a era da solidão

não era

era um regime autoritario, mas muito longe, mesmo muito longe de ser um regime totalitário

https://www.politize.com.br/ditadura-o-que-e/

...
[h=2]Ditadura e Regimes Totalitários são a mesma coisa?[/h]Apesar de terem significados muito próximos, existe uma diferença entre ditadura e totalitarismo. Ditadura se refere estritamente a um regime autoritário comandado por um líder ou grupo com excessivo poder, sem consentimento popular e que se utiliza da força para manter sua liderança.Já o totalitarismo é um regime que, além de autoritário, ainda promove esforços para controlar e regular todos os aspectos da vida pública e privada. Dentro de regimes totalitários, a vida de cada cidadão é monitorada pelo grupo no poder, que controla cada instituição governamental. Valoriza-se também a lealdade ao partido ou grupo no poder. A ideologia governamental torna-se central para a vida da maior parte da população. Regimes totalitários também se ancoram no uso da propaganda política para conquistar e controlar o pensamento da população.Um bom exercício para compreender a diferença entre ditadura e totalitarismo é olhar para suas formas opostas. A ditadura é o contrário de uma democracia, no sentido de que é um governo sem o consentimento do povo. Já o totalitarismo é visto como o contrário de pluralismo, um sistema em que há liberdade de pensamento, de crença e respeito aos direitos fundamentais.Uma ditadura nem sempre é totalitária, já que pode conviver com alguma pluralidade de pensamento e sem a preocupação de controlar absolutamente todos os aspectos da vida da população. Apesar disso, muitas ditaduras são de fato totalitárias, especialmente as mais conhecidas do século XX: o nazismo de Hitler na Alemanha, o fascismo de Mussolini na Itália, o comunismo na União Soviética, entre outros.
...

não julgues que a wikipedia está sempre certa

não li quase nada

falta de tempo

mas a ideia de que antigamente ou agora o homem mandava é errada

atualmente na maior parte dos lares a mulher tem mais poder que o homem e antigamente... antigamente dependia mais, mas as mulheres sempre tiveram muito poder dentro de casa

quanto à ideia de que os casamentos atualmente duram pouco, raro é o casamento que dura a vida inteira também é errada,

afinal a taxa de divórcio até não é alta

as pessoas não querem ir para lares precisamente por causa da solidão

ir para um lar implica romper com toda a rede social que a pessoa tem, deixar para trás vizinhos, amigos e familia

claro que num pais aonde as pessoas criam redes sociais fracas é mais facil aceitar deixar tudo isso para trás e ir viver para um lar na velhice

não é por causa dos lares terem boas ou más condições, é por causa de terem de deixar todas as ligações afectivas que criaram para trás

deviam falar mais com os mais idosos, aprenderiam bastante sobre a vida

Pois, o problema da actualidade... Falta de tempo, falta de vontade e "execução sumária" sem muitas vezes se saber a história toda, saber os dois lados...

Atenção, nada contra ti pessoalmente lll, mas é isto que noto na maior parte das pessoas com quem me tenho cruzado ao longo da vida (daí também não ter já grandes esperanças nas pessoas [:D])... Confesso que também tive a minha quota-parte, mas bom, grande parte quando era mais novo e não compreendia as cenas (felizmente evolui [:D])

não era

era um regime autoritario, mas muito longe, mesmo muito longe de ser um regime totalitário

https://www.politize.com.br/ditadura-o-que-e/

não julgues que a wikipedia está sempre certa

É complicado de ter qualquer tipo de discussao/conversa quando tu nao consegues perceber textos simples como os que coloquei atrás e nem percebes que o que coloquei com o link da wikipedia foi mesmo a defenicao de um governo totalitário, que em tudo e mais alguma coisa encaixa no regime do Estado novo.

Aliás, os pontos que colocaste em bold, sao precisamente esses... "promove esforcos para controlar e regular todos os aspectos da vida publica e privada", algo que era feito através da PIDE e dos bufos, os quais incluiam pessoas das mais variadas castas, entre os mais pobres aos mais riscos e até padres...
Aliás segundo sei, pelo que parece os maiores bufos eram mesmo os padres e os barbeiros, acho que por questoes obvias...

As pessoas nao podiam pensar por sí proprias e ter uma opiniao pessoal, especialmente se fosse incomoda para o regime, nao podiam ter uma religiao que nao fosse a crista, queres mais?

Quanto ao teu ultimo comentário e apesar de teres colocado a mesma informacao que eu já tinha colocado antes, apesar de vindas de fontes diferentes e em idiomas diferentes, a wikipedia nao está certa mas o site politize.com.br tem tudo para estar 100% correcto.

