Acidente A5 - Dúvidas

hdisw

Active member
boas pessoal, hoje por volta das 7h30 da manha circulava na a5 (sentido lisboa-cascais) estava na subida de linda-a-velha na faixa da esquerda a ultrapassar um carro que circulava na faixa do meio e quando olho para o espelho aproxima-se um bmw e36 preto que devia vir a esgalhar na descida de monsanto e cola-se á minha traseira a dar buzinadelas e sinais de luzes.

bem como ia na sharan do pai da minha namorada e aquilo é bastante pesado e tem apenas 90cv e muita escafia em cima tambem, aquilo é um pouco lento nas subidas e quando tive espaço depois de passar o carro que ia na faixa do meio ia-me encostar a direita mas quando olho está o bmw a ultrapassar-me pela direita e mantive ali na faixa da esquerda, o bmw em seguida pôs-se a minha frente a dar cheirinhos de travão e depois deu mesmo travão a fundo até quase ficarmos parados e eu dei-lhe dois toques na traseira pois foi de repente e não consegui travar.

paramos ali na faixa da esquerda em plena a5 a uma hora que há bastante movimento ou começa a haver.. o homem do bmw saiu do carro, meteu o triangulo e eu mantive-me no carro pois estava a ligar para a brigada de trânsito. depois sai do carro mas nem falei com o homem, ele foi logo buscar um papel de declaração amigavel, mas eu nem liguei a isso pois era o que ele queria. e entretanto vi ainda uns quantos carros quase a baterem por trás de nós. momentos depois chegou a bt e a brisa e mandou-nos encostar na saida de queijas.
paramos lá os carros.

o senhor do bmw enterrou-se logo pois o senhor guarda perguntou o que se passou, eu disse que
ele tinha-se posto a minha frente depois de me ultrapassar pela direita e travou a fundo causando o acidente. e ele, eu ouvi qualquer coisa que já me tinha passado pela esquerda e como tinha um carro a frente parou e eu bati-lhe .. o senhor guarda disse que ia recorrer aos videos da brisa para verificar o que realmente tinha acontecido. ele foi multado por falta de documentos e tambem porque não usou o colete reflector penso eu.

quanto a danos, o vidro do pisca da sharan saltou e no parachoques não vejo nada de especial, quanto ao carro dele tambem não teve nada..

O que é que hei de fazer ? opiniões sff.
abraço.

Última edição:
Primeiro era mais fácil ler o texto com parágrafos. [:p]

Quanto ao acidente depende do que ficar na Participação de Acidente de Viação.
Se ele disse exactamente o que escreveste, foi registado pelas autoridades e eventualmente comprovado por visualização do vídeo, aplica-se salvo erro o 24º 2 do CE - se tiveres testemunhas e independentes melhor.
Caso contrário vão agarrar-se ao 18 e 24º, dizendo que não guardaste distância de segurança, etc.

Como disse dependerá do que foi dito e que provas existam, com base na TUA Versão, há muito sacana na estrada. :sh)

Convém ires buscar a Participação para participares nos seguradores.

PS - acho estranho ter feito com intenção e depois descoser-se junto das autoridades.

Última edição:
é pura estupidez não só o facto de ele causar o acidente de propósito e ter falta de documentos mas sim o facto de poder causar ainda mais acidentes, pois estamos a falar de uma autoestrada movimentada. quanto á papelada, tenho que falar com a seguradora do bmw ?

é pura estupidez não só o facto de ele causar o acidente de propósito e ter falta de documentos mas sim o facto de poder causar ainda mais acidentes, pois estamos a falar de uma autoestrada movimentada. quanto á papelada, tenho que falar com a seguradora do bmw ?

Atendendo que não são assinaram DAAA provavelmente sim, salvo se aceitem por ser um CIDS, mas o melhor é perguntares na tua companhia quando participares - à cautela e para despachar era logo nas duas.

Se de facto as coisas se passaram desse modo tens razão no acidente; só espero que se algum dia tiveres um acidente numa AE (ainda por cima movimentada) tenhas o bom senso de encostar na berma ou numa estação de serviço.

Parar na faixa da esquerda é puro suícido.

boas pessoal

.....

e ele, eu ouvi qualquer coisa que já me tinha passado pela esquerda e como tinha um carro a frente parou e eu bati-lhe .. o senhor guarda disse que ia recorrer aos videos da brisa para verificar o que realmente tinha acontecido. ele foi multado por falta de documentos e tambem porque não usou o colete reflector penso eu.

não percebi a parte a vermelho. foi ele que disse? e o quê? explica melhor.

Parar na faixa da esquerda é puro suícido.

suicídio e homicídio involuntário!

E ja há uns bons anos também tive um acidente na A5 com um gajo de um discovery que me bateu de propósito e fugiu de seguida. Como não o consegui apanhar fiz queixa na GNR em Carcavelos e disse para eles verem as camâras da AE, ao qual eles responderam que não valia a pena porque não serviam para nada. Mas como já passou uns bons anos pode ser que tenhas sorte.

Liga para a tua seguradora, explica o que se passou como fizeste aqui.

Explica sobretudo essa questão das câmaras. Refere qual a polícia que te auxiliou. Eles dir-te-ão o que fazer.

