A vida do Maia em 50 discos

Não, não consigo. Se tivesse de escolher, talvez escolhesse a "Since I've Been Loving You" dos Zeppelin.

Mas depois a "Decades" dos Joy Division não me deixava em paz. [;)] Só para dar um exemplo.

Um dia dedico-me a isso, organizo um top 10 ou 20 das minhas músicas preferidas e posto aqui, mas acho tarefa bem mais difícil do que organizar álbuns.

Pois, suspeitava dessas duas (com a a noção que poderia haver mais).
Dada essa tua ideia do top de músicas, se calhar é melhor editares o teu post para, quem não leu o teu post, não saber o que esperar. Eu próprio editava esta citação que fiz.

Amadurece lá essa lista musical[;)]

Nem uma coisa nem outra. [:p]

Mas fala baixinho, que ninguém se queixou da falta do "Nevermind" dos Nirvana ou do "Ten" dos Pearl Jam... [:D]

Obrigado pelos parabéns. [;)]

Também acho q Queen n é aqui achado... [:D]

Nevermind é um álbum marcante, uma marca registada e uma belíssima colecção de músicas.

Ten... nem tanto, embora andem por lá coisas muito, muito válidas.

Mas queixar? Mais valia avançar c listas em nome dos próprios.

"The Joshua Tree" e "Nevermind" são dois álbuns que certamente constariam no meu top 10 ou 20. Um deles até lá bem, bem alto. Muito alto mesmo.

Não me queixei porque já tinha percebido que o primeiro nada diz ao Miguel e o segundo, dizendo algo, sofrerá de alguma massificação, o que num top muito pouco mainstream, algo selecto e com o seu quê de "bom gosto de elites informadas" (desculpem o aforismo petulante, algo gratuito e sujeito a interpretações dúbias, mas é do adiantado da hora), apareceria como um corpo estranho.

Queixo-me só talvez de só aparecer um álbum da mais genial banda de sempre num top 50. Miguel, gostas mesmo mais do álbum dos Battles (o último da lista) do que de "The Smiths" ou "Meat Is Murder"? Penso que não, mas compreende-se à luz de não se dever atafulhar um top com as mesmas bandas. Eu também não gosto mais de "Radio Ga-Ga" do que de "I Know It's Over", é isso, não é?

Sim também noto isso, há álbuns de bandas do topo da tabela que certamente poderiam estar neste top50 do Miguel.. mas penso que se optou por uma norma de uma banda/um álbum..

Penso que houve de facto uma preocupação mais universal, de tentar incluir na tabela vários estilos de música, e depois noto também que nos últimos 25 lugares da tabela se encontram de uma forma mais evidente alguns álbuns mais recentes, presumo que sejam os últimos álbuns que ficaram fortemente marcados nos ouvidos, mas depois mais cá para cima, aqueles que marcaram uma vida..

Há uma coisa que me deixa curioso quanto à elaboração da lista; salta à vista que praticamente nenhuma banda aparece duas vezes. A minha questão é se, ao criares esta lista, optaste propositadamente por evitar repetir bandas, mesmo que existam álbuns que eventualmente entrassem nesses 50?

Não tinha visto este post (apesar de ser o primeiro da página :sh)), vou aproveitar e respondo também ao Raistaparta e ao Billboard.

Em primeiro lugar há 3 bandas que repetiram: Radiohead, Joy Division e Led Zeppelin. Depois há casos óbvios de bandas que poderiam ter repetido, como Pixies ou The Smiths. Expliquei na altura que não tinha propriamente um álbum preferido destas duas bandas, pelo que estar a pôr os quatro discos que cada uma delas lançaram, eram logo seis lugares "desperdiçados". Os Joy Division seriam óbvios em repetir, porque só lançaram dois álbuns, e gosto muito de ambos; dos Radiohead, acho que a dupla Kid A/Amnesiac sobressai sobre o resto da obra, mesmo o OK Computer. Os Zeppelin são a única excepção - repetiram e poderiam ter ainda mais dois ou três discos de que gosto praticamente por igual.
Os Pink Floyd serão talvez a única banda que poderia de facto ter repetido, mas com o "Atom Heart Mother".
Raistaparta disse:
Eu também não gosto mais de "Radio Ga-Ga" do que de "I Know It's Over", é isso, não é?
É um pouco isso, tal como expliquei. No teu tópico terias certamente dez músicas dos Smiths para pôr e não puseste. Esse exemplo que deste é sintomático disso mesmo. [:D]