:sh)

tanto dá

mas não, o estado novo não procurava regular todos os aspectos da vida privada, por isso não era totalitário, diga lá a wikipedia o que disser

como isto não tem nada a ver com o tema do topico não vou voltar a este assunto

e realmente era obrigatorio ser cristão, deve ser por isso que a sinagoga do porto (local de culto judaico) foi inaugurada em 1938, em pleno estado novo

Comunidade Israelita do Porto

tanto dá

mas não, o estado novo não procurava regular todos os aspectos da vida privada, por isso não era totalitário, diga lá a wikipedia o que disser

como isto não tem nada a ver com o tema do topico não vou voltar a este assunto

e realmente era obrigatorio ser cristão, deve ser por isso que a sinagoga do porto (local de culto judaico) foi inaugurada em 1938, em pleno estado novo

Comunidade Israelita do Porto

Estou para aí a 3 ou 4 posts a tentar explicarte que o que tu colocaste é o mesmo que está no link da wikipedia que coloquei, a defenicao de um estado totalitário e nao diz lá que o Estado novo era um estado totalitário.

E sim mais uma vez o estado regulava através da PIDE os aspectos da vida privada das pessoas, isto se considerares claro que o pensamento ideologico pessoal e individual é um aspecto da vida privada de cada um.

Nao era obrigatório, nao era reconhecida qualquer outra religiao e nao era ensinada nas escolas outra religiao que nao essa, da mesma forma como outras religioes nao tinham qualquer tipo de beneficio social dado pelo estado tal como a isencao de impostos e autoridade, se os teus filhos nao fossem comungar pagavas multa (os meus avós pagaram multa porque o meu pai nao queria ir fazer a comunhao), é suficiente para perceber o que é que o estado forcava? pois...
Nao é a religiao um aspecto da vida privada de cada um? pois...

Podes correr e saltar, o regime de Salazar era um estado totalitário, muitos padres usavam a confissao para depois denunciar as pessoas á PIDE.

Quanto ao assunto do post, é só mais um dos teus posts em que nao aceitas e és intolerante com a mudanca de custumes/cultura e achas que a mudanca vai levar ao fim do mundo.

tens direito à tua opinião, não é o tema do topico e não concordo com ela e não conheço ninguem minimamente formado sobre esse tema que concorde

não vou perder mais tempo com esse assunto porque não é o tema do topico

quanto a eu ser intolerante em relação ao aumento da solidão no sociedade atual... também tens direito à tua opinião e até a ter conceitos confusos

é uma analise que faço daquilo que vou vendo e lendo

no reino unido até já tiveram um ministro da solidão... são uns intolerantes

Última edição:
Estou para aí a 3 ou 4 posts a tentar explicarte que o que tu colocaste é o mesmo que está no link da wikipedia que coloquei, a defenicao de um estado totalitário e nao diz lá que o Estado novo era um estado totalitário.

E sim mais uma vez o estado regulava através da PIDE os aspectos da vida privada das pessoas, isto se considerares claro que o pensamento ideologico pessoal e individual é um aspecto da vida privada de cada um.

Nao era obrigatório, nao era reconhecida qualquer outra religiao e nao era ensinada nas escolas outra religiao que nao essa, da mesma forma como outras religioes nao tinham qualquer tipo de beneficio social dado pelo estado tal como a isencao de impostos e autoridade, se os teus filhos nao fossem comungar pagavas multa (os meus avós pagaram multa porque o meu pai nao queria ir fazer a comunhao), é suficiente para perceber o que é que o estado forcava? pois...
Nao é a religiao um aspecto da vida privada de cada um? pois...

Podes correr e saltar, o regime de Salazar era um estado totalitário, muitos padres usavam a confissao para depois denunciar as pessoas á PIDE.

Quanto ao assunto do post, é só mais um dos teus posts em que nao aceitas e és intolerante com a mudanca de custumes/cultura e achas que a mudanca vai levar ao fim do mundo.

Obrigatório ser cristão? Não poder ter outra religião? Multa por não fazer a comunhão?

Contaram-te muitas histórias![:D]

Arrisco dizer que maioria dos portugueses não fez a comunhão. Apenas o baptismo. Será que foram todos multados?

tens direito à tua opinião, não é o tema do topico e não concordo com ela e não conheço ninguem minimamente formado sobre esse tema que concorde

não vou perder mais tempo com esse assunto porque não é o tema do topico

quanto a eu ser intolerante em relação ao aumento da solidão no sociedade atual... também tens direito à tua opinião e até a ter conceitos confusos

é uma analise que faço daquilo que vou vendo e lendo

no reino unido até já tiveram um ministro da solidão... são uns intolerantes

Não tentes virar o bico ao pau, já por diversas vezes demonstraste a tua intolerância aquilo e aqueles que são, pensam ou agem diferentes de ti.

Quanto ao resto, a definição está lá, e é claro o que era e não era.

Obrigatório ser cristão? Não poder ter outra religião? Multa por não fazer a comunhão?

Contaram-te muitas histórias![:D]

Arrisco dizer que maioria dos portugueses não fez a comunhão. Apenas o baptismo. Será que foram todos multados?

Onde é que eu disse que era obrigatório ser cristão?
Eu disse que não era tolerada outra religião, e ao não ser reconhecida é o mesmo que não tolerar a mesma.