Seria lindo se esse sr tivesse ficado apanhado nas camaras e fosse multado por contra-ordenação muito grave, ultrapassar pela direita numa AE.

@o9p0:

Não serve para nada pq as cameras não apanham as matrículas. Agora perante uma acidente em que a polícia se desloca ao local e identifica o veículo, aí servem para provar o que passou.

caditonuno: ele diz que me passou pela faixa da esquerda e como estava um carro á frente dele a travar ele travou e eu bati-lhe (foi o que ouvi).

pegando no que o rapaz do bmw disse, não sei se estou certo ou errado, mas á velocidade a que eu ia, por volta dos 100 km/h se eu lhe batesse por trás acho que o embate era mais violento e provocaria danos maiores penso eu..

para terem uma noção, eu bati no bmw a cerca de 30/40 km/h..

caditonuno: ele diz que me passou pela faixa da esquerda e como estava um carro á frente dele a travar ele travou e eu bati-lhe (foi o que ouvi).

pegando no que o rapaz do bmw disse, não sei se estou certo ou errado, mas á velocidade a que eu ia, por volta dos 100 km/h se eu lhe batesse por trás acho que o embate era mais violento e provocaria danos maiores penso eu..

para terem uma noção, eu bati no bmw a cerca de 30/40 km/h..

Ou é da hora ou não estou a perceber alguma coisa aqui... Dizes :"ele diz que me passou pela faixa da esquerda e como estava um carro á frente dele a travar ele travou e eu bati-lhe (foi o que ouvi)", mas se foste tu que bateste nele, como é que ele diz que te bateu?:confused:.

volta a ler isso. O rapaz do bmw disse que tinha ultrapassado o hdisw pela esquerda, e travado a seguir, ao que o hdisw lhe tinha batido.

Na realidade, ele passou-o pela direita, e foi travando, até o hdisw lhe bater por detrás.

Esclarecido?:P

volta a ler isso. O rapaz do bmw disse que tinha ultrapassado o hdisw pela esquerda, e travado a seguir, ao que o hdisw lhe tinha batido.

Na realidade, ele passou-o pela direita, e foi travando, até o hdisw lhe bater por detrás.

Esclarecido?:P

Sim. Mas não percebo onde é que isso é uma nota de culpa...

Eu acho piada ao pessoal que não tem paciência para esperar que o carro da frente termine uma ultrapassagem, mas depois dispõe de tempo suficiente para fazer break-tests e provocar um acidente. [8b] Também já me aconteceu, felizmente em circuito urbano e a velocidade ainda mais reduzida, com um taxista que se esqueceu que estava em serviço. Como para c*br*o, c*br*o e meio, fiz questão de ser o mais lento possível no preenchimento da papelada.

Espero sinceramente que os videos sirvam de prova para te ilibar de culpa e responsabilizar esse animal pelo sucedido.

Sim. Mas não percebo onde é que isso é uma nota de culpa...

Porque terá dito isto:

«(...) e ele, eu ouvi qualquer coisa que já me tinha passado pela esquerda e como tinha um carro a frente parou e eu bati-lhe (...)»

Como é que ele passou pela esquerda, se o acidente foi na faixa mais à
esquerda?...

Ou seja, ninguém diz que passou pela esquerda um carro que lhe bate por
trás. A menos que repare (e memorize) por alguma razão um carro que
ultrapassou.

Imaginem lá que vocês vão a conduzir em AE.
Estão a ultrapassar carros que circulam na faixa à direita.
De repente, um carro que vai à vossa frente trava.
Vocês travam também, e são batidos por trás.
São capazes de afirmar que o carro que vos bateu foi um que acabaram de
ultrapassar?
[;)]

Acho que vou passar a montar uma câmara no tablier, e andar com ela
sempre a gravar. Fulanos desse calibre devem ficar sem carta e passar
uns tempos na prisão.

A história está um bocado mal contada, especialmente porque não se consegue ter a percepção temporal e espacial da questão.
Ultrapassou pela direita mas voltou à esquerda porquê? Haviam mais carros que depois ultrapassou pela esquerda? Quanto tempo passou entre uma coisa e outra? Foi dando "cheirinhos" de travão durante quanto tempo?
Não me interpretem mal, a atitude foi não só reprovável como estúpida, especialmente pela consequência que teve, mas se ele completou a manobra e só algum tempo depois é que fez a travagem a fundo, quem vem atrás é que tem de conseguir parar sem bater. Claro que se ele fez tudo de seguida anulando o espaço de segurança a conversa é outra.

Porque terá dito isto:

«(...) e ele, eu ouvi qualquer coisa que já me tinha passado pela esquerda e como tinha um carro a frente parou e eu bati-lhe (...)»

Como é que ele passou pela esquerda, se o acidente foi na faixa mais à
esquerda?...

Fazendo o papel de advogado do diabo - O user que bateu por trás, depois de ter sido ultrapassado mudou para a faixa da esquerda, o outro travou e ele não conseguiu parar a tempo.

Eu não estou a dizer que não seja possível provar a manobra, mas não me parece que seja com essa descrição que o user consiga fazer qualquer tipo de prova.

Voltar
Superior