A charutada

Pelo que leio ali em cima " este " Rui Cruz ainda é Junior.. ainda tem muito que aprender.. ehhehe

Bem vindo " vizinho " bota la as fotos dos bolides..

Sim, porque vendo bem as coisas, és tu o principal culpado deste fórum...

Vocês já sabem como eu sou com as fotos... Ainda ontem levei a máquina para ilustrar a instalação de um Dawes Device (ou Hybrid Boost Controller da 3 Bar Racing) no Hipo. Não tirei uma única foto. [:D]

Bom, mas vamos ao que interessa: aumento da pressão do turbo para 0,95 bar, o andamento melhorou em médios e altos regimes, deixou de fazer fumo nestas circunstâncias e as EGT's baixaram consideravelmente.

Só vos deixo um aviso para a malta das repros e afins: comprem um pirómetro. Só de olharem para os valores que aquilo marca... [:blush:]

Última edição:
O Hipo deve estar um animal.... JASUS!!
Qual era a pressao anterior?? 0.6??

@bracos

Desde que veio de Marrocos, e com o IC, fazia 0,75. Neste momento está longe da plena forma dado que suspeito que está com gasóleo a menos. Em carga o fumo é quase inexistente. Ajustada a bomba nos médios e altos regimes a coisa deve mudar radicalmente.

Por outro lado, o circuito da válvula está demasiado longo para se proceder ao ajuste e agora tenho mais "lag" de turbo. Mas é para encurtar agora que a afinação de "ar" está concluída.

A velocidade de ponta é muita, agora...

Só vos deixo um aviso para a malta das repros e afins: comprem um pirómetro. Só de olharem para os valores que aquilo marca... [:blush:]

é para medir a temperatura dos gases de escape?

na camioneta dei cabo do escape tirei da panela para tras e não é que com o calor dos gases me derreteu o tubo plastico do respiro do diferencial ...aquilo aquece mesmo[;)]

é para medir a temperatura dos gases de escape?

na camioneta dei cabo do escape tirei da panela para tras e não é que com o calor dos gases me derreteu o tubo plastico do respiro do diferencial ...aquilo aquece mesmo[;)]
Sim o pirometro tem essa funcionalidade!
Pedro devias de recorrer aos serviços dos Escapes Areiero! [;)]

@bracos

Se calhar as diferencas nao sao tao evidentes porque normalmente os motores sem turbo dos jipes sao mais fracos, mas ganha-se sempre qualquer coisa! Como diz um amigo meu "poir nao fica!!". [:D]

@bracos

Quantidade de gasóleo ajustada. 'Tá bom, não mexe mais! Só falta encurtar as ligações do HBC (válvula controlo pressão do turbo ou "hybrid boost controller" - raios, não há um nome mais simples?!) e talvez vá ao banco de ensaio.[;)]

Agora, o Ovni. Depois de um colector de escape rachado, toca a procurar alternativas para resolver o problema. Peça original de substituição nem pensar, a qualidade do colector é fraca e arrisco-me a passar pelo mesmo.

A alternativa é a colocação de colectores individuais, tubulares, em aço aluminizado. Contactados vários fabricantes, ninguém tem nada para o DiscoII. Bolas!

Entretanto, consegui deitar a mão a uns emprestados da Janspeed que serão montados num Range. Com os colectores e com o carro lá fui à oficina do amigo Mário Afonso. Vamos ver como corre e como fica, já que a colocação dos colectores é possível mediante umas adaptações - ficou decidido que a linha de escape vai ser totalmente nova. [:D]

Voltar
Superior