Acidente com cavalo

Entretanto

Morreu menina de cinco anos ferida em choque com cavalo - Portugal - Correio da Manhã

Uma das crianças que ficou gravemente ferida num acidente rodoviário em Évora, na quarta-feira à noite, morreu esta sexta-feira, após várias horas em morte cerebral. A menina de cinco anos encontrava-se com “prognóstico muito reservado”, segundo as últimas informações do Centro Hospitalar Lisboa Norte, a que pertence o Hospital de Santa Maria.

A outra criança de 14 anos, que ficou gravemente ferida no acidente da EN 114, está “estável”, avança a Rádio Renascença.

Recorde-se que as duas crianças ficaram feridas com gravidade num acidente rodoviário em Évora, e foram transferidas para o Hospital de Santa Maria, enquanto os três adultos que sobreviveram estavam em estado considerado estável. A colisão entre dois veículos ligeiros e um cavalo já provocou quatro mortos.

É muito triste, e estou admirado como ainda não aconteceu igual por aqui! Existe uma quinta aqui da zona que tem lá cavalos sem ter vedações apropriadas para os conter, de tempos a tempos lá anda um(s) em pleno IP2...

É muito triste, e estou admirado como ainda não aconteceu igual por aqui! Existe uma quinta aqui da zona que tem lá cavalos sem ter vedações apropriadas para os conter, de tempos a tempos lá anda um(s) em pleno IP2...

A minha namorada de vez em quando tem que chamar a GNR porque os cavalos dos ciganos andam no meio da estrada. Por acaso é uma zona residencial, mas basta vir alguém mesmo dentro dos limites e está lixado...

Junto à minha casa já ocorreram alguns episódios... O último foi um boi (julgo que manso) que andava a passear no alcatrão, de noite. Resultado? Peugeot 206 para a sucata

Espero que se apurem responsabilidades e perceber porque razao o cavalo estava ali ... o dono está em apuros.

Que tragedia :( logo no Natal ...

Bastou-me o dia 23 à noite para ver uma série de barbaridades que podiam descambar em choque frontal. [8b]

É algo que me preocupa MUITO mais que malta em excesso de velocidade (diferente de velocidade excessiva).

Sim, vê-se cada coisa na estrada, que é de admirar não acontecerem mais casos destes...

Tenho um amigo carteiro que já há uns anos atrás ia na sua motoreta a entregar correspondência quando sai um cavalo disparado de um caminho e vem embater nele.

O animal (cavalo, não dono que esse nunca se chegou a saber quem era) teve que ser abatido (patas partidas) e o meu amigo ficou vários ossos partidos e sequelas para o resto da vida!

Já agora, ontem ao final do dia fiz uma tangente a um cão enorme, mas a filha de um colega meu não teve tanta sorte a semana passada e quando vinha para casa viu um vulto negro e sentiu o impacto que desfez quase a dianteira toda do carro: era um javali!

Isto vai de mal a pior. É mau quando são animais selvagens, mas quando são mansos é ainda mais complicado.

Creio que não é o caso, mas conheço um em que, por malvadez, cortaram a vedação a um criador de porcos. No outro dia quando soube do ocorrido e apareceu a GNR viram a vedação cortada. Felizmente não houve nenhum acidente. Apenas 4 ou 5 porcos nunca mais apareceram!!!

Espero que se apurem responsabilidades e perceber porque razao o cavalo estava ali ... o dono está em apuros.

Que tragedia :( logo no Natal ...

Ou não...agora dizem que o Chip que o animal têm não identifica ninguém, ou seja, não se consegue atribuir responsabilidades a ninguém, pelo menos para já.

Dizem que na altura do registo, os dados podem ter sido mal introduzidos...cheira-me mal esta história.

Mas vejam do que o dono do animal se está a safar!

Quem é de Évora sabe bem a presença de cavalos e outros animais nas estradas aqui da zona nos últimos tempos.

Posso dizer que faço uma estrada nacional todos os dias para o trabalho e encontro ciganos com cavalos frequentemente, eles até tem um acampamento a escassos kms daqui... Hoje de manhã estava um a pastar perto da estrada.
Um colega meu que anda mais por fora, avistou há pouco cavalos à solta no parque industrial, perto de zonas comerciais (!!!). Um amigo meu no outro dia ao ir para casa depois das 23h presenciou cavalos perto das piscinas municipais (que é uma zona completamente URBANA!).
Ainda há bem pouco tempo um conhecido meu na estrada de Arraiolos (que já foi referenciada aqui), fez uma manobra à fitipaldi porque andavam cavalos alegremente na nacional a passear.

Responsabilidades? Zero.
Pro-atividade das autoridades na resolução? Zero.
Operações STOP, radares, caça à multa e tudo mais que sirva para armazenar € de quem anda a trabalhar e a viver condignamente? Constantemente.

