[Acidente] Ajuda

Basikk

New member
http://img832.imageshack.us/img832/9710/semttuloqp.jpgAntes demais peço desculpa se não estou a colocar este tópico no local correcto...

http://img832.imageshack.us/img832/9710/semttuloqp.jpg

Veículo A, circulando na faixa contrária, embate no veículo B que fazia inversão de marcha em estrada de dois sentidos separada por linha descontinua.

Preenchida participação amigável, com o Veículo A a escrever nos comentários que o veículo B efectuou "inversão de marcha repentina se reparar no veículo A".

Veículo B sinalizou manobra de inversão de marcha com pisca à esquerda e tem uma testemunha arrolada na participação que provavelmente diz o que for preciso para que este tenha razão.

Quem se lixe no meio disto tudo?

Sou o B.

A cena é que quando iniciei a manobra o veículo A ainda estava bastante distante, só que feito urso não inclui isso na declaração... Será que a testemunha confirmar isso tem alguma influência ou visto eu não ter mencionado não fará grande diferença?

nao é a resposta que queres ouvir/ler mas isso é um caso de 50/50, pois marcha atras ali nunca e ultrapassar e algo que se fizeres assumes a responsabilidade do que acontecer logo ambos fizeram mal

Culpa do veículo B!

Já agora, se "quando iniciei a manobra o veículo A ainda estava bastante distante", porque raio a iniciaste?

Estava tão distante que te bateu...

Condução defensiva, procura-se. [;)]

Última edição:
Vai acabar num 50-50 porque vão alegar que numa manobra de inversão de marcha, o condutor deve prestar atenção à manobra do início ao fim e parar se necessário.

Mas a ultrapassagem que fizeste não se faz

Existem outros elementos relevantes que ajudariam a entender o sinistro, numa primeira fase apontaria para o B, como diz o Vanquish, tem toda a perspectiva do local, tráfego e outras viaturas.

Diria que uma divisão de responsabilidade será provável, pagando cada companhia 50% dos danos.

Apesar de faltar aqui muita informação sobre como se passou na realidade o acidente ou seja , o que cada um efectivamente fez e como fez atentendo às caracteristicas do local , trafego , outra sinalização eventualmente existente, etc, também sou da opinião do 50/50.

Apesar de faltar aqui muita informação sobre como se passou na realidade o acidente ou seja , o que cada um efectivamente fez e como fez atentendo às caracteristicas do local , trafego , outra sinalização eventualmente existente, etc, também sou da opinião do 50/50.

Sinceramente, do ponto de vista legal, não sei onde mora a culpa. Mas, uma coisa percebo. O user que criou o tópico disse que ia longe quando iniciou a manobra de ultrapassagem e, de repente, o outro fez a inversão de marcha. Para mim, é mais um daqueles casos em que o pessoal não pensa! É andar para a frente e que se lixe!
Eu, se vejo um carro parado ou a parar, ainda para mais, perto de um cruzamento, a minha reacção é abrandar e, se necessário, parar, até ter a certeza do que motivou a paragem desse veículo. Ele parou para uma inversão de marcha, poderia ter parado para deixar um peão passar, etc. E, se o user tivesse parado atrás dele ou, pelo menos, reduzido muito a sua velocidade, agora não estavamos nisto.

Atenção, que isto é escrito apenas com base no que o user disse.

Existem outros elementos relevantes que ajudariam a entender o sinistro, numa primeira fase apontaria para o B, como diz o Vanquish, tem toda a perspectiva do local, tráfego e outras viaturas.

Diria que uma divisão de responsabilidade será provável, pagando cada companhia 50% dos danos.

Efectivamente faltam muitos pormenores para se analisar correctamente a situação mas, sendo IDS, a TPR dá 100% ao autor da inversão de marcha. A menos que tenha havido alguma alteração. [;)]

Sinceramente, do ponto de vista legal, não sei onde mora a culpa. Mas, uma coisa percebo. O user que criou o tópico disse que ia longe quando iniciou a manobra de ultrapassagem e, de repente, o outro fez a inversão de marcha. Para mim, é mais um daqueles casos em que o pessoal não pensa! É andar para a frente e que se lixe!
Eu, se vejo um carro parado ou a parar, ainda para mais, perto de um cruzamento, a minha reacção é abrandar e, se necessário, parar, até ter a certeza do que motivou a paragem desse veículo. Ele parou para uma inversão de marcha, poderia ter parado para deixar um peão passar, etc. E, se o user tivesse parado atrás dele ou, pelo menos, reduzido muito a sua velocidade, agora não estavamos nisto.

Atenção, que isto é escrito apenas com base no que o user disse.

Ler o tópico é que é.
O OP é o veículo B, ou seja, o que efectuou a inversão de marcha.

pois... o autor do topico ate terá bastante "sorte" se acabar num 50-50...

num entroncamento ou cruzamento, com ou sem transito, fazer uma inversao de marcha dessa forma (sem haver sinalizaçao/local proprio) é perigossimo... porque nao o fizeste mais atras ou mais à frente?

PS: nas interseçoes de via (cruzamentos ou entroncamentos) custuma haver traço continuo...

Voltar
Superior