Só um reparo: eu gosto (e na altura gostei muito) do Joshua Tree. Não sou fã dos U2, mas acho-os uma banda interessante, que sempre souberam inovar, apesar de nem sempre da melhor maneira. E quantas bandas encontras que conseguem manter-se durante tanto tempo, sempre num nível no mínimo aceitável?
Quanto ao Nevermind, foi dos discos que ficou de fora, mas esteve na pré-convocatória.
Billboard disse:
Penso que houve de facto uma preocupação mais universal, de tentar incluir na tabela vários estilos de música...
Não foi tanto essa preocupação, porque mesmo que o critério fosse outro, poderiam aparecer mais meia dúzia de álbuns de rock, mas os outros estilos continuariam a aparecer. DJ Shadow até repetia.

Acho que deveria ter feito um top 100 ou 200. [kiss] [:D]

[:D] [:D] [:D]

Mas isto não acaba?

Formula, se quiseres aparecer em Aveiro no sábado (no encontro dos bichos), faço-te uma compilação com uma música de cada álbum. Na ordem do top e tudo. Dá para aí um duplo ou triplo cd. Autografado e tudo. Que dizes? Sempre que estiveres a ressacar, dás um cheirinho, perdão, um ouvidinho. [:cool:]

:confused:
Só com 5 Leons...
Lisboa - Aveiro...
...não está fácil.
Ainda assim...

5 Leons, já faziam uma banda, os Kings of Leon....[:D]:sh)

Tenho pena de não ter participado mais neste tópico. Há aqui muita música de muito boa qualidade, outra com a qual não me identifico tanto e outra que necessito de descobrir.

Ainda assim este tópico está nos meus favoritos para voltar cá para ir dar um "ouvido" a umas coisas que me deixaram com a pulga atrás da orelha, e que agora não tenho tido tempo para me dedicar a elas.

Parabéns pelo tópico, Miguel !

Um dia destes tentarei fazer algo idêntico. Mas possivelmente só lá para depois do verão.

Última edição:
Agora é assinarmos a petição "Não deixem o tópico do Maia morrer"[:D]

Tens noção que os elementos dos Floyd detestam esse álbum Miguel? Olha... Ao menos eu partilho da tua opinião[:cool:]

Agora é assinarmos a petição "Não deixem o tópico do Maia morrer"[:D]

Tens noção que os elementos dos Floyd detestam esse álbum Miguel? Olha... Ao menos eu partilho da tua opinião[:cool:]

Ñ o podemos deixar morrer, nem o podemos deixar fugir sem fazer uma pequena lista de músicas, mesmo q ñ ordenadas [;)]

Depois de tu e do Raista fazerem uma lista de álbuns...[:D]

Não tenho nenhuma lista de álbuns (ao contrário daquela de músicas que se te bem te lembras já existia há anos) mas posso fazer um dia, se houver interesse aqui do pessoal.

Mas com tantos tops seguidos não sei se não é melhor esperar uns meses valentes...

Ainda por cima agora nos dois meses que se seguem vou estar de férias.[;)]

Não tenho nenhuma lista de álbuns (ao contrário daquela de músicas que se te bem te lembras já existia há anos) mas posso fazer um dia, se houver interesse aqui do pessoal.

Mas com tantos tops seguidos não sei se não é melhor esperar uns meses valentes...

Ainda por cima agora nos dois meses que se seguem vou estar de férias.[;)]
Ah que bela vida![:D]

Eu acho que agora temos que nos concentrar nos melhores álbuns do ano. Senão a minha cabeça rebenta.[:)]

Por falar nisso, tenho que ir lá fazer umas actualizações.

[:D]Bela lista esta ainda não a tinha visto antes, boas referências musicais

Última edição:
Voltar
Superior