Sim os meus avós foram...

run.unl.pt › PBS_TesePDF
Novembro, 2012 A POLÍTICA RELIGIOSA DO ESTADO NOVO - RUN

Podes ler logo a noite...

Sim agora não o são, no tempo de salazar não era assim

Mesmo que os padres não mandassem directamente.....era ir ter com o chefe do posto da guarda, ou com o regedor , ou algo assim.
Eram meios muito pequenos.

Os padres eram estrategicamente protegidos oela pide pois eram queridos do estado novo, era a religião do estado novo.
Para além disso as pessoas na altura pouco instruídas confiavam nos padres e durante a confissão muitas vezes (como a minha avó fez) diziam coisas que incriminavam outros.

Essa valeu ao neu tio e ao meu avô, serem interrogados pela pide, e quase que valia ao meu tio uma ida forçada para o ultramar.

Mas somos todos ignorantes, o III é que sabe... A história só está bem contada se lhe for conveniente.

Oremos irmões

bom era que não fizesse off-topic, de resto podes ter as ideias que quiseres, mesmo com conceitos confusos

continuando

a epidemia da solidão com os seus problemas inerentes levou a que o Reino Unido, quando Theresa May era primeira ministra, tivesse o ministério da solidão

O Reino Unido acaba de criar um ministério para lidar com o que a primeira-ministra Theresa May categorizou como "a triste realidade moderna". O Estado agora terá um ministério para combater a solidão.

​
No ano passado, uma comissão britânica descobriu que quase nove milhões de pessoas no país, muitas vezes, ou sempre, se sentem sozinhas - uma condição que pode ter sérias repercussões para a população.

Os médicos alertam que o isolamento social é uma epidemia crescente que pode ter consequências físicas, mentais e emocionais. A solidão também foi associada com o maior risco de doença cardíaca, diabetes e câncer, de acordo com pesquisadores.
...

é reconhecida como um problema pelo nosso serviço nacional de saude:

A solidão e o isolamento social

e em muitos casos o problema não é tanto a falta de relacionamentos sociais, mas a falta de profundidade desses relacionamentos

tem também a ver com a falta de sentido de pertença a um grupo... o que explica também a popularidade dos clubes de futebol, que dão esse sentimento de pertença, embora a uma tribo cujos motivos são futeis

bom era que não fizesse off-topic, de resto podes ter as ideias que quiseres, mesmo com conceitos confusos

continuando

a epidemia da solidão com os seus problemas inerentes levou a que o Reino Unido, quando Theresa May era primeira ministra, tivesse o ministério da solidão

é reconhecida como um problema pelo nosso serviço nacional de saude:

A solidão e o isolamento social

e em muitos casos o problema não é tanto a falta de relacionamentos sociais, mas a falta de profundidade desses relacionamentos

tem também a ver com a falta de sentido de pertença a um grupo... o que explica também a popularidade dos clubes de futebol, que dão esse sentimento de pertença, embora a uma tribo cujos motivos são futeis

Sim sim, eu é que tenho os conceitos confusos [:D]:sh)

Hoje devido ao tipo de vida que temos acabamos por interagir mais Online que pessoalmente, nao é um problema da sociedade de hoje é uma consequencia do facto de que hoje andamos mais ocupados durante o dia e temos de produzir cada vez mais para satisfazer a procura.

De qualquer maneira, e nao desconsiderando o problema do isolamento social (em muitos casos por opcao pessoal e individual), nunca na nossa história vivemos tanto tempo e tao bem, algo que esperemos que continue a evoluir e que consigamos enquanto humanos viver mais tempo em plenas capacidades.

No meu caso dou-me bem com a solidão. Passo bem se não estiver com os amigos 1, 2, 3 dias ou mais, desde q tenha acesso à net tenho o mundo nas mãos. Ligo mais ao q se passa no mundo do q a quem me rodeia. Amigos amigos... mas quantos vão ao cemitério ver a campa dum?...

Tenho familia direta mas nao tenho descendentes, (q eu saiba), por opção própria e nem me interessa cá deixar o q quer q seja. Os bens materiais são adereços desta vida terrena nada mais.

O comportamento do ser humano deixou as pessoas mais solitárias. No mundo inteiro existe briga entre vizinhos, ou um ser humano que não deixa o outro dormir, gente partindo pra cima do outro por uma estupidez no trânsito, funcionários tacando hamburguer na cara do cliente no Mcdonald's. O que difere apenas é a porcentagem dos casos. Antigamente eu acho que as pessoas não eram assim. Algumas pessoas estão cada vez piores, mais egoístas, mais escrotas pensando apenas em si mesmas e menos no próximo. A tecnologia piorou um pouco antigamente as pessoas iam na casa do amigo conversar hoje todo mundo só conversa por e-mail, whatsapp. Perdemos o habito de escrever, de copiar, de calcular com as mãos. Tudo tem que ser pra ontem e com muita pressa. A tecnologia deixou as pessoas mais solitárias e egoístas de certa forma. Para tirar alguém da sua vida basta bloquear no Whatsapp.

Voltar
Superior