A diferença nos comparativos!

Sakamotoq

New member
Ando interessado em comprar um segmento C a gasóleo. Como tal, ando a tentar informar-me ao máximo acerca dos carros em questão, e uma das bases que tenho usado são os vários comparativos que têm saido nas revistas automobilisticas. Na edição de 9 de Maio da AH foi publicado um comparativo entre Golf, Astra, Focus e o i30, tendo ganho o i30. Confesso que fiquei entusiasmado com o que li ficando logo o i30 como uma das primeiras opções para compra.
Tal não é o meu espanto quando na AF desta semana, sai um novo comparativo neste segmento em que o i30 é comparado com o novo Megane, Focus, Astra e o Golf e nesta revista fica em...quarto :confused:

Bem sei que só guiando um carro podemos ter a real percepção do que mais nos agrada, mas a minha dúvida prende-se mais de saber até que ponto serão estes comparativos fiáveis quando a diferença de opiniões é tão grande.

Hoje em dia todos os carros são bons. O que define um vencedor são pormenores que por vezes são subjectivos.

O meu conselho é compra o que mais gostares sem olhar para comparativos porque objectivamente todos são óptimos automóveis e equivalem-se em praticamente todos os parâmetros!

Não li as revistas que falas, mas basta um dos carros trazer mais um extra ou outro, aumentando o preço, para descer de posição... Ou ter mais extras para nivelar os preços, e assim sobe de posição...

Como já disseram tens de ver cada categoria. Se por exemplo, o i30 ganha sempre nos consumos à concorrência, mesmo que perca no resultado final, então tens aí um dado mais fidedigno...

Ando interessado em comprar um segmento C a gasóleo. Como tal, ando a tentar informar-me ao máximo acerca dos carros em questão, e uma das bases que tenho usado são os vários comparativos que têm saido nas revistas automobilisticas. Na edição de 9 de Maio da AH foi publicado um comparativo entre Golf, Astra, Focus e o i30, tendo ganho o i30. Confesso que fiquei entusiasmado com o que li ficando logo o i30 como uma das primeiras opções para compra.
Tal não é o meu espanto quando na AF desta semana, sai um novo comparativo neste segmento em que o i30 é comparado com o novo Megane, Focus, Astra e o Golf e nesta revista fica em...quarto :confused:

Bem sei que só guiando um carro podemos ter a real percepção do que mais nos agrada, mas a minha dúvida prende-se mais de saber até que ponto serão estes comparativos fiáveis quando a diferença de opiniões é tão grande.

Na minha opinião esses comparativos servem acima de tudo para ler o texto do jornalista filtrando as informações que sejam relevantes e acima de tudo objectivas, nunca decidiria nem colocaria sequer opções quer pelas opiniões que lá vêm e muito menos com as pontuações. Esse é o tipo de coisas que se resolvem perdendo umas manhãs e ir lá "meter as unhas" nos carros por nós próprios.

Conforme o Visitante refere, tens de filtrar a informação e dar enfase ao que te interessa de facto.

Por exemplo, um carro poderá ter uma melhor pontuação a nível de comportamento, porque tem uma suspensão mais firme.

Mas possivelmente, para algumas pessoas, isso é um handicap, não lhes interessando ter esse tipo de suspensão.

Portanto, só tens de avaliar o que pretendes mesmo e valorizar esses itens.

o I30 teve na Inglaterra um óptimo feedback.
Chegando a ser aclamado por alguns como o novo lider.
Como já disseram tens q ver é se os comparativos sao coincidentes em coisas como a suspensao mais confortavel, o que tema mais espaço, o mais económico, o mais rápido...

Respondido! Se eu me fiasse nas revistas (a 100% leia-se), não tinha comprado nenhum carro dos que ja tive! e até agora, fiz sempre (relativamente) boas escolhas.

o I30 teve na Inglaterra um óptimo feedback.
Chegando a ser aclamado por alguns como o novo lider.
Como já disseram tens q ver é se os comparativos sao coincidentes em coisas como a suspensao mais confortavel, o que tema mais espaço, o mais económico, o mais rápido...

Geralmente, são as publicações inglesas as que mais me baseio. São um pouco tendenciais para a Ford, mas 80% das vezes acertam muito perto da realidade e são bastante pragmáticos e racionais nos comparativos.

