aí, há bem diferenças.

Já coloquei em tempos, salvo erro no tópico da segurança rodoviária, vídeo que mostra a reparação de dois carros iguais.

Sendo que estes carros, foram lançados contra um muro a velocidade e zona de impacto igual, tendo sido realizada a medição dos estragos e zonas de absorção e forças "G".

Depois... um foi reparado conforme mandam as normas (e que fica caro) e outro, na típica situação de "esticar e aquecer aço"...

Finda a reparação, foram novamente lançados contra o mesmo muro... sendo que o que foi reparado conforme as normas, teve valores identicos ao que tinha obtido no primeiro acidente/antes reparação.

O outro, os valores hjá ficaram afastados, dos conseguidos no primeiro embate...

Se encontrar o vídeo, coloco-o aqui. [;)]

Voltar
Superior