A ignorancia politicamente correta!!!

Foliv

Well-known member
já repararam que cada vez mais na nossa sociedade, não só é politicamente correcto, como socialmante mandatorio ( obrigorio ) numa animada converça televisiva, ou entre conhecidos por exemplo, citar cultura sob a forma de nomes de artistas, acontecimentos historicos, autores de obras e exertos das mesmas, parafrasear filosofos....
...E simultaneamente não só é politicamente correcto, como socialmente aceitavel alegar total ignorancia nos ramos da ciencia?

Quer dizer então que durante uma tertulia qualquer, se eu não souber o autor da obra mais estranhamente rebuscada que conseguirem arranjar, passo por inculto e ignorante, mas por outro lado se não soberem fazer uma simples converção de unidades ( de dolar para euros, ou de metros para Km por exemplo) é socialmente aceitavel, e não é suposto o comum dos mortais saber coisas tão tecnicas quanto isto!!! ???

Eu sou completamente a favor de uma cultura abrangente e diversificada, quer das ciencias quer das humanidades, mas o que faz evoluir a sociedade é a ciencia e o futuro, e não a historia e o passado...
...logo prioritariamente conhecer e compreender o novo mundo cientifico á nossa volta é mais do que recomendavel, é madatorio!!!

Custa-me bastante verificar que pessoas que se intitulam intelectuais na nossa praça radiotelevisiva e jornalistica, não conciderem importante o conhecimento cientifico ( ao menos que fosse colocado par a par com as humanidades), talvez por medo então de secalhar já não serem conciderados tão itelectuais como isso?

Citar Lusiadas, debitar datas historicas, criticar platão, e não saber conceitos basicos de ciencia como simples contas e operações matematicas gerais, o que é a electricidade, como funciona uma lampada, já para não falar do modo como nós proprios funcionamos a nivel biologico, é vergonhoso para a pessoa em causa.

Todos temos o direito de escolha, ninguem jamais algum dia poderá dizer que sabe tudo sobre tudo, mas como referi, não saber como funciona o nosso mundo tecnologico releva para a categoria de analfabeto ignorante, o mais convecido dos "intelectuais" mundiais.

Há novas formas de analfabetismo mundial:
Analfabeto já não é somente aquele que não sabe ler e escrever, há o analfabeto tecnologico e cientifico, e estes estão cada vez mais a aumentar a nivel mundial, numa epoca em que o futuro é a tecnolog a e a ciencia.....

Lembrem-se que o comando da televisão e da garagem, o microondas, o telemovel, o antibiotico e a vacina, a radiografia, não funcionam por magia, há uma logica e uma causa por detras, tudo é feito por nós humanos, por metodo cientifico e muita dedicação...nada disto caiu do ceu, e sem tecnologia e ciencia esses senhores "intelectuais" não teriam as suas fontes de informação ( televisão, jornais impressos, internet, ou mesmo papel e canete ) onde poder espalhar a sua "cultura"

E agora uma nota final para os que nos liceus ( aquele meio terrivel em que toda a gente tem que ser mediocre, e para se ser popular tem que se ser repetente grunho e burro) gozaram com os bons alunos ( cromos )

É graças a esses "cromos" do tempo do liceu, que os "grunhos burros repentetes" se podem dar au luxo de ter telemoveis, carros, tv e computadores, exelentes cuidados de saude, e os seus gadgets gps, sub woofers, turbos, e bufadeiras....porque se os "cromos" "geek's" não tivessem estudado, andado a tirar cursos, os "grunhos" andariam agora a comparar "o tamanho das pilas" em bicicletas em vez de "comparar pilas" nos seus turbo XPTO gps mp3 injection cap.....

desculpa la mas eu n acho que as pessoas tenham que saber tudo... Se a pessoa gosta de literatura e nao gosta de ciencias, é natural que te saiba criticar a obra XPTO mas naot e saiba converter dolares para euros. Eu por exemplo sou mais de historia... nao pesco literatura... e pa fazer a porcaria da conversao tenho maquinas de calcular - estou-me nas tintas.

