A chuva e os acidentes...

WildChild

Well-known member
À pouco, por volta as 17h, estava a sair de casa, entro na N333, numa parte em que a estrada é larga e tem 4 faixas, o transito costuma ser pouco, tem uma descida um pouco acentuada, que termina com uma curva e logo de seguida uma rotunda, nisto, o que é que se passou, pelo que parece, um camião fugiu nessa curva, atravessando-se um pouco na estrada mas sem causar nenhum acidente, nisto um saxo que vinha a descer, ao dar a curva depara-se com o camião, e trava, ora saxo+travagem+estrada molhada=despiste, o saxo embateu numa pickup, e como estava rebaixado, entrou por debaixo da pickup (como vêm, rebaixar não deu estabilidade nem aderencia [:p]), estive 5 minutos na fila, porque a senhora da minha frente parou para ver o acidente, a lá portuga mesmo!

Mas falemos de coisas melhores, noutra rotunda, mais à frente, passei por um rolls royce phantom, coisa rara, fiquei alegre e satisfeito, embora não seja carro que aprecia, dá sempre gosto ver estas belezas.

Cerca de 10 minutos mais tarde de ter visto o acidente com o saxo, estava num cruzamento, parado no sinal vermelho, e estavam a avançar os carros do lado direito, a cortar para a esquerda deles, ou seja para onde eu vinha, nisto, o sinal fica amarelo, e eu preparo-me, porque de seguida o meu fica verde, o sinal fica vermelho, um volvo para nas calmas, eu ia para arrancar, quando ouço um estouro, sem derrapagem nem nada, o volvo avançou uns 6 metros para a frente! um rapaz jovem embateu na traseira do volvo, amassando a frente do ibiza toda, se tivesse arrancado 1 segundo mais cedo o volvo tinha batido em mim!! depois disso fiz a viagem a 20Km/h [8)]

Agora era suposto dizer uma frase filosófica profunda e inteligente, avisando as pessoas que em 1 segundo se perde uma vida etc etc etc, mas é dificil aprender, e geralmente aprendemos sempre da pior forma...

1.Rebaixar tem as suas vantagens e neste caso não tem nada a ver, se o piso estava molhado e perdeu aderência..arrivederci.

2.Realmente hoje havia mais trânsito que o normal, é sexta feira mas mesmo assim, e notei que haviam mais picas que o costume na rua, não digo que os que viste eram, mas hoje estava mesmo muito mais gente a circular e estou a falar de 22h-23h.

eu em piso molhado, ando mesmo muito devagar e sempre na defensiva... depois de alguns sustos que apanhei, nc mais... e as primeiras chuvas sao as piores!

citação:Originalmente colocada por miguel santos

quem vos ve a teclar ate pensa que estamos no fim do outono e a entrar no inverno, este clima anda mesmo muito marado

Não choveu em Abril e Maio logo, tau!É agora e sinceramente não me importo mesmo nada.

o problema do piso molhado é fantastico.

o pessoal culpa a velocidade, de tal modo que nao veem o estado lastimavel das estradas!
curvas com oleo, piso com aderencia reduzidissimoa à chuva (mesmo sem oleo), autenticos rios a passar pelo meio das estradas...ha de tudo!
e ninguem parece preocupado em diminuir a frequencia com que se encontra casos desses...

o caso piora nas primeiras chuvas e em grandes chuvadas, ja que os esgotos costumam estar entupidos e escoam ainda menos.

no meio disto tudo, a incapacidade do tuga (nao é bem incapacidade..nunca foi ensinado a faze-lo!) em analisar as novas condiçoes é apenas uma pequena "ajuda" para complicar o problema. o problema grave aqui é outro...

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

o problema do piso molhado é fantastico.

o pessoal culpa a velocidade, de tal modo que nao veem o estado lastimavel das estradas!
curvas com oleo, piso com aderencia reduzidissimoa à chuva (mesmo sem oleo), autenticos rios a passar pelo meio das estradas...ha de tudo!
e ninguem parece preocupado em diminuir a frequencia com que se encontra casos desses...
Adiciona nessa lista, o facto de muitos andarem com pneus quase slick's!

Adaptar a velocidade e a travagem às condições climatéricas é fundamental...

Na Chuva há poucos carros que realmente estão à vontade, como tal conduzam a 40km/h nas cidades e a 70km nas IC's e Ip's

Nas auto-estradas uns 100/110km/h é o máximo aconselhado.

Eu quarta-feira fui de fininho, tinha o carro a fugir por causa dos pneus da frente que não são grande coisa em chuva... No entanto houve muito pessoal que passou por mim a abrir e de luzes apagadas...

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Eu quarta-feira fui de fininho, tinha o carro a fugir por causa dos pneus da frente que não são grande coisa em chuva... No entanto houve muito pessoal que passou por mim a abrir e de luzes apagadas...

[8][8][8]

"se tivesse arrancado 1 segundo mais cedo o volvo tinha batido em mim!!"

Bolas, ainda bem que demoras-te mais 1 segundo a arrancar se não lá se ia o lindo 206
[:p]

citação:Originalmente colocada por EnginE

Adaptar a velocidade e a travagem às condições climatéricas é fundamental...

Na Chuva há poucos carros que realmente estão à vontade, como tal conduzam a 40km/h nas cidades e a 70km nas IC's e Ip's

Nas auto-estradas uns 100/110km/h é o máximo aconselhado.
nao os carros que eu conheço.

os carros que eu conheço, ha poucos que nao estao à vontade.
caso fosse dos carros, portugal até estaria muito bem! ha sitios onde chove muito mais, neva e faz gelo frequentemente, no entanto esses sitios teem sistematicamente menos acidentes e mortos que portugal.

agora condutores que se sentem à vontade...isso ja é outra historia.

8 mortos em 3 dias, belas melhorias[8)]

os responsaveis pelos acidentes são:
os carros
as estradas
a chuva
os postes
os eucaliptos
etc.

nunca, mas nunca o factor CABEÇA DURA.

Baixem mais o preço do gasóleo qué para por as máquinas a mandar fumarada preta e particulas para o alcatrão... Construam mais estradas com alcatrão ainda mais barato... A culpa é sempre do mesmo.

Ainda há tempos, em frente ao LIDL das Paivas fiquei virado em sentido contrário... Como?? Não me perguntem. Vinha a +/- 30 (tinha acabado de meter a 2ª), os pneus estão em bom estado e os amortecedores também... Quando dei por mim, tava na faixa contrária virado para o sitio de onde vinha [8)]

Voltar
Superior