A "Ordem do Status"!

Jarod

New member
A Ordem do Status em Portugal, de acordo com o país de origem da marca é:

1. Alemães novos a Diesel*
2. Alemães importados/usados a Diesel*
3. Alemães novos a gasolina
4. Não-alemães pertencentes à VW
5. Franceses e Italianos (não penso que é correcto colocar uns acima doutros porque ambos têm actualmente qualidades e defeitos)
6. Alemães importados/usados a gasolina
7. Suecos
8. Ingleses (embora já não sejam 100% ingleses)
9. Japoneses
10. Coreanos
11. Americanos
12. Indianos
13. Carros a GPL, mesmo os novos.
(...)
9999999999. Chineses.

*o nome "Status" do combustível GASÓLEO.

Observações:a) os Ligeiros de Mercadorias, quando usados para fins particulares e adquiridos novos, sobem imediatamente dois lugares na ordem do Status. Se forem adquiridos usados não sobem na tabela.
b) os SUV, mesmo se só forem utilizados para subir passeios, obrigam a uma subida de 2 lugares na ordem do Status se for comprado novo, e 1 lugar se for comprado usado. Isto porque um SUV "dá sempre mais nas vistas" do que um outro modelo da marca. Os SUV Indianos ficam onde estão, ou seja, no stand (e não sobem na tabela).
c) os carros a GPL infelizmente não têm hipótese nesta Ordem do Status por causa do autocolante "Legislador Mete-Nojo" e por causa do alarido social que causa "fazer contas para ver se compensa". Apesar de não terem Status, os condutores de veículos GPL riem-nos na cara porque conseguem custos por km inferiores aos nossos veículos a gasóleo e no entanto têm carros com motores silenciosos e potentes com menores cilindradas do que um motor Diesel com potência equivalente.

Conclusões:
Infelizmente e após uma análise cuidada, cheguei a esta Ordem do Status. Embora não concorde muito com uma lista deste tipo, penso que é importante para nós olharmos para o nosso mercado automóvel, e se este reflecte as escolhas e comportamentos de um povo que supostamente não nada em dinheiro.
Eu por mim não quero saber do Status para nada pois não me influencia na compra de um carro. Tem que ter é máximo de versatilidade e utilidade, e óptimo preço/qualidade.

P.S. Fico a aguardar as vossas sugestões de alterações da ordem na tabela. Por favor, não sejam "bairristas" pois como sabem, apesar de eu não gramar muito os Comerciais usados para fins particulares, compreendo que tenham algum Status e que muitos fazem muitos sacrifícios para obter um exemplar.

Última edição:
Uma pergunta... quem define o que tem mais status? Os outros?

É assim: a meu ver, o Status é difícil de explicar, embora todos saibamos que ele existe, mesmo entre pessoas que nada percebem de automóveis.

Penso que o alcance do Status é esse mesmo... conseguir impor uma certa superioridade mesmo entre pessoas que não percebem do assunto, e essa superioridade nem sempre é justificada por uma Qualidade efectivamente melhor dos carros da marca em questão.

Por exemplo, toda a gente reconhece um Mercedes-Benz, BMW ou Audi, e associam directamente um certo Status (e indirectamente, qualidade). Mas... não haverá carros de igual ou superior qualidade, de outras marcas? Eu não estou a dizer que sim ou que não, apenas quis tentar retratar essa "percepção" que a meu ver existe na nossa sociedade sobre as marcas de automóveis.

E é normal essa lista ser assim, existem 3 marcas premium alemãs com muitos anos e muita imagem de marca no mercado europeu (como seria de esperar).

É assim: a meu ver, o Status é difícil de explicar, embora todos saibamos que ele existe, mesmo entre pessoas que nada percebem de automóveis.

Penso que o alcance do Status é esse mesmo... conseguir impor uma certa superioridade mesmo entre pessoas que não percebem do assunto, e essa superioridade nem sempre é justificada por uma Qualidade efectivamente melhor dos carros da marca em questão.

Por exemplo, toda a gente reconhece um Mercedes-Benz, BMW ou Audi, e associam directamente um certo Status (e indirectamente, qualidade). Mas... não haverá carros de igual ou superior qualidade, de outras marcas? Eu não estou a dizer que sim ou que não, apenas quis tentar retratar essa "percepção" que a meu ver existe na nossa sociedade sobre as marcas de automóveis.

