Abs

Não disse nada que contrariasse essas coisas, pelo contrário. Referi que já senti as rodas bloquearem mesmo com ABS, e o ABS é dos novos. Marca de travagem não fica porque conforme disse foi momentâneo, pelo que nem há arrastamento do pneu. Não ponho de parte a hipótese do bloqueamento se poder dar por outro factor no piso que faça as rodas escorregarem dando a ideia que a roda bloqueou, mas da minha perspectiva a roda bloqueou. Penso que os teus comentários, excepto o inicial não eram dirigidos ao quote do meu comentário, mas de qualquer forma...

Sim aproveitei a resposta ao teu comentário para comentar o resto do tópico! Deveria ter expresso isso melhor [;)]

Não esquecer também que o estado geral de vários componentes periféricos podem de algum modo influenciar a actuação correcta (ou não) do ABS!

Suspensões,discos, pastilhas e pneus em mau estado condicionam a travagem e induzir o ABS a intervenções desnecessárias!

Um bom sistema de travagem é um sistema em que utiliza o ABS só em ultimo recurso!(e dai se dizer que o ABS no carro A entra mais cedo ou mais tarde que num B)

Para variar nestes tópicos é só fitipaldi's.

O ABS é uma enorme vantagem em todos os carros e se em condições muito expecíficas pode aumentar ligeiramente a distância de travagem, tem uma enorma vantagem que é o poder mudar de direcção enquanto se trava.

Exactamente.

Só há, quanto a mim, 2 situações em que o ABS pode aumentar (diferente de aumenta) a distância de travagem:

- Neve
- Terra batida

Isto porque numa situação de derrapagem estes dois materiais tendem a aglomerar-se à frente das rodas, formando um género de sulco e aumentando o atrito na travagem. Com ABS ele vai soltando progressivamente as rodas e nunca chega a formar essa tal "barreira". Daí em muitos cursos de TT se sugira que se desligue o ABS neste tipo de pisos.

o ABS do meu carro na minha opiniao actua cedo de mais princpalmente em seco . safar de bater acho que nunca safou pelo menos que me tenha apercebido, ja agora voces durante uma travagem normal um pouco masi forte mas sem q o abs actue pisarem um buraco , passarem uma lomba sonora o abs actua?

com neve é uma seca travar com ABS esta sempre a actuar mal se encosta o pe no travao

Quanto ao ABS poder aumentar as distancias de travagem , no máximo , é em 00,1% dos casos . O coeficiente de atrito estático é , em geral , maior do que o cinético . Todos os que dizem que bateram porque o ABS aumentou a distancia de travagem tinham de estar numa situação em que o coeficiente de atrito cinético fosse maior do que o estático , o que não é muito fácil ..
Isto exceptuando os já referidos casos em que os materiais se acumulam à frente das rodas .. [;)]

Alguem que trabalha comigo disse que teve um acidente por causa do ABS, em piso seco nao deixou o carro derrapar, e se tivesse derrapado tinha agarrado muito melhor, e referiu também que o ABS foi a pior coisa que inventaram para os carros, eu com um sorrisinho respondi-lhe "A pior coisa que inventaram foi o acelarador" [:D]

Exactamente.

Só há, quanto a mim, 2 situações em que o ABS pode aumentar (diferente de aumenta) a distância de travagem:

- Neve
- Terra batida

Isto porque numa situação de derrapagem estes dois materiais tendem a aglomerar-se à frente das rodas, formando um género de sulco e aumentando o atrito na travagem. Com ABS ele vai soltando progressivamente as rodas e nunca chega a formar essa tal "barreira". Daí em muitos cursos de TT se sugira que se desligue o ABS neste tipo de pisos.

Em qualquer um destes casos, sem ABS perdes o controlo direccional sobre o carro.
Essa é que é a grande vantagem do ABS: poder travar e desviar-mo-nos do obstáculo ou conseguir travar em curva, sem perder por completo o controlo do carro.

Em qualquer um destes casos, sem ABS perdes o controlo direccional sobre o carro.
Essa é que é a grande vantagem do ABS: poder travar e desviar-mo-nos do obstáculo ou conseguir travar em curva, sem perder por completo o controlo do carro.

