Diálogo entre 2 condutores destas carrinhas, no Algarve:
Condutor 1: Pá, ontem saí de Lisboa às 5 da tarde e às 5H45 estava a estacionar aqui em Quarteira. Vim sempre a 250-260 km/h mas ali nas subidas do Caldeirão a carrinha mandou-se prós 270-275... É diesel pá, a subir ainda tem mais força...
Condutor 2: Quantos cavalos tem a tua?
Condutor 1: Pá... sabes como é... os gajos diziam que aquilo tinha 120 cv mas já vi num teste alemão e aquilo tem mais de 200... são os gajos, pá, para pagarem menos de impostos...
Condutor 2: Pois pá... A minha anuncia 150 cv mas só se for para rir. Tem mais do dobro... [

] Demorei 37 minutos de Lisboa aqui...Sempre a andar: 290-300... Um tipo num Ferrari... coitadito... Chegou ali às subidas... Sabes como é... carros a gasolina...[:vm)]
Condutor 1 (frustrado) Sabes, demorei 45 minutos mas ainda parámos para atestar... Está-me a gastar 3,3-3,4 e sempre acima dos 250 km/h...
Condutor 2: A minha gasta mais... Mas também anda mais. Manda-se para os 3,5 e em cidade vai prós 4...
Condutor 1 (horrorizado) Ui! 4? Disseste 4?! Eh pá gasta muito...
Condutor 2: O que chateia mais pá, são aqueles gajos dos carros fraquitos, aquelas pandeiretas vêem-se à rasca para dar 160 e depois não deixam um gajo passar... Vão ali a ultrapassar, feitos parvos... Um murro na cara dum gajo desses é que era!
Condutor 1: Eu pá, quando apanho um caramelo desses, é máximos, buzina, faço-lhes um manguito e passo-lhes cada tangente que até ficam brancos... [

]
(Diálogo imaginário numa praia algarvia)