Poucos, só talvez os Volvos e os Lexus, que por sua vez têm preços também elevados. E não esquecer que muitos dos Audis, BMWs, e MBs que se vêm aí são carros de renting. E em termos de renting, ninguém os apanha. [;)]

no outro dia li numa revista que um gajo dos morangos tinha andado a roubar e n sei o quê, nisto na revista aparece uma pessoa a dizer que conhecia o rapaz, e que n tinhas razões para andar metido nisso e bla bla que o pai tinha sucesso e que a familia dele vivia bem, tinham carro topo de gama... nisto mostram o smart...la está o status em portugal, um smart que é topo de gama ^^

E é normal essa lista ser assim, existem 3 marcas premium alemãs com muitos anos e muita imagem de marca no mercado europeu (como seria de esperar).

Claro, mas no entanto fiz a lista desta forma porque entendo que em Portugal (por exemplo) dá mais Status teres um BMW Série 3 dos menos equipados, do que um Citroën C6 equipado até às luzinhas da matrícula.

Acredito que em outros países da Europa fazem escolhas mais equilibradas e menos "para dar nas vistas" do que por cá.

Não discuto a qualidade dos carros alemães, mas infelizmente muitos dos que são vendidos em Portugal são apenas para agradar à vizinhança. Triste, mas verdade.

no outro dia li numa revista que um gajo dos morangos tinha andado a roubar e n sei o quê, nisto na revista aparece uma pessoa a dizer que conhecia o rapaz, e que n tinhas razões para andar metido nisso e bla bla que o pai tinha sucesso e que a familia dele vivia bem, tinham carro topo de gama... nisto mostram o smart...la está o status em portugal, um smart que é topo de gama ^^

Um Smart é um símbolo de status. [;)] A Smart tem uma imagem muito colada à MB. Nos outros países um Smart custa quase tanto como um Clio.

Claro, mas no entanto fiz a lista desta forma porque entendo que em Portugal (por exemplo) dá mais Status teres um BMW Série 3 dos menos equipados, do que um Citroën C6 equipado até às luzinhas da matrícula.

Acredito que em outros países da Europa fazem escolhas mais equilibradas e menos "para dar nas vistas" do que por cá.

Não discuto a qualidade dos carros alemães, mas infelizmente muitos dos que são vendidos em Portugal são apenas para agradar à vizinhança. Triste, mas verdade.

Ou talvez porque os carros são mesmo bons e não lhes interessa andar com uma banheira do tamanho de um C6. [;)]

Ou talvez porque os carros são mesmo bons e não lhes interessa andar com uma banheira do tamanho de um C6. [;)]
Ou nao !!! Há 1 video no youtube em q metem um serie 3 e um C6 a filmar as corridas de cavalos , e a imagem do serie 3 parecia um terramoto, o do C 6 nem mexia [;)]. Sao mesmo bons os bms [:)]. Vou ver se arranjo o link e assim podemos rirmo-nos todos ao mesmo tempo [:)]

Última edição:
O que é o STATUS??? :sh) :sh) :sh)

não concordo com apenas imagem de marca.
Mas concordo mais com a valorização do individuo aos olhos dos seus pares que compra uma imagem de marca, com valores que quer que sejam transferidos de algum modo para a definição da sua personalidade.

Resumindo: podemos englobar aqui todos os tótós e gabarolas que pensam que 1 objecto os vai fazer mais "bonitos" aos olhos da sociedade.
Mas é uma história antiga... tipos que tentam mostrar ser precisamente o oposto do que são, normalmente caindo no ridiculo.

Com isto não quero dizer que os modelos das ditas marcas bafejadas com resmas de status, não sejam adquiridos apenas por esses espécimes desejosos de chegar ao topo da pirêmide social, ou que os produtos vendidos sejam maus

Como o ouro, o status só tem valor porque lhe damos valor.

Última edição:

E quem compra porque gosta? Não?

Eu prefiro um serie 3 a um C6... todos os dias! Deve ser do status... :S

Voltar
Superior