Se a minha area é historia e eu gosto de historia pq raio tenho que saber converter dolares para euros de cabeça? A cena nem é ser-se ignoranto ou não... apenas... nao me podia estar mais nas tintas :D

Outra coisa... tu és baixinho, gordinho, de oculos, coleccionas selos e insectos mortos e recentemente um "grunho" com boa pinta levou-te a miuda? :D

Descomprime... :D

Alem disso para se ser bom naquilo que se faz, pode ser ciencia ou letras, pode precisar de mto estudo, não é preciso ser-se geek...

citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

desculpa la mas eu n acho que as pessoas tenham que saber tudo... Se a pessoa gosta de literatura e nao gosta de ciencias, é natural que te saiba criticar a obra XPTO mas naot e saiba converter dolares para euros. Eu por exemplo sou mais de historia... nao pesco literatura... e pa fazer a porcaria da conversao tenho maquinas de calcular - estou-me nas tintas.

Se a minha area é historia e eu gosto de historia pq raio tenho que saber converter dolares para euros de cabeça? A cena nem é ser-se ignoranto ou não... apenas... nao me podia estar mais nas tintas :D
Acho que o que ele quer dizer é:

fulano lança uma citação -> «tem uma vasta bagagem cultural»
fulano não sabe a conversão entre dm3 e litros -> «não faz mal, eu também não sei nada dessas coisas»

beltrano sabe como funciona um motor de combustão -> «o que é que isso nos interessa, nós não somos mecânicos»
beltrano não sabe quem foi o autor da frase que fulano citou -> «é um inculto».

Já me deparei com situações desse género.

O contexto do que escrevi é o da sociedade em geral, o das converças de café, das tertulias de amigos, da chamada cultura geral, da ecleticidade, e o do que a generalidade da população fala e concidera conhecimento geral; aceitavel, obrigatorio, ou inutil!;) :)

È inegavel que no contexo das generalidades, a converça em torno do conheciento cientifico generico é deveras inferior á converça sobre conhecumento humanista/historico/filosofico....:(

O que isto tem de possivelmente mau, é o da aumentar o estado de ignoracia/analfabetismo social, do mundo que nos rodeia.[8][8)]

Ninguem tem que saber tudo, tal como eu disse no texto, mas deve-se sim saber um pouco de tudo, ainda mais numa sociedade tecnocratia como a nossa actual !![:p][8D];)

Mais uma vez, o que eu eu escrevi não é para se aplicado no campo das preferencias pessoais e livres de cada pessoa, nem ás escolhas de area profissional ou de especialidade da mesma.
Em sociedade todas as profissoes e areas do conhecimento são necessarias, nem coloquei isso em causa.[:X][^]

O espirito critico das pessas em relação ao que as rodeia e a indiferença é que é de facto mau, ao ponto de não quererem saber o porqûe das coisas, não discutirem estas situações de igual modo a que se discute kant,futebol, ou a novela, no fundo assumirem como garantido tudo o que nos dá qualidade de vida...

Isto que eu escrevi foi mais uma constatação do que uma critica ( embra tambem a faça), e dado que nem, com smileys se consegue dar o tom pretendido ao tema, lá vou eu ter que descrever a atmosfera do mesmo...:)

Bem eu sou o "tipico não te rales", "não te metas comigo que eu não me meto contigo" e"está sempre tudo bem"

Vivi a faculdade e o liceu da mesma forma ou "seja a curtir ao maximo enquato posso pois isto não dura sempre" e felizmente fisguei a minha mais que tudo antes que um grunho mas não tão be apesoado quanto eu ( hehe eu sei, tou a ser convecido), o fizesse![:I][8D]

Quanto aos comentarios, reli de novo o 1º post deste topico e não achei que estivesse de forma alguma acutilante.
Está é escrito de forma um pouco mais polemica, pois caso contrario qual era o interesse de gastar aqui o meu latim se depois não tinha respostas ao tópico?? eu quero é "sangue" nos meus topicos para animar o forum!! e até agora esta a funcionar não? [:X][^][:I]

fulano não sabe a conversão entre dm3 e litros -> «não faz mal, eu também não sei nada dessas coisas»

