A expressividade do sorriso

Retribuo, mas não sempre. Acho que se passa o mesmo com a maioria das pessoas. E sou sincera, geralmente não o faço naquelas situações que deram mote a este tema.

Falava-se no outro tópico sobre as pessoas serem sérias em demasia, da falta de sorrisos "quotidianos"... Sou franca, quando alguém que não conheço desata a sorrir quando me vê, a minha expressão facial é tudo menos um sorriso:sh)

Gosto de sorrisos cúmplices, trocados em segredo ou não, gosto de sorrisos espontâneos e sinceros. Estes de cortesia aborrecem-me um pouco. Há sorrisos que chegam a parecer ameaças [:D]
Ai, por que é que as mulheres não sorriem para mim quando passo na rua, mas o contrário já julgo ser normal...[:D] aqui já vamos a entrar em contradição com o estudo. Ficava logo com um sorriso parvo estampado no rosto para o resto do dia...[:p]

Como natural e julgo que se passa com todos só retibui-o a pessoa que me querem bem e de quem gosto.

Acho que as pessoa estão mais frias, e acho que isto vai tocar um pouco no egoismo, pois isto significa a partilha e uma demonstração do nosso bem estar.

Não tinha lido com olhos de ler este post:

Pegando na minha última frase, quero esclarecer um ponto Nuno. Parece-me que estou a aprofundar demasiado a questão, mas vou arriscar: quero aqui que penses nas minhas respostas tendo por base que eu diferencio sorriso de expressão facial cordial, digamos.

Esta situação que o Robie fala é exemplo disso. A meu ver ele segue, e muito bem, pelo meio-termo: uma expressão facial que transparece cordialidade. Quando não "sorrimos" de facto podemos parecer ameaçadores, mas se sorrimos em demasia o resultado final também não é melhor ;)

E como sei que gostas de ir ao fundo das questões acho que vou propor que se vá mais longe com dois temas que se enquadram aqui:

E quando a expressividade do sorriso não utiliza os lábios para se mostrar? Quando apenas utiliza o olhar?

E um dos mais famosos sorrisos - Mona Lisa - não terá aqui lugar?
Sim Nina eu compreendi em parte o que querias dizer, e também o concordo que por vezes essa forma possa intimidar numa primeira abordagem, mas, e julgo que, também se terá de ter em conta a outra pessoa com quem estabelecemos o contacto e o contexto a que se insere.

Tenho um sorriso fechado e não sou extravagante na minha forma de sorrir, e sempre gostei mais desta forma, mas também tudo depende de cada sorriso e como vemos a própria pessoa.

Os sorrisos que tenho abordado são os verdadeiros, são esses que me interessam, os outros também vale a pena discutir, mas por si só da minha parte não merecem muita confiança.

No meu entender o olhar é aquilo que vai ao nosso interior, o que nos penetra, o sorriso será aquilo que exteriorizamos, que demontramos ao mundo e aos outros. Também da nossa forma e sensibilidade sabemos ler a outra pessoa e estado de espirito que transmite; e por vezes não será preciso um sorriso para saber que a outra pessoa possa estar feliz, muitas vezes só o próprio olhar irradia e transmite isso.

Comunicação Não Verbal A Linguagem do Corpo

O caso de Mona Lisa é um bom exemplo que levantastes e que irei abordando ao longo no tópico, pena é que muitos users não demonstrem uma participação mais fluida e um certo interesse.

Última edição:
Bem, mais um dos posts «made by Nunomlopes»....»[:D]

Estou de férias e ainda me custa pensar,mas...
...tenho fama de saber fazer rir os outros....

....e gosto de os ver felizes...[;)]

Bem, mais um dos posts «made by Nunomlopes»....»[:D]

Estou de férias e ainda me custa pensar,mas...
...tenho fama de saber fazer rir os outros....

....e gosto de os ver felizes...[;)]

Sansoni isto leva já o carimbo de volta! :)[:D]
Uma coisa que tenho extrema curiosidade em saber é como é que é o teu contacto humano no teu dia-a-dia de trabalho?

Faz-te isto sentir realizado e reflecte-se neste estado, quando vemos tudo a correr pelo melhor caminho?

Fazes transbordar isso ou um alento á outra pessoa?

Será isto uma boa terapia?

O que achas na tua opinião pessoal?

Estás de férias melhor escreves, simples não é! :)

Não tinha lido com olhos de ler este post:

Pegando na minha última frase, quero esclarecer um ponto Nuno. Parece-me que estou a aprofundar demasiado a questão, mas vou arriscar: quero aqui que penses nas minhas respostas tendo por base que eu diferencio sorriso de expressão facial cordial, digamos.

Esta situação que o Robie fala é exemplo disso. A meu ver ele segue, e muito bem, pelo meio-termo: uma expressão facial que transparece cordialidade. Quando não "sorrimos" de facto podemos parecer ameaçadores, mas se sorrimos em demasia o resultado final também não é melhor ;)

E como sei que gostas de ir ao fundo das questões acho que vou propor que se vá mais longe com dois temas que se enquadram aqui:

E quando a expressividade do sorriso não utiliza os lábios para se mostrar? Quando apenas utiliza o olhar?