ABS sempre!! No inverno passado com neve salvou-me de estatelar o carro contra os rails numa curva.
Seguia eu atrás de uma carrinha comercial tipo Ford Transit e limitei-me a acompanhar com alguma distância tendo em conta a velocidade do da frente como sendo segura... A neve ora aparecia em certos pontos ora desaparecia.
Numa curva (á esquerda) a descer a carrinha fez a curva rapidamente e quando eu me aproximo vejo que estava coberta de neve...
Travão a fundo e volante todo para a esquerda, ABS a funcionar e o carro sempre a direito...
Parecia um filme de terror em câmara lenta, pensei que estava perdido e ainda me perguntei como o outro teria passado aquela curva...
Á medida que o carro se aproximava dos rails, perdeu ligeiramente a velocidade e a pouco e pouco foi seguindo na direcção que as rodas apontavam... Foi por um triz que não bati e quando parei fui confirmar a lateral se tinha raspado. A traseira em momento algum se desviou.
Ah, a outra carrinha fez a curva, mas logo a seguir saiu da estrada, embateu e voltou á via sem o carter.... :(

Mas como também já foi dito a função do ABS não é encurtar a distância de travagem é encontrar o ponto em que se consegue manobrar o veiculo e travar o máximo possível. Isso é muito difícil de fazer "à mão" ou "ao pé". Depois ainda podemos discuti-lo quando aliado a EBD e ESP. Aí esqueçam que nenhum humano faz tanto ao mesmo tempo.

Isto está incorrecto.

Uma das principais funções do ABS é mesmo encurtar a distância de travagem.

Isto acontece porque o coeficiente de atrito estático é por norma menor que o coeficiente de atrito dinâmico.

Daí ter ressalvado que poder aumentar é diferente de aumenta [;)] e também mencionei um contexto específico - cursos de TT. Na maior parte dos casos não há muito por onde fugir. [:p]

Isto está incorrecto.

Uma das principais funções do ABS é mesmo encurtar a distância de travagem.

Isto acontece porque o coeficiente de atrito estático é por norma menor que o coeficiente de atrito dinâmico.

O encurtar a distância de travagem nalguns casos (maioria esmagadora, como já disse) é um benefício do sistema, não é a sua "função".
O objectivo que levou à criação do ABS e a sua principal função é o permitir manter o veiculo direccionavel aquando de travagens, algo que o bloqueio das rodas impede.

eu arriscava milésimos mas mesmo assim em que é que um sistema sem abs é superior? Eu pelo menos não consigo reagir mais rápido do que sensores
Onde é que eu disse que sem ABS é superior? Eu disse o exacto oposto! Limitei-me a dizer-te que já tive uma situação em que o meu carro mesmo com ABS por décimos, centésimos, seja o que for, bloqueou as rodas. Desbloqueou-as muito mais rápido do que eu faria? Sem dúvida absolutamente nenhuma.

Última edição:
Pessoal, uma dúvida (possivelmente parva...) sobre o ABS.
Este sistema está sempre ligado ou apenas se liga a partir de alguma velocidade específica (ou depende de marca, modelo, etc)?

Pessoal, uma dúvida (possivelmente parva...) sobre o ABS.
Este sistema está sempre ligado ou apenas se liga a partir de alguma velocidade específica (ou depende de marca, modelo, etc)?

Não há velocidade especifica, o carro tem uma rotação de rodas definida pela velocidade, quando essa rotação desce drasticamente então o ABS é activado, ou seja, apenas aquelas travagens "a fundo" activam o ABS, as travagens normais e mais suaves não o activam.

Pois, era a ideia que tinha, em andamento (em circulação normal) o sistema está sempre activo e pronto a entrar em funcionamento, independentemente da velocidade a que se circula. Desde que exista a tal redução drástica de rotação, ele entra.
Obrigado.

Pois, era a ideia que tinha, em andamento (em circulação normal) o sistema está sempre activo e pronto a entrar em funcionamento, independentemente da velocidade a que se circula. Desde que exista a tal redução drástica de rotação, ele entra.
Obrigado.

Sim, o ABS está permanentemente vigilante. Ele é actuado quando a travagem é de emergência, i.e., a fundo. Nos carros mais recentes, também têm a assistência à travagem de emergência. Este último, quando detecta que o travão é actuado com uma aceleração forte no pedal, ele antecipa o aumento da força de travagem e a entrada do ABS, para reduzir a distância de travagem. Lembro-me, a propósito de ler umas coisas sobre este sistema, que um estudo revelou que muitos condutores (na ordem dos 30%, se a memória não me atraiçoa), quando precisa de travar a fundo, demora muito tempo a actuar o travão, especialmente os mais inexperientes.

Eu já deixei pneus quadrados num carro sem ABS tal foi a travagem que fiz, sendo que ficou a fumegar durante uns segundos. O ABS à partida evitará isso certo?

As condições de travagem eram óptimas: piso seco e bom piso no geral. Nesse caso, o abs não teria aumentado a distância de travagem? Eu nunca dei pelas rodas a bloquear, mas mesmo que sim, o "destravar" do abs para evitar esse bloqueio não teria, de facto, aumentado a distância?

Voltar
Superior