A "culpa" é sempre do "outro"?

DarkRose

New member
Ao ler no tópico "o amor não escolhe idades" que o usuário poderia destruir uma familia caso a mulher em questão fosse casada, eu pergunto: mas a culpa seria dele, que se apaixonou sem saber o estado civil da dita, ou seria dela, que afinal é que tem a familia? E será que há mesmo uma culpa nisto?
Porque é que as pessoas não admitem que não há legitimos e "outros", mas sim sentimentos?

Pergunto isto porque enfurece-me ver histórias de maridos e mulheres(principalmente mulheres) que deitam as culpas para a pessoa que apareceu no meio, por assim dizer, que foi ela a responsável para que a relação fosse por água abaixo, em vez de pensarem que o parceiro também teve papel activo para que a relação se dissolve-se, pois aí a culpa não foi de quem apareceu mas sim de um dos parceiros. Se ele(a) saiu da relação é porque quis.
Não será injusta esta forma de ver as coisas? Lá porque se tem alguém ou uma familia, é-se imune a sentimentos por outros?

(Desculpem os meus posts mas ando inspirada [:D]

É sempre complicado, por um lado uma pessoa mais fraca pode-se deixar cair em tentação por "sangue novo", mas é sempre chato alguém se meter entre uma relação estável e desiquilibrar as coisas.

Deve-se evitar ao máximo, até porque uma relação estável pode vir por água abaixo e a relação com o "sangue novo" até pode nem dar em nada...

É sempre complicado, por um lado uma pessoa mais fraca pode-se deixar cair em tentação por "sangue novo", mas é sempre chato alguém se meter entre uma relação estável e desiquilibrar as coisas.

Deve-se evitar ao máximo, até porque uma relação estável pode vir por água abaixo e a relação com o "sangue novo" até pode nem dar em nada...

E se a outra pessoa nem desconfiar que a pessoa por quem se interessa tem já alguém? E se mesmo gostando quer-se afastar e a pessoa que tem alguém mesmo assim anda atrás?

Última edição:
Eu só tenho compromisso com a minha namorada. Os outros todos são livres de fazerem o que quiserem. claro se andarem sempre a melgar mesmo levando para trás. Podem ter direito a uma conversazinha mais séria..

ehheheh os tópicos da dark rose andam pelos lados do amor!!!
A mim aconteceu-me precisamente isso...alguém que se meteu no meio!
Podemos dizer que as coisas não estariam bem, até concordo mas o "intrometido" sabendo dessa situação e aproveitando-se de uma situação de maior proximidade (colegas de trabalho) dá o golpe final. Algo que poderia ser resolvido não o foi precisamente por causa desta pessoa!
Por isso sim, a culpa é do "intrometido" que se aproveita da fragilidade da relação alheia. Sim...estaria frágil, pois de outro modo não condeguiria meter-se! Acho uma situação de cobardia alguém intrometer-se e não digam que não é evitável...existem determinadas situações que se podem evitar não nos pondo "a jeito".

ehheheh os tópicos da dark rose andam pelos lados do amor!!!
A mim aconteceu-me precisamente isso...alguém que se meteu no meio!
Podemos dizer que as coisas não estariam bem, até concordo mas o "intrometido" sabendo dessa situação e aproveitando-se de uma situação de maior proximidade (colegas de trabalho) dá o golpe final. Algo que poderia ser resolvido não o foi precisamente por causa desta pessoa!
Por isso sim, a culpa é do "intrometido" que se aproveita da fragilidade da relação alheia. Sim...estaria frágil, pois de outro modo não condeguiria meter-se! Acho uma situação de cobardia alguém intrometer-se e não digam que não é evitável...existem determinadas situações que se podem evitar não nos pondo "a jeito".

Ahhhhh!! Já percebi a tua resposta no outro tópico do esquecer!!!

Eu não te conheço de lado nenhum, mas só te digo assim...Se essa rapariga te fez isso, não te merecia!!! A relação já estava condenada a partida, mais tarde ou mais cedo isso acontecia...

