Isso é complicado. O estado só assume a despesa se os policias iam numa missão atribuída e com autorização da chefia.
Conheço um caso de um policia aqui da minha zona, que ia de mota a fazer uma perseguição a um carro, teve um acidente e teve que pagar a moto. [8b]
Ao que parece têm primeiro que pedir instruções e só depois do comando autorizar á que correm atrás dos bandidos. Coisa estranha...
não é bem assim.
qualquer elemento policial que ande a conduzir carros da instituição e que esteja autorizado a isso, está em missão, independentemente de ir em perseguição policial ou não, não necessita de qualquer autorização, a não ser que tenha que sair da área de serviço.
esse policia que conheces para pagar o arranjo da mota, se calhar foi considerado culpado nesse acidente, e então para não ser punido em processo disciplinar, voluntariou-se a pagar o arranjo da mota, o que pode acontecer desde que as chefias aceitem.
se o elemento policial tivesse que pedir instruções de cada vez que faz uma perseguição, nem valia a pena faze-la.
tem sim, que informar a central de que vai fazer uma perseguição, e tem que fornecer o maior numero de dados possíveis, como localização, que tipo de viatura está em fuga, matricula, numero de ocupantes, etc...
para teres uma ideia, eu já tive um acidente à uns anos.
bati na traseira de um seat ibiza comercial de 1995, quando eu estava a conduzir um fiat marea
basicamente o acidente foi assim:
a senhora com o ibiza parou na faixa da direita dos semáforos que estavam com o sinal vermelho e ali tem a luz amarela intermitente, com seta para a direita, e basicamente pode passar o sinal vermelho se virar à sua direita, tomando as devidas precauções, ora eu parei atrás dela e entretanto ela arrancou e eu arranquei também.
logo de seguida, ela travou de repente e eu como não estava à espera que ela travasse ali sem motivo, bati-lhe na traseira.
claro que fui considerado culpado.
foram feitos orçamentos a ambos os carros e o valor do seat ibiza passava um pouco dos 2500€ e fui "convidado" a pagar os danos em ambos os carros para que não fosse elaborado um processo disciplinar, só que eu, ao ver o orçamento do ibiza, reclamei porque o "toque" visivel no ibiza apenas tinha danificado um pouco o para-choques traseiro e um pouco da porta da mala junto ao para-choques, e quando vi o orçamento, estava lá mencionado, entre outras coisas, os dois farolins, vidro da mala e até a escova do limpa-vidros traseiro.
para terem ideia do toque, o marea apenas ficou com o capot um pouco vergado por cima da grelha, nem partiu farois e andou assim até ser abatido, uns anos mais tarde.
mas basicamente a senhora queria uma traseira nova à minha conta,
foi-me elaborado um processo disciplinar, fui ouvido em declarações, a outra condutora também foi ouvida em declarações, mas por ter reclamado sobre o orçamento, o meu processo foi arquivado e não paguei absolutamente nada.
depois sobre o carro da senhora, não sei como foi resolvido.