Enfim. :sh)

Em Évora actualmente há cavalos da ciganada por tudo o que é sitio que tenha pastagem verde.
Ainda hoje na zona industrial vi uma carroça com ciganos e três cavalos cá fora, sendo que só um é que puxava, os outros deviam de ir para a pastagem.

Évora atualmente tem uma data de acampamentos de ciganos.

Quem é de Évora sabe bem a presença de cavalos e outros animais nas estradas aqui da zona nos últimos tempos.

Posso dizer que faço uma estrada nacional todos os dias para o trabalho e encontro ciganos com cavalos frequentemente, eles até tem um acampamento a escassos kms daqui... Hoje de manhã estava um a pastar perto da estrada.
Um colega meu que anda mais por fora, avistou há pouco cavalos à solta no parque industrial, perto de zonas comerciais (!!!). Um amigo meu no outro dia ao ir para casa depois das 23h presenciou cavalos perto das piscinas municipais (que é uma zona completamente URBANA!).
Ainda há bem pouco tempo um conhecido meu na estrada de Arraiolos (que já foi referenciada aqui), fez uma manobra à fitipaldi porque andavam cavalos alegremente na nacional a passear.

Responsabilidades? Zero.
Pro-atividade das autoridades na resolução? Zero.
Operações STOP, radares, caça à multa e tudo mais que sirva para armazenar € de quem anda a trabalhar e a viver condignamente? Constantemente.

Enfim. :sh)

E a pro-atividade de todas as pessoas que referistes nessas situações? Alguma delas telefonou para alguma autoridade? Ou apenas viu e seguiu a sua vida sem pensar que ao ligar para o 112 a pedir intervenção das autoridades pode prevenir um acidente?

Ainda lá está um monte de latas à beira da estrada... Não se percebe nada.

Ao que parece os falecidos eram da zona do Seixal.

Vou-me abster de fazer muitos comentários, visto que não acho normal andar um cavalo à solta aí, nesse mesmo sitio já apanhei Javalis e Cães, agora cavalos?
Posso dizer que já fiz essa estrada centenas e centenas de vezes, às mais variadas horas, nos mais variados dias e em 80% das ocasiões apanhei viaturas da BT, ora a andar pela berma a patrulhar, ora em radares, ora em OP. Stop, ora parados nas bombas da GALP, à procura daquilo que todos sabemos (€). Curiosamente, no dia de Natal, em que milhares de familias regressam às áreas metropolitanas do país, anda um cavalo à solta numa nacional movimentadíssima e ao contrário do que é habitual, não havia nenhuma viatura da BT na zona, curioso...!!! Eu já fui mandado parar na Pêramanca às 2h da manhã de uma 3ª feira, em que não se via uma alma na estrada, mas nestes dias (que até nem há ninguém na estrada :rolleyes:) onde está a BT?
Ah, e mandando mais uma achega -> Hoje de manhã lá ia o Lexus IS preto "JX" facturar mais uns trocos para a passagem de ano.

Mas onde é que está a prevenção?

Estava a chover, quando está de chuva eles não trabalham.

Mas não percebi de onde veio o cavalo... a quinta que fica ao lado do local do acidente tem cavalos mas ao que parece não era deles...

Também não estavam ciganos acampados na zona, pelo menos que saiba. Mas é verdade, os cavalos dos ciganos andam muita vez à solta nas estradas, já chamei a GNR por duas ou três vezes quando apanhei cavalos de ciganos na estrada, é claro que eles não foram lá, mas de qualquer maneira ficaram avisados.

O cavalo tinha chip mas ao que parece não se consegue saber o dono... obrigaram-me a registar a minha cadela com chip e tem lá os meus dados, mas um cavalo pode andar sem registo algum, este País é uma anedota.

Lamento muito as mortes inocentes deste acidente e em especial a criança... Paz às suas almas.

PS: Quando trabalhei há uns anos na vigilância florestal ao serviço da protecção civil municipal tinhamos de patrulhar o concelho com uma carrinha auto tanque. Numa dessas patrulhas encontramos um rebanho de vacas numa estrada municipal, os animais estavam a seguir a umas curvas.

Liguei para a GNR a participar a ocorrência porque estava em causa a segurança, qual foi o meu espanto quando ouvi a resposta do xôr GNR do outro lado... 'então e quer que façamos o quê'?

Enfim, quase o mandei ir ter com a mãe dele... Quando se dignaram a mandar uma patrulha ao local, e depois e lhes ter dito umas quantas ao telefone, já as vacas tinham sido presas pelo pastor.

Não percebo porque não encerram antes os postos da GNR em vez de encerrarem os hospitais.

Última edição:
E a pro-atividade de todas as pessoas que referistes nessas situações? Alguma delas telefonou para alguma autoridade? Ou apenas viu e seguiu a sua vida sem pensar que ao ligar para o 112 a pedir intervenção das autoridades pode prevenir um acidente?