Anima-te, o gajo livrou-te de um "peso", e agora estás pronto para outra [;)]

Esta rapariga está desejosa de...( e mais não digo )
A culpa pode ser até de todos. Quando uma relação já vai mal se aparece uma nova pessoa na vida de um dos elementos do casal é mais fácil as coisas descambarem.
Numa situação normal, com pessoas responsáveis não há espaço para um 3º elemento :)

são coisas que acontecem!!! A culpa é de todos e não é de ninguém...simplesmente acontece, coisas do coração, vá-se lá entender!!!
Não se pode nunca dizer "desta água não beberei"

Está desejosa de quê?

Pensas que lhe podes dar alguma coisa? Triteza...

Achas mesmo? Triste foi o teu comentário.
Só não acho normal tantos tópicos a incidirem no mesmo tema..

E para os que não perceberam, esta desejosa de encontrar alguém que a corresponda verdadeiramente :) ( suponho eu..)

A malta casada diz que as/os melhores é a malta casada tambem...assim ficam todos equilibrados na traição[:D]

Mas eu como sou fiel e como sei mto bem por quem me apaixono nunca escolhi gajas casadas para andar...gosto de saber ao certo onde me meto...[;)]

Ao ler no tópico "o amor não escolhe idades" que o usuário poderia destruir uma familia caso a mulher em questão fosse casada, eu pergunto: mas a culpa seria dele, que se apaixonou sem saber o estado civil da dita, ou seria dela, que afinal é que tem a familia? E será que há mesmo uma culpa nisto?
Porque é que as pessoas não admitem que não há legitimos e "outros", mas sim sentimentos?

Pergunto isto porque enfurece-me ver histórias de maridos e mulheres(principalmente mulheres) que deitam as culpas para a pessoa que apareceu no meio, por assim dizer, que foi ela a responsável para que a relação fosse por água abaixo, em vez de pensarem que o parceiro também teve papel activo para que a relação se dissolve-se, pois aí a culpa não foi de quem apareceu mas sim de um dos parceiros. Se ele(a) saiu da relação é porque quis.
Não será injusta esta forma de ver as coisas? Lá porque se tem alguém ou uma familia, é-se imune a sentimentos por outros?

(Desculpem os meus posts mas ando inspirada [:D]

Agora ao ler este post, dá a entender que por ventura quem teria mais culpa num caso desses era a pessoa casada, uma vez que ela é que tem de ter "juízo" porque é casada e na minha opinião tem culpa, mas a ele que ficou apaixonado pela pessoa casada também tem a sua quota de responsabilidade, está bem que nós não escolhemos por quem nos apaixonamos, mas mesmo assim há que reflectir bem nas consequências que vão advir de tal situação...

Penso que tanto um como o outro vão ter responsabilidade e culpa, romper um casamento é muito sério e então quando se tem filhos ainda é pior, penso que é um tema muito complexo que ninguém pode explicar uma vez que nós não mandamos nos nossos sentimentos, sente-se e pronto... :) :)

Como referi no "meu" tópico, apesar de não saber nada ainda acerca dessa pessoa, se é casada ou se te ou não filhos, mas caso se os tivesse e mantivesse uma relação com outra pessoa, lá teria que me conformar com a ideia e seguir em frente e não iria forçar nada. Isto se forem as duas partes a pensarem da mesma maneira, agora se ela quisesse abdicar do seu casamento (se for casada claro), aí sim, é deixar as coisas "rolar" naturalmente, eu não iria dizer que não...
Mas vou dar tempo ao tempo e logo terei as respostas para as minhas perguntas, digo eu...

DarkRose

Este fim-se-semana a minha mulher estava indignada porque uma amiga dela descobriu que o marido mantem uma relação com uma rapariga através da net e inclusive já tiveram sexo, ela quer o divórcio e têm um filho com menos de 1 aninho o que a deixa ainda mais revoltada. No telemóvel dele ela encontrou mensagens com juras de amor.

O que eu disse é que a amiga em vez de querer partir os cornos da outra devia pensar o que levou a esta situação e pensar o que e melhor para ela e para o bebé.

Pior dor que acabar uma relação longa é manter uma relação ad eternum com ódio e desprezo pelo parceiro/a.

Por acaso conheçi pelo menos uns 3 casais de pessoas chegadas que foram do estilo:

namoraram 8anos ou mais...tudo porreiro pareciam feitos um para o outro... casaram e o casamento durou 1 ano ou 2...[:blush:]

dá que pensar...

Voltar
Superior