Não concordas? :D

quanto ao resto... é normal. Kafka ou Dostoievski estarão sempre mais bem cotados do que a vulgaridade do "conhecimento comum", certo? ;)

citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

Não concordas? :D

quanto ao resto... é normal. Kafka ou Dostoievski estarão sempre mais bem cotados do que a vulgaridade do "conhecimento comum", certo? ;)
Não. ;)

Eu (e o Foliv) não peço(pedimos) que o conhecimento científico/técnico/prático (aquele a que tu chamas "comum") seja mais valorizado pela sociedade do que o conhecimento literário, só porque a mim (nós) me (nos) diz mais. O que me (nos) faz confusão é porque é que banalizado, quase desprezado.

Ora nem mais!!

Talvez por ser mais facil o conhecimento humanita? talvez por ser mais acessivel? Mais comum? Mais interessante?

Para mim pessoalmente é de longe mais interessante saber o porquê do mundo á nossa volta, e relacionar conheciemtentos a partir dai, do que citar enciclopedicamente grandes nomes, mas gostaria de saber mais opiniões aqui da malta! ;)

Muitas vezes, as citações de determinados autores/filósofos podem ser metidas "a martelo"... mas acabam por soar a algo semelhante ao Zé do Boné, que, com o seu Citroën AX GT todo artilhado, dá duas "bufadas" à porta do café da esquina para impressionar o pitedo (cheio de serradura na cabeça).

Vou dar-vos um exemplo. Se, numa conversa, eu introduzir o nome de Arthur Schopenhauer, o meu discurso ganha logo uma nota de erudição e qualquer papalvo julga que sou um gajo para lá de culto. "Schopenhauer" - soa bem, soa a estrangeiro, soa a alemão, soa a complicado.

Qualquer papalvo come isto... apesar de "Schopenhauer" ser um autor que se dá no 12.º (pelo menos, era assim há uns anos).

Pois esse texto atira um pouco para a guerra engenharia vs "resto do mundo".
O grande argumento de quem estuda engenharia é que se preocupa em fazer e acontecer, criam telefones, automóveis, computadores, edificios, etc. a partir da Matemática e da Fisica (ambas tão "odiadas" e em parte desprezadas) ao passo que os chamados "intelectuais" estão geralmente associados às letras, a cursos de direito, de economia, de filosofia, etc.
Sou estudante de engenharia mas nas férias aproveito sempre para ler uns livros para me actualizar sobre estas matérias mais "intelectuais", leio uns livros de economia, rh, psicologia, romances, história em geral, etc. etc. Talvez assim evite passar por ignorante por mais que estude programação, integrais, fisica e teoria de circuitos e sistemas.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Foliv

Eu sou completamente a favor de uma cultura abrangente e diversificada, quer das ciencias quer das humanidades, mas o que faz evoluir a sociedade é a ciencia e o futuro, e não a historia e o passado...
...logo prioritariamente conhecer e compreender o novo mundo cientifico á nossa volta é mais do que recomendavel, é madatorio!!!

Há novas formas de analfabetismo mundial:
Analfabeto já não é somente aquele que não sabe ler e escrever, há o analfabeto tecnologico e cientifico, e estes estão cada vez mais a aumentar a nivel mundial, numa epoca em que o futuro é a tecnolog a e a ciencia.....

Até compreendo onde quer chegar, mas limitei-me a citar estes 2 parágrafos que não correspondem á realidade, e não correspondem á realidade porque a tecnologia e a ciencia sem o conhecimento do passado e da historia de pouco lhe servem, ou poderão servir propósitos cujo fim nem sempre é o mais agradável, pode ser a pessoa mais avançada tecnologicamente e ser um monstro ou o inverso, ser um analfabeto munido de uma sensibilidade extrema, a ciencia e a tecnologia serão sempre um meio, nunca um fim, e mal de nós quando tal não acontecer.

Quanto ao analfabetismo tecnologico ele é cada vez menor, mesmo os pensadores já se aperceberam do impacto das tecnologias, alguns até já escrevem blogs [}:)]

citação:Originalmente colocada por Foliv

Ora nem mais!!

Talvez por ser mais facil o conhecimento humanita? talvez por ser mais acessivel? Mais comum?</u> Mais interessante?