E um dos mais famosos sorrisos - Mona Lisa - não terá aqui lugar?

Nem mais, tem de existir um meio termo, nos primeiros segundos mostra-se um sorriso, e se o mesmo foi aceite pelo grupo, neste caso mulher(es), aí sim, o sorriso sai e dá lugar a contacto visual.

Alguém que está sempre a sorrir, quando fala com alguém, passa uma má imagem da sua personalidade, falta de confiança, não existe o contacto visual, logo de certa forma consigo ver que essa pessoa não tem uma grande auto confiança.

Comunicação não verbal, vale mais do que mil palavras.

Última edição:
Por acaso nunca pensei muito no assunto, e nem sequer o "estudei". Acho que é uma forma de comunicação da nossa espécie que é transversal e universal. Não precisa da elaboração e estrutura de uma lingua ou da comunicação falada/escrita e no entanto consegue desempenhar um papel muito bom a transmitir inteção e emoção. Apenas a sorrir podemos exprimir uma variedade incrível de coisas. Há sorrisos nervosos, sarcásticos, maléficos, ignóbeis, singelos, encantadores, provocantes, amigáveis, etc...

É muito raro eu não sorrir :)

Por acaso nunca pensei muito no assunto, e nem sequer o "estudei". Acho que é uma forma de comunicação da nossa espécie que é transversal e universal. Não precisa da elaboração e estrutura de uma lingua ou da comunicação falada/escrita e no entanto consegue desempenhar um papel muito bom a transmitir inteção e emoção. Apenas a sorrir podemos exprimir uma variedade incrível de coisas. Há sorrisos nervosos, sarcásticos, maléficos, ignóbeis, singelos, encantadores, provocantes, amigáveis, etc...

É muito raro eu não sorrir :)

Acho que nunca é demais descobrirmos o que está por trás de um sorriso e aquilo que nos caracteriza, a importância e o valor de podermos e sabermos sorrir (pelas coisas positivas) e saber a valiosidade na natureza humana que nos faz comunicar através de um gesto que é perceptivel a muito dos demais.
Será esta caracteristica que deveremos manter e saber sorrir, até por vezes nos momentos de alguma infelicidade. :)

Já que pediram:

:)

E eu retribui-o. :)

bigsmile.jpg

Há sorrisos que são autenticas armas ...

[;)]

Última edição:
O sorriso de Mona Lisa

O sorriso de Mona Lisa

Este dizem ser um dos mais enigmáticos sorrisos retratado.

Uns afirmam ser Sexy (considerando a altura )

Outros encontram sedução.

Outros que encerra um enigmatico caso entre Da Vinci e a dama retratada

Outros vêm timidez.

Enfim variadissimas hipoteses

mona_lisa800.jpg

Curiosamente há um filme que dá pelo nome "Sorriso de Mona Lisa", e tem estas actrizes como protagonistas

monalisasmilever2.jpg

Um sorriso diz-nos muito !!

Um sorriso diz-nos muito !!

Já fiquei completamente rendido a sorrisos que me desarmaram e penetraram no coração.

Já fiquei completamente possesso com sorrisos hipócritas

Emocionei-me com sorrisos que pediam compaixão, perdão ou somente dignidade ou amor (vi-os no leito de morte de quem sofria doenças terminais).

Sorrisos de dor daqueles que mesmo em sofrimento conseguem ainda sorrir, sorriso esse que muitas das vezes mais não é que uma forma de superar essa dor.

Já muitos identificámos sorrisos de mera diplomacia, aqueles que muitas vezes se dão apenas para se ser polido.

Sorrisos de alegria e felicidade franca e genuína, aqueles que na maioria das vezes partilhamos com quem amamos e prezamos.

O sorriso identifica muitas das situações do dia a dia, o sorriso preguiçoso de quem acorda se olha ao espelho e pensa em enfrentar um novo dia de trabalho.

Os Sorrisos de quem olha para o seu relógio e rejubila ao pensar no período de descanso que se avizinha no seu dia de trabalho.

O sorriso de quem imagina estar para breve, estar junto sua família, recolher os seus filhos na escola e ouvir as desventuras de quem na sua tenra idade, cada dia é uma aventura completamente nova, sem rotinas.

Sim, o sorriso revela quem somos, revela-nos quem são, dá-nos amizade, transmite-nos dor, transmite-nos alegria, contagia-nos com a loucura de um sorriso que se transforma em gargalhada, e enche-nos de felicidade.

Como alguém disse um dia – Raul Solnado o homem do sorriso eterno –

Façam o favor de ser felizes !

icon7.gif
icon6.gif

[;)]

Já fiquei completamente rendido a sorrisos que me desarmaram e penetraram no coração.

Já fiquei completamente possesso com sorrisos hipócritas

Emocionei-me com sorrisos que pediam compaixão, perdão ou somente dignidade ou amor (vi-os no leito de morte de quem sofria doenças terminais).