PS: O I30 "destronou" o Octavia da maioria dos Tops (Ingleses) nestes utimas semanas[;)]

Pelo que tenho lido, o i30 tem-se pautado por excelentes resultados. Na edição que referi da AH o titulo do teste é "O melhor compacto já não é alemão - Como o Hyunda i30 bate as referências".
A maior dúvida era mesmo o perceber o porquê de opiniões tão diferentes entre um e outro comparativo. Mas tá visto que é demasiado subjectivo.

Geralmente, são as publicações inglesas as que mais me baseio. São um pouco tendenciais para a Ford, mas 80% das vezes acertam muito perto da realidade e são bastante pragmáticos e racionais nos comparativos.

PS: O I30 "destronou" o Octavia da maioria dos Tops (Ingleses) nestes utimas semanas[;)]
Só que os ingleses têm o problema de muitas vezes olharem demasiado ao preço vs qualidade ou ao valor de retoma.

Hoje em dia todos os carros são bons. O que define um vencedor são pormenores que por vezes são subjectivos.

O meu conselho é compra o que mais gostares sem olhar para comparativos porque objectivamente todos são óptimos automóveis e equivalem-se em praticamente todos os parâmetros!

Precisamente. Se é do i30 que gostas, avança, com certeza não te irás arrepender, pois é um excelente produto! És tu que tens de gostar dele, não os jornalistas. [;)]

A minha indecisão está entre o i30, novo Megane Coupé e o Ceed S Coupé. Tenho que lhes meter a unha pra avaliar qual será o mais adequado. Pretendo bons consumos, segurança e fiabilidade. Um motor de 110cv chega-me perfeitamente [:D]
Pra que lado pendem as vossas opiniões entre estes 3?

Eu pendo para o i30, anda por aí uma onda de entusiasmo e rendição face às enormes qualidades deste automóvel! Ainda por cima a Hyundai ao nível da fiabilidade está muito bem cotada!

As opiniões das revistas especializadas são uma opinião.

Se daí retirarmos dados os dados objectivos, não dignos de subjectividade, como por exemplo as métricas (tamanho da mala, espaço dos interiores, arrumação) e os extras (há carros que têm opções diferentes e a preços diferentes) a decisão fica mais fácil de tomar.

A estética e outros itens avaliados é como já havia dito uma opinião, mas não invalida que tenhas outras opinião totalmente oposta e ainda bem!

Eu pendo para o i30, anda por aí uma onda de entusiasmo e rendição face às enormes qualidades deste automóvel! Ainda por cima a Hyundai ao nível da fiabilidade está muito bem cotada!

Tanto quanto sei, consegue sempre altos niveis de fiabilidade nas revistas especializadas, chegando a competir com todas as marcas europeias sempre consideradas do mais fiável. No entanto estou como ouço dizer vários e como já mencionaram. Hoje em dia carros maus já não há.
Nas opções que pus em comparação ao i30 só me preocupa a fialibidade electrónica do Renault e o ainda pouco conhecimento que tenho a nível da KIA.

A minha indecisão está entre o i30, novo Megane Coupé e o Ceed S Coupé. Tenho que lhes meter a unha pra avaliar qual será o mais adequado. Pretendo bons consumos, segurança e fiabilidade. Um motor de 110cv chega-me perfeitamente [:D]
Pra que lado pendem as vossas opiniões entre estes 3?

Atenção que a nova geração do Cee'd está mesmo aí a chegar, o que pode tornar esta opção menos interessante. No entanto será possível encontrar bons negócios para a geração actual. Mas eu a ti esperava, ou então dependendo da urgência optava pelo I30 (128cv)...

Atenção que a nova geração do Cee'd está mesmo aí a chegar, o que pode tornar esta opção menos interessante. No entanto será possível encontrar bons negócios para a geração actual. Mas eu a ti esperava, ou então dependendo da urgência optava pelo I30 (128cv)...

O que torna esta opção interessante será mesmo comprar a geração actual porque devem andar bons negócios a ser oferecidos. E se fosse um bom negócio não me importaria nada, até acho bonito.

e uma das bases que tenho usado são os vários
comparativos que têm saido nas revistas automobilisticas.
O quê? Isso é uma má ideia, porque esses comparativos refletem a opinião pessoal subjectiva do jornalista ou então... a publicidade que as marcas fazem na dita revista. [:D]

Dá para tirar algumas ideias, mas o resultado final, em que os vários modelos são ordenados por pontos, são a maior treta que existe nas revistas da especialidade. [:)]

Defeca na opinião dos "jornalistas". Vai tu experimentar os vários modelos e tira as tuas conclusões!

Voltar
Superior