Não sei que comportamento tem a GNR de Évora nestes casos, mas posso dizer que no verão passado por volta das 23h apanhei dois touros numa estrada nacional na zona do minho. Ligamos para o posto da GNR mais próximo e a resposta que tivemos foi: "Ah, sim.. estou a ver mais ou menos qual é a zona, é normal andarem uns touros por aí. Se houver disponibilidade de alguma patrulha peço para passarem por lá".

Até podem ter ido lá, mas pela conversa.. não me parece de todo.

Última edição:
Liguei para a GNR a participar a ocorrência porque estava em causa a segurança, qual foi o meu espanto quando ouvi a resposta do xôr GNR do outro lado... 'então e quer que façamos o quê'?

Não é que concorde com a resposta, mas gostava que efectivamente dissesses o que achas que eles, ou a PSP, podem fazer nestas situações.
Se mesmo com o cavalo morto e com chip não sabem quem é od dono, como achas que o "xôr GNR" devia agir?

A nível legal, seja cavalos, vacas, ou burros na estrada, apenas me ocorre punição ao abrigo do código da estrada, creio que ainda existe aquele artigo sobre "animais sem condutor" ou "veículos de tracção animal sem condutor".
Na situação de feridos ou mortes pode ir como foi dito atrás para a ofensa à integridade física por negligência ou até para homicidio por negligência.
Mas antes do acidente apenas me ocorre o artigo do CE que referi atrás.
Depois, como não sabem quem é o dono, não dá para o multar.
Fazem o que?
Levam as vacas e os cavalos para o posto?
Como?
Com que meios?
:confused:
Outra questão é o seguro.
Por exemplo os cães de caça têm de ter seguro.
As vacas e os cavalos têm seguro?
É obrigatório terem?

Não é que concorde com a resposta, mas gostava que efectivamente dissesses o que achas que eles, ou a PSP, podem fazer nestas situações.
Se mesmo com o cavalo morto e com chip não sabem quem é od dono, como achas que o "xôr GNR" devia agir?

A nível legal, seja cavalos, vacas, ou burros na estrada, apenas me ocorre punição ao abrigo do código da estrada, creio que ainda existe aquele artigo sobre "animais sem condutor" ou "veículos de tracção animal sem condutor".
Na situação de feridos ou mortes pode ir como foi dito atrás para a ofensa à integridade física por negligência ou até para homicidio por negligência.
Mas antes do acidente apenas me ocorre o artigo do CE que referi atrás.
Depois, como não sabem quem é o dono, não dá para o multar.
Fazem o que?
Levam as vacas e os cavalos para o posto?
Como?
Com que meios?
Outra questão é o seguro.
Por exemplo os cães de caça têm de ter seguro.
As vacas e os cavalos têm seguro?
É obrigatório terem?

A obrigação deles como é óbvio não é levar os bichos para o posto, é ir ao local sinalizar a ocorrência em situações perigosas até a mesma estar normalizada.

O que eu lhes pedia é que fossem ao local sinalizar e avisar os condutores do perigo que existia. Se eles nem para isto servem não vejo para que sirvam.

O seguro não sei se será obrigatório, depende do tipo de utilização, mas há quem tenha, também não estamos à espera que os animais andem à solta na estrada ou que fujam dos terrenos (tirando os ciganos).

Até porque existe o risco deles conseguirem sair dos terrenos para a estrada.

Sinal de perigo, triângulo com uma vaca no centro.

Ver anexo 119459
A19A - Animais
Indicação de um troço de via em que podem ser encontrados animais sem condutor.

Ah! Pensei de ser outra sinalização qualquer. Sim, isso está em quase todo o lado. Assim sendo e quando de facto aparecem vacas não é preciso chamar a autoridade, está lá a sinalização.

Então, para que serve a GNR sem ser caça à multa?

Ah! Pensei de ser outra sinalização qualquer. Sim, isso está em quase todo o lado. Assim sendo e quando de facto aparecem vacas não é preciso chamar a autoridade, está lá a sinalização.

Então, para que serve a GNR sem ser caça à multa?

Pois, isso já era outro tema...

Abre um tópico, prometo que vou lá meter veneno! [;)]

Quanto a este tema:

Se na estrada onde se deu o sinistro estiver colocado este sinal a coisa pode ser diferente.
Já aqui li que o dono do animal pode ser acusado de homicídio por negligência.
Se a estrada tiver este sinal pode ser suficiente para se safar.
Se não tiver o sinal pode estar a levar a negligência para outro lado, para quem tem a obrigação de sinalizar devidamente as estradas e os perigos.
Quando abri o tópico foi exactamente para este fim: apurar até onde vai a responsabilidade dos condutores, das câmaras municipais, das autoridades policiais, dos donos dos animais, etc, até porque cavalos à solta na EN 125 e dentro de Portimão é quase diário e um dia pode-me calhar a mim. Se isso acontecer quero estar esclarecido para poder saber a quem pedir explicações.

Voltar
Superior