Sorrisos de dor daqueles que mesmo em sofrimento conseguem ainda sorrir, sorriso esse que muitas das vezes mais não é que uma forma de superar essa dor.

Já muitos identificámos sorrisos de mera diplomacia, aqueles que muitas vezes se dão apenas para se ser polido.

Sorrisos de alegria e felicidade franca e genuína, aqueles que na maioria das vezes partilhamos com quem amamos e prezamos.

O sorriso identifica muitas das situações do dia a dia, o sorriso preguiçoso de quem acorda se olha ao espelho e pensa em enfrentar um novo dia de trabalho.

Os Sorrisos de quem olha para o seu relógio e rejubila ao pensar no período de descanso que se avizinha no seu dia de trabalho.

O sorriso de quem imagina estar para breve, estar junto sua família, recolher os seus filhos na escola e ouvir as desventuras de quem na sua tenra idade, cada dia é uma aventura completamente nova, sem rotinas.

Sim, o sorriso revela quem somos, revela-nos quem são, dá-nos amizade, transmite-nos dor, transmite-nos alegria, contagia-nos com a loucura de um sorriso que se transforma em gargalhada, e enche-nos de felicidade.

Como alguém disse um dia – Raul Solnado o homem do sorriso eterno –

Façam o favor de ser felizes !

icon7.gif
icon6.gif

[;)]
Gostei bastante da tua descrição Excalibur, e revela que nós homens também no fundo conseguimos descrever estes sentimentos e aquilo que nos provoca.

Direi que isto mesmo, um sorriso, poderá ser uma manifestação enigmática que nos leva a descobrir o que a ele se traduz.

Citando as mesmas palavras que sejam felizes... a sorrir! :)

Esta manhã, às 8 e às 9, mais de 300 rádios portuguesas convocaram todos para um ...sorriso. Poucos estavam à espera. Mas até às 6 da tarde, é possível partilhar a ideia e repetir um MOB de milhões a sorrir. Partilha. 18h. Vai de fim-de-semana com um sorriso. Às 18 olha em volta.
Recebe um sorriso, retribui.
Hoje às 18h :) - Blogue da 3

Uma iniciativa semelhante no Brazil:

YouTube - O dia em que um sorriso parou São Paulo. (The day when a smile stopped Sao Paulo).

Dentro do tema do tópico:

Portugueses estão a sorrir cada vez menos - TSF

Os estudos mostram também que desde 2006, os portugueses estão a rir cada vez menos. A conclusão é de estudo do Laboratório de Expressão Facial da Universidade Fernando Pessoa.

Os estudos mostram também que desde 2006, os portugueses estão a rir cada vez menos. Freitas Magalhães, director do Laboratório de Expressão Facial da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, apresentou três factores que influenciam o nosso sorriso.
«Uma delas é o género, as mulheres sorriem mais do que os homens, a outra é a idade, ou seja, sorrimos mais na idade reprodutiva, e por último o contexto social que está, de facto a influenciar muito o comportamento ao nível da exibição do sorriso dos portugueses», referiu.
Pode haver menos motivos para sorrir, mas não é preciso mostrar os dentes.O sorriso fechado como o Monalisa é o que tem mais poder de sedução.
«Se o quadro apresentasse um sorriso largo certamente que a história, o interesse e a critica ao quadro não chegaria aos nossos dias», considerou.
Esta sexta-feira, as rádios de todo o país propõe-lhe um sorriso para transformar em milhões. A TSF apela a todos os ouvintes que as 8:00, 9:00 e 18:00 sorriam ou dirijam o seu sorriso para o vizinho ou para todos aqueles que o rodeiam, quer esteja no carro, na rua, em casa, ou no seu local de trabalho

Portugueses estão a sorrir cada vez menos - TSF

Hoje o trânsito às 9h estava alegre :)

Repita-se às 18h.

Verdade! Mas a Orbital e a Vodafone FM armaram-se em finas e não aderiram.

Mas olhei em volta quando eles disseram para o fazer e dei de caras com um senhor que também olhava em volta e estava a sorrir. Partimo-nos a rir [:D].

Última edição:
Às 18h só se me rir aqui para o computador que devo continuar pelo trabalho. Será que ele me vai retribuir!?[;)]

Mas de manhã achei engraçado e a criança do carro do lado arrancou boas gargalhadas a quem estava por perto. Estavamos num semáfero e às 9 em ponto (por acaso o Pai também estava a ouvir a Comercial) a menina gritava pela janela aberta "Vamos rir! È para rir!" [:D] e dizia adeus. Era inevitavel não rir[:D]

Às 18h só se me rir aqui para o computador que devo continuar pelo trabalho. Será que ele me vai retribuir!?[;)]

Mas de manhã achei engraçado e a criança do carro do lado arrancou boas gargalhadas a quem estava por perto. Estavamos num semáfero e às 9 em ponto (por acaso o Pai também estava a ouvir a Comercial) a menina gritava pela janela aberta "Vamos rir! È para rir!" [:D] e dizia adeus. Era inevitavel não rir[:D]

Ahhh sextas feiras, dia de sair às 17h30!!! [:D]

Voltar
Superior