A valorização do mérito

nunomplopes

New member
Embora por alguma estreita ligação ao que discuti por aí, vamos agarrar ao lado contrário.

Acho que a nossa evolução é um predicado de tudo, e o mérito, reconhecer as capacidades, é a forma mais eficaz de valorizar o aspecto de maior grandeza do homem.

Verdade é que, quem se sinta frustrado se agarre ao demérito dos outros, mas quem tem as capacidades, de reconhecer que valoriza todos os aspectos do homem será que o é meritório no que faz.

Sabemos reconhecer as capacidades positivas das pessoas?

Será isto uma realidade do processo educativo?

Um trabalho reconhecido pelo mérito será a forma mais justa de enaltecer?

Que casos ou pessoas aplicam de mérito naquilo que faz.

Seria isto a nossa forma evolutiva para sairmos e reconhecermos o nosso lado positivo?

Como traduzem e avaliam o mérito?

Boas participações.[;)]

Ó Nuno, desta vez é que tu não acertaste mesmo. Um post inicial sem erros merecedores de reparo e um tema pouco popular “A valorização do mérito”... quem é que quer falar do mérito ou elogiar alguém? Se ainda fosse para criticar a argolada que alguém meteu...!?

Mas deixo aqui o meu contributo, porque eu acho o assunto interessante.[;)]

(...)
Sabemos reconhecer as capacidades positivas das pessoas?
Nem sempre. Mas quando o reconhecemos normalmente preferimos não o revelar.
Será isto uma realidade do processo educativo?
Depende do objectivo da questão. Mas se for o de reconhecer aquilo que se faz bem, acho que o ideal seria criticar construtivamente quando se erra, mas elogiar quando meritoriamente se alcança algo positivo. É que elogiar não dói nem custa nada, apenas poderá ferir o orgulho a quem for demasiado orgulhoso para o fazer.
Um trabalho reconhecido pelo mérito será a forma mais justa de enaltecer?
Devia ser a única forma de enaltecer. Mas, infelizmente, existe muito reconhecimento que passa muito ao lado do mérito (não nos esqueçamos que estamos no país das cunhazitas, dos «amigos» e dos cartões partidários)
Que casos ou pessoas aplicam de mérito naquilo que faz.
A partir do momento que o mérito depende da formação, a sua aplicação fica entregue à consciência de cada um.
Seria isto a nossa forma evolutiva para sairmos e reconhecermos o nosso lado positivo?
Defendo que são precisos muitos mais reforços positivos no nosso dia-a-dia para sabermos que estamos a seguir na direcção certa e que o nosso esforço é valorizado. Sem reconhecimento, cai-se no risco de ser-se valorizado da mesma forma uma boa pessoa ou trabalhador como um mau carácter ou um mau profissional.
Como traduzem e avaliam o mérito?
Acho que ainda é uma palavra que mete medo a muita gente proferi-la. Todos gostamos dela, mas se ninguém a proferir também ninguém a recebe. Acabamos por ficar neste impasse, vingando na sociedade a crítica e o diz-que-diz por trazer um certo conforto a que o faz. Afinal, se não nos valorizam, sempre nos vamos sentindo melhor quando encontramos defeitos nos outros.
O patão não elogia o empregado com medo que peça um aumento e o empregado não faz em relação ao patrão com medo que este pense que está a ser bom demais para si. Os colegas não reconhecem o mérito nos outros com receio que sejam promovidos ou que fiquem com o seu lugar. E por aí fora...

Boas participações.[;)]

Agora é que terei de fazer um reparo, que não sei se, seria mais o que diria, a valorização da cunha (contrapondo o mérito)... :sh) [:D]

Devo-me ter enganado no tópico...[:D]

Voltar
Superior