'97 Suzuki Vitara 2.0d

Obrigado a todos pelas boas vindas!![:blush:]

Este mês na autohoje tt saiu um artigo sobre este modelo do Vitara, quando por acaso peguei na revista na banca e fui ao indice quase que me deu o badagaio! [:D] Obvio que ja ca canta!

Quando tiver tempo vou digitalizar outras revistas da epoca que têm ensaios ao Vitara, e abro ai um topico ;)

Fiquem bem pessoal!

Bem, já não vinha cá à uns aninhos! [:D]

Ora bem, o Vitas ainda anda por cá. O problema do "desligar" era uma m€rd@ de uma peça qualquer na ignição. O que algo que custou 30€ não faz a um carro... por isso se alguém tiver problema idêntico, mandem inspeccionar a ignição! ;)

De resto, está-se a aproximar a passos largos a grande revisão dos 200.000km. Vai para a Suzuki, a fim de usarem peças de marca. Com correias, filtros e oleos de transmissão e diff que vou pedir para mudar (ainda são os originais...) prefiro ter material genuino, dado que este carro é para conservar durante uns bons aninhos.

Precisa de uma grande limpeza no interior, os estofos estão bastante sujos, para além de ter cheiro a cão entranhado, o que se torna completamente insuportável. Num dia de sol e calor, vai ser limpo a fundo, bancos, tapetes, alcatifas, forro do tejadilho, tudo limpo, agora que o 4 patas já não anda por lá![:)]No entanto, começa a ser evidente que dai por uns anos, irá precisar de ser estofado.

Os velhinhos e gastos Michelin mistos foram substituidos por uns Bidgestone Dueler 100% estrada. Foram bastante caros, 600€ os 4, mas tendo em conta a dramática melhoria em aderência e comportamento, foi um investimento muito bem feito! Irei, daqui por uns tempos, arranjar outro jogo de jantes para meter pneus TT, a fim de o ir sujar um bocadinho! :P

Já agora, só uma dúvida. O meu mecânico começou a meter 5w40 sintético no Vitas, é uma boa opção ou o motor poderá não estar preparado para o mesmo? Não gastou mais que o que sempre gastou, meio litro por cada 5000km!

Ah, ontem foi à inspecção e devido à completa ignorância de quem inventou os tentes dos gases para os motores a diesel, levou uma coça. Mas sendo um bom rapaz, passou com distinção![:blush:]

Peço desculpa pelo testamento, em breve irei por fotos do rapaz, que é isso que a malta gosta, eheheh!

Abraço a todos! [;)]

É bom saber q o Vitas continua em forma [;)] se fazes revisões decentes ou na marca, é impossivel os óleos das transmissões e diferenciais ser os originais... se tem perto de 200000kms já tinha gripado td há mt tempo [:confuso]

Acredita, tive a ver as facturas todas das revisões (inclusivé, foi revisionado na marca até aos 120 mil) e nunca foi mudado! [:D] Também é preciso ter em atenção que são óleos bastante espessos, durando muito tempo. O da cx é 75W90 e do diff é 75w85!

A caixa muda suavemente e é precisa, tirando a R, que arranha a maior parte das vezes, mas isso é fruto de não ser sincronizada e precisar de meter 1º e depois fazer dupla embraiagem para a R, coisa que nem sempre os demais condutores do meu Vitas fazem... Os diffs também não fazem barulhos!

Isto é bom material pá, não há cá electrónicas parvas a comandar tudo como nos modernaços! [:D] Mas pronto, vai ser tudo mudado agora, porque nunca tinha reparado nisso antes...

Abraço! [:blush:]

Boas...

[:D] Eu tenho, como podes ver na minha apresentação, um Kia Sportage de 1999, também com esse motor e com cerca de 100MKm's.

Já teve que levar algumas coisitas, como o alternador ou a vávlvula da EGR? (se soubesse tinha-a tirado [;)])...

A principal queixa tem a ver com os consumos, que apesar de ser 1 "jipe tão pequeno", não baixam dos 10 / 11l, o que me parece exagerado...
Normalmente como andam esses consumos???

Pelo menos o mesmo motor no GV tem fama de gastar bem menos...

Txei, 10/11l pareçe-me bastante!:sh) O meu faz uns 7 em estrada e 8 em AE, sempre dentro dos limites! Com jeitinho dá para fazer mais de 900km com um depósito! ;)

Verifica se tens os filtros todos em boa forma, ou se não tens a admissão cheia de carvão! Também já ouvi falar que se o termostato não tiver bom, os consumos pioram! Verifica isso!

Eheh, nem sabia que este motor tinha EGR... pelos vistos a minha nunca deu problemas, ou então bloqueou na posição aberta! ^^ As EGR são uma porcaria, se derem problemas é tirar e acabou-se...

Abraço! [:cool]

Olá malta! [:D]

Bem, o Vitara já está quase nos 200 mil km! Para a grande revisão, decidi ir à Suzuki, devido à utilização de material genuino e mão de obra realmente qualificada para estes trabalhos maiores! Fui à umas horas buscá-lo e posso dizer que o carro ficou um sonho! [:p]

Tinha um grilar irritante de carro velho, e já eu deconfiafa que era de um tensor ou de uma polie! Era mesmo do tensor da distribuição e agora tem mesmo um trabalhar à HOMEM! Pedi também para mudarem as valvulinas todas (caixas e diferenciais), e agora muda de mudança que é uma delicia! [;)]

Quero ainda dizer aos proprietários dos Vitaras, que existe um truque para não arranhar a marcha atrás e entrar suavemente! Antes de a engrenarem, metam 1º, 2º e só depois a R! Funciona 95% das vezes e evita-se aquele arranhar que doi na alma!:sh)

O mecânico disse-me que o Vitas estava impecável e que tinha ali carro para muitos anos! Assim espero, dado que adoro conduzi-lo, apesar de ser um bocado curto de motor, mas é bom que assim incita a uma condução relaxante e económica! [:D]

Deixo aqui a factura da revisão, para quem planear fazer o mesmo, saber o que tem à espera... o que custou mesmo foi dar aqueles 179.14€ finais, mas enfim...

Curiosidade: pela primeira vez, fundiu-se uma lâmpada neste carro! Uma maldita de nevoeiro traseira! ^^

Abraços a todos!

rev1.jpg

rev2.jpg

Esforço-me por assim o ser, ainda é carro para ficar em casa durante muitos anos! Para mim TT só coisas soft! [:D] A ver se quando tabalhar arranjo um jogo de jantes e lhes espeto uns Mud Terrain ou similares, que pneus de estrada na lama... err....[:D][:D]

Parabéns, parece mm impecável...[:D]

E acho bem que se estimem as viaturas [;)]

Se pretendes apenas TT ligeiro, será preferível optares por pneus menos agressivos, tipo AT, tipo ranger - bf at dos pobres [;)]

E já agora, como puxa esse motor?
Puxa bem?
E consumos?

No sportage, com o mesmo motor, estou com alguns problemas, puxa pouco, falha e gasta mto :(

Boas Guzz!

87cv para mexer 1500kg é algo curto, ainda por cima sendo a minha (H)onda Otto atmosféricos rotativos e não Diesel pastelões...! [:D] Em ultrapassagens e saidas de cruzamentos é preciso ter atenção! Mas num andamento de cruzeiro é um motor (e carro) excelente, apenas pecando pelo escalonamento da caixa ser muito curto (120km/h a 3200rpm torna-o muito ruidoso em viagens por AE).

Consumos fiz no ultimo depósito média de 6.7l/100km, com 50km por dia em AE a 90 e um passeio até Montemor-o-velho sempre por volta dos 70-80 também! [;)] Tendo em conta o peso do carro e os anos de concepção do motor, considero-os excelentes!

De resto, nunca tive qualquer tipo de problema de motor! Gasta-me em média 1l de óleo por cada 10.000km o que esté bem dentro do que o manual avisa! Não fuma e tem um barulho saudável! E apesar de ser lento é curtido em 3º afundar o pé às 1500rpm e sentir o turbo a encher!apr:)

Numa AH da época, num confronto entre o JR e o Sportage eles apontam que o Sportage é mais fraco e tem piores consumos que o JR embora tenham exactamente o mesmo motor! A Kia ainda estava nos seus primeiros passos enquanto que a Suzuki já tinha décadas de experiência, pelo que se torna mais ou menos compreensivo!

Abraços e boas voltinhas! [;)]

Embora não tenha fotos para mostrar, hoje descobri uma faceta realmente divertida do Vitara.

Então não é que num estradão de terra batida (em 2H claro), basta carregar 2º e o gajo manda logo a traseira? Mesmo o travão de mão é porreiraço para brincar! [:D]Tenho uma drift machine em casa e nem sabia, ainda me diverti ali uns bons minutos![:)]

Ontem foi dia de pela 1º vez, fazer TT à séria.

Fui para a KK com um colega de outro forum que tem um HR-V. Posso dizer que aquilo é brutal, um parque de diversões sem limites mesmo! apr:)

Quanto ao TT em si, muita areia molhada, que numa parte me pôs a vida a andar para trás, dado que não podia fazer marcha atrás (ia a descer, e se já mal ia para a frente...), e mesmo com o volante todo virado, o gajo continuava a ir em frente em direcção a uma ribanceira. Uma ajuda do outro colega e foi por uns 20cm! [:D]

O Vitara portou-se sempre à altura, fiquei mesmo surpreendido com ele e as suas possiblidades. O que não faria se tivesse uns pneus apropriados e um condutor com experiência! [:p]

Bem, chega de paleio, aqui vão umas fotos!

Aqui pensava eu que ele tava muito sujo![:D]

dsc00155mw.jpg

dsc00162mh.jpg

dsc00161mn.jpg

Aqui já estava muito bem sujinho! ^^

dsc00164mz.jpg

dsc00167mt.jpg

E aqui foi num momento de inspiração, enfiei o escape num monte de terra. Não ganhei para o cagaço, que metia o carro a trabalhar e ia-se logo abaixo, depois é que sai do carro e percebi o que tinha acontecido!:sh)[:)]

dscn2806.jpg

dscn2809o.jpg

E pronto, é tudo![:D]

Abraços!

Última edição:
Voltar
Superior