Para mim pessoalmente é de longe mais interessante saber o porquê do mundo á nossa volta, e relacionar conheciemtentos a partir dai, do que citar enciclopedicamente grandes nomes, mas gostaria de saber mais opiniões aqui da malta! ;)

talvez por ser menos logico.. é o mesmo que encher chouricos..
desde o tempo dos homens das carvenas que a capacidade de abstração é muito importante..

"pa 1 esfera rebola bem no capim, e se eu fizer algo que role tao bem como akele calhau mas mantenha a trajectoria mais facilmente?? ja sei posso usar 1 segmento do calhau.. A roda..."

Tens que ter em conta que esses programas televisivos a que te referes são moderados por pessoas que, na melhor das hipóteses, são jornalistas, ou seja, pessoal de formação humanística.

Digo na melhor das hipótese porque o que não falta nas nossas televisões é pessoal que por ter uma carinha laroca/ser filho de um nome sonante/saber uns truques na cama (é escolher um/alguns/todos), já tem o seu programazito de TV.

Por isso, não se pode esperar que se sintam à vontade para apresentar um programa dedicado à Ciência, que, no fim de contas, até geraria muito menos audiências, porque são domínios ainda mais distantes dos interesses/esfera de conhecimentos do público em geral.

E se não gera audiências, ou vai para a 2, ou desaparece, pura e simplesmente...

quantas e quantas pessoas não escolheram carreiras académicas ligadas às histórias, linguas, sociologias e afins para fugir às matemáticas e derivados no ensino básico? Por terem um ódio de morte às ciências exactas, que foram cultivando ao longo de anos e que por questões de afirmação pessoal acaba degenerando em profundo desprezo e desconsideração por quem se dedica a essa área. Como a comunicação social e os meios "pseudo-intelectuais e artísticos" estão dominados por gente desta esfera de influência é normal que seja de "bom tom" largar meia-dúzia de citações de autores mais ou menos famosos e defender que "essas coisas quantificáveis não interessam para nada porque são muito aborrecidas". A velha máxima "não sei nada disso, nem quero saber e tenho raiva a quem sabe"

citação:Originalmente colocada por Sun

É...

É isso e não saber escrever correctamente, também politicamente aceitável....bah!!!

[xx(]

Como isto?

citação:Originalmente colocada por foliv

... não só é politicamente correcto, como socialmante mandatorio ( obrigorio ) numa animada converça televisiva...
... se não soberem fazer uma simples converção de unidades ...
... não conciderem importante ...
.... medo então de secalhar já não serem ...

Antes de criticar quem não tem conhecimento tecnologico, é preciso criticar quem não sabe portugues, quem comete erros graves de gramatica, semantica ou fonética. Antes de criticar quem não tem cultura tecnologica, é preciso criticar quem não tem cultura pratica ou cultura social. Antes de criticar quem naõ tem cultura tecnologica, é preciso criticar quem não sabe fazer uma conta.

"A ignorancia maior é a daquele que tem a presunção de pensar que não é ignorante"

citação:Originalmente colocada por Sphynx

citação:Originalmente colocada por Sun

É...

É isso e não saber escrever correctamente, também politicamente aceitável....bah!!!

[xx(]

Como isto?

citação:Originalmente colocada por foliv

... não só é politicamente correcto, como socialmante mandatorio ( obrigorio ) numa animada converça televisiva...
... se não soberem fazer uma simples converção de unidades ...
... não conciderem importante ...
.... medo então de secalhar já não serem ...

Antes de criticar quem não tem conhecimento tecnologico, é preciso criticar quem não sabe portugues, quem comete erros graves de gramatica, semantica ou fonética. Antes de criticar quem não tem cultura tecnologica, é preciso criticar quem não tem cultura pratica ou cultura social. Antes de criticar quem naõ tem cultura tecnologica, é preciso criticar quem não sabe fazer uma conta.

"A ignorancia maior é a daquele que tem a presunção de pensar que não é ignorante"

Haja mais alguém que lê para além da "Diagonal"...[^][^][^]

Obrigado Sphynx, eu não fui directo o suficiente :D

;)

Voltar
Superior