95 da Bp vs 95 + das outras.

Tenho um carro que foi comprado novo, por isso sei todo o uso que teve.
Neste momento está com 440.000 km. Levou sempre gasolina da mais barata e o motor está impecável. Puxa como novo e não gasta óleo, fazendo mudanças de 20 em 20.000km.
Nunca teve o mais pequeno problema de motor.
Ou a renault fez um motor excecional ou então a gasolina da mais barata é afinal a melhor para a duração dos motores[:D]

Há motores mais sensíveis que outros mas nunca ninguem disse que a simples estragava o motor.

Pode é limpar melhor e ter outros benefícios mas é sempre relativo.

Dando o exemplo do GPL, que limpa muito mais o motor do que a gasolina, então, ao fim de por exemplo 300 mil KM com um carro a gasolina e outro a GPL mas com o mesmo motor, o de GPL estará muito mais limpo.

No entanto, será que na realidade essa diferença é perceptível para um condutor que vá experimentar os 2 carros? Possivelmente não e aqui entra um bocado o teu exemplo.

Se toda a vida tivesses colocado gasolina aditivada, com uma sonda irias ver menos residuos mas não significa que na prática isso tivesse efeito.

Há motores mais sensíveis que outros mas nunca ninguem disse que a simples estragava o motor.

"Por um lado, e de imediato, o preço, mais baixo num que noutro. Por outro, a questão da saúde para o motor.

É verdade que ninguém disse que estragava o motor. Mas falar em gasolina simples e associar à saúde do motor é praticamente o mesmo.

A afirmação que fazes:

«Se toda a vida tivesses colocado gasolina aditivada, com uma sonda irias ver menos residuos mas não significa que na prática isso tivesse efeito.»

Acho que nunca ninguém a verificou na pratica. Para isso seria necessário usar dois carros iguais nas mesmas circunstâncias e fazer essa verificação ao fim de 200-300.000kms
Por outro lado essa tal película de sujidade... não sei até que ponto será prejudicial para o motor. Se calhar até protege
[:D] A não ser em casos extremos, aquilo é uma película tão fina que não me parece que tenha qualquer efeito que se possa notar.

E protege, não tenhas dúvidas. Se tiveres problemas de compressão no motor eles nem se notam devido à protecção da sujidade natural. Ao converter para GPL carros com muitos KM por vezes não vai ser possível porque não passam nos testes de compressão.

Mas só queria referir que a gasolina não é toda igual, ainda que esteja longe de compensar os preços extra, e porque na prática as diferenças da limpeza e/ou saude do motor são escassas ou até inexistentes.

No entanto poder-se-ia aqui de falar de ligeiras melhorias seja pelo facto do motor parecer mais solto ou pelo facto de consumir menos. Há casos em que isso acontece mas, de tal forma que nos combustíveis normais ( não simples mas tambem não os TOP ) os aditivos mudam de empresa para empresa sendo que basta isso para se notar diferenças.

Devido ao percurso sinuoso e com muitas subidas que faço diariamente, já calhou meter 95 simples da BP, notei diferença nos consumos, costumo meter 95 EVO da GALP.

Eu só meto BP quando tenho os descontos do ACP ou do Pingo Doce, em que fica mais barato ou apenas um ou dois cêntimos mais caro que no Jumbo.